Caduconvida #05 – A Evolução dos Videogames (por Bondfaro)

Caduconvida

Nota do Caduco: Mais um episódio do Caduconvida no ar. Hoje um baita post sobre a história e evolução dos consoles de videogame ao longo dos anos. O texto foi escrito pelo pessoal do Bondfaro e ficou muito bacana, como que eu nunca pensei em escrever sobre isso?

Bem, fiquem com o texto! Ótima leitura!

A evolução dos videogames

Olá, meus caros. Como estão?

Faz aproximadamente 50 anos que os videogames estão no nosso dia a dia. Hoje existem jogos com gráficos extremamente realistas que nos deixam boquiabertos, mas (como todo mundo sabe) nem sempre foi assim. Esse texto vai passar pela história dos videogames, desde o primeiro console e seus principais jogos até os dias de hoje. O que cada um dos consoles trouxe de novo para o mundo dos jogos?

Primeiros videogames

O primeiro videogame se chamava Brown Box e foi criado por Ralph Baer em 1967. Ele possuía 13 jogos, todos simples. Por seu caráter experimental, fez pouco sucesso, mas chamou a atenção da empresa Magnavox, que produzia televisões.

01-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_BrownBox(Fonte: Computer History)

Cinco anos depois, surge o Magnavox Odyssey, que possui tantos sucessores que daria um post inteiro. Entre 1972 e 1978, foram lançados 11 Odyssey diferentes. Ele foi o primeiro videogame feito para se ter em casa, mas não vendeu tanto quanto poderia. O seu principal jogo foi o famoso Pong, que na época já era conhecido de todos que frequentavam os fliperamas.

02-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_Odyssey(Fonte: Polygon)

Os videogames domésticos não fizeram sucesso no começo, pois seus rivais eram os árcades, que estavam em sua era de ouro. Então, até a década de 80, os principais lançamentos estavam nos fliperamas, como: Gran Trak 10, o primeiro jogo de corrida; Maze War, segundo alguns o primeiro FPS; e o clássico Breakout, da Atari, desenvolvido por Jobs e Wozniak, os fundadores da Apple.

03-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_BreakoutBreakout da Atari (Fonte: Tech Tudo)

Segunda geração de videogames

É no final da década de 70, mais precisamente em 1977, que surge um dos consoles mais icônicos da história: o Atari 2600. Ele foi o videogame mais popular da sua época. Seu controle era simples (consistia em um joystick e em um botão vermelho) e seus jogos eram excelentes, possuíam cores e até hoje são lembrados por quem gosta de videogame. Alguns dos jogos do Atari são: Pole Position, Pac-Man, Space Invaders, entre tantos outros.

04-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_Atari2600(Fonte: Wikipedia)

No mesmo ano, a Nintendo lançou seu primeiro console: o TV Game 6, mas ele não fez sucesso e é muitas vezes esquecido.

05-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_TVGame(Fonte Wikipedia)

Nessa mesma geração, surgiram outros jogos clássicos, como Donkey Kong, Asteroids e Tron.

Terceira geração de videogames

Em 1983, surge o primeiro videogame de sucesso da Nintendo, o famoso Nintendinho. Ele vendeu 62 milhões de unidades e inaugurou a geração 8 bits. Foi ali quase todas as franquias clássicas da Nintendo, como Zelda, Metroid, Megaman e o primeiro Super Mario Bros.

06-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_NES(Fonte: Fliperama Blog)

07-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_SuperMarioBros(Fonte: Wiki Media)

Em 1986, a Sega lança o Master System, único concorrente do Nintendinho, com jogos como Alex Kidd e Phantasy Star.

08-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_MasterSystem(Fonte: Game Hall)

Quarta geração de videogames

É nessa geração que começa a surgir uma grande rivalidade entre dois videogames diferentes. De um lado o Mega Drive, da Sega, e do outro o SNES. Ambos eram consoles excelentes, com grandes jogos e que marcaram a geração 16 bits.

09-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_16BIT(Fonte: Gaming Mole)

No Mega Drive havia Sonic, Street Fighter 2 e Megaman, jogos que até hoje são jogados por várias pessoas. Enquanto no Super Nintendo você podia jogar Metroid, Donkey Kong, Mario Kart, Mario World e Zelda.

10-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_Samurai(Fonte: 16 Bit)

Foi nessa geração que surgiram os primeiros portáteis. A Nintendo foi a pioneira e, talvez por isso, a única que ainda possui expressividade nesse nicho. O primeiro lançamento foi o Game Boy, que contava com Tetris, Prince of Persia e Power Glove. Ele vendeu mais de 100 milhões de unidades no mundo todo.

Quinta geração de videogames

Nessa geração, surgiu outra rivalidade nos consoles. Dessa vez não era mais Sega contra Nintendo, outra empresa japonesa entrou na disputa: a Sony. Agora a disputa ficava entre PlayStation 1, o primeiro console que usava disco, contra Nintendo 64, o último que usava cartuchos.

O 64 possuía um hardware superior, mas mesmo assim vendeu apenas um quarto do que o PS1 (33 milhões contra 125 milhões). Essa geração já era muito mais parecida com o que temos hoje, tanto em termos de variedade de jogos como na qualidade gráfica e na jogabilidade.

Os principais lançamentos dessa geração foram GTA, Gran Turismo, Mario 64, Chrono Trigger, Crash Bandicott, Resident Evil, 007 GoldenEye, Final Fantasy 7, entre tantos outros. A lista de jogos já começa a ficar enorme!

11-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_NintendoVSSony(Fonte: Digital Spy)

Nessa geração, surge o Game Boy Color e, com ele, a franquia Pokémon se populariza, assim como os videogames portáteis. Se o Nintendo 64 perdeu nas vendas para o PS1, o Game Boy Color não possuía nenhum rival à altura e permanecia na liderança.

12-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_GBColor(Fonte: Mame World)

Sexta geração de videogames

A sexta geração ficou marcada pelo monopólio do PlayStation 2. Ele não era o único videogame da geração, mas seus concorrentes (Game Cube e Xbox) não conseguiram alcançá-lo.

Outro ponto que marcou essa geração foi a possibilidade de jogar on-line. A internet estava se popularizando e ficando mais veloz, o que permitiu o multiplayer se desenvolver gradualmente com jogos como Star Wars Battlefront.

13-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_PS2(Fonte: CDN)

Foi nesse período que a Sony resolveu entrar nos portáteis com o PSP, em 2004, porém a Nintendo lançou o DS no mesmo ano. Assim, a Sony não conseguiu se estabelecer no mercado dos portáteis.

14-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_PSPVSDS(Fonte: IGN)

Os jogos do PS2 se estenderam em franquias que lançam jogos até hoje, por exemplo: GTA, Gran Turismo, God of War, Final Fantasy e tantos outros.

A sétima e a oitava geração de videogames

Antes de mais nada, por que uni-las em um mesmo bloco de texto? A resposta é bem simples: as diferenças entre a sétima e a oitava geração são menores do que suas semelhanças. Ou seja, do Xbox 360/PS3 para o Xbox One/PS4 a evolução não foi grande. Sim, os gráficos melhoraram, os jogos on-line estão mais estáveis, porém a diferença não é gritante.

Entretanto, há um ponto em comum que difere essas duas gerações das demais. A introdução em massa dos jogos independentes nos videogames trouxe inúmeras possibilidades para os jogadores, pois a variedade de jogos aumentou agradando mais tipos de gamers. Alguns exemplos são: Minecraft, Journey, Worms, entre tantos outros.

Apesar de existir um monopólio da Sony e da Microsoft, é obrigatório falar do Nintendo Wii. Ele foi o console mais vendido da sétima geração, mesmo tendo o hardware menos potente. Sua grande diferença foi o Wii Mote, que permitia que o console capturasse e respondesse ao movimento do jogador. Entretanto, seus jogos continuaram sendo voltados para família e crianças.

15-Caduconvida-Evolucao-Videogame_-_WiiPS360(Fonte: Geek Wire)

Um grande abraço a todos!

Este post foi uma contribuição do Bondfaro para o Gamer Caduco.

 

E aí, o que acharam? Aproveitando que o ano está acabando e estamos em clima de Retrospectiva, porque não recordar toda história dos games, não é mesmo?

Pessoal, aproveitando…

Está acabando a primeira fase do Prêmio Top Blog 2015. Próximo dia 30 acabam as votações abertas, quem ainda quiser ajudar o velho Caduco aqui, só clicar neste link e votar quantas vezes quiser. Novamente agradeço muito!

Próximo post? Chega em breve, é algo que eu fico empolgado pra fazer todos os anos. O Meme O Que Você Jogou em 2015! Que já está rolando, dêem um pulo lá no MarvoxBrasil, Vão Jogar! e Arquivos do Woo e confiram o que a blogosfera gamística encarou em 2015!

Eu fico por aqui, grande abraço a todos!

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Caduconvida, Consoles, Portátil e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Caduconvida #05 – A Evolução dos Videogames (por Bondfaro)

  1. Doc Cocamonga disse:

    Com os sistemas ficando a desejar é bem capaz de tudo rumar pros smartphones e computadores compactos, pois até os PC pra jogos podem receber uma reforma violenta no aspecto de como é vendido. Basta ver a tendência para eliminar mídia física, maior integração entre aparelhos e máquinas cada vez mais compactas feito os NUCs. Microsoft dando sobrevida pro seu Xone unindo ele a outros serviços da Microsoft. Sony amargando com o Vita e percebe-se o sofrimento das companhias japonesas em sua órbita tentando ficar parelhas com o ocidente e a Nintendo na sua ditadura que chega a agredir o proprio bolso… Quantas gerações mais além dessa em que estamos? Mais uma?

  2. Fala Cadu, passando e vendo esse grande tópico aqui =) E quantas gerações a gente passou hein? Foram muitas, mas ainda acredito que as dos anos final dos anos 80´s, 90´s e até um pouco de 2000 foram as melhores. Sem demagogia ou papo de velho! Só pouquíssimos jogos que me encantam hoje em dia dessa nova geração. Mas vamos vasculhando o baú e sempre encontrando algo legal nelas! Passando para desejar um Feliz Natal e 2016 Cadu! Grande Abraço do Ivo e continue postando hein =)

  3. aki é rock disse:

    Belo post esse Caduco lendo ele me vem a cabeça agora que venho acompanho essa evolução dos games e portáteis desde o Nes cara e acho incrível como tudo aconteceu nesses anos que se passaram e até onde chegou.E vejo que chegamos num ponto que a evolução está num nível que nunca iriamos imaginar isso no passado se olharmos bem mas é isso ai continua com essa força ai escrevendo esses post legais.
    Feliz Natal atrasado e um prospero Ano Novo cara se cuida.

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s