Gamer Caduco Awards 2015 (Resultado)

Olá meus caros leitores, como estão? Como foram de festas de fim de ano, Janeiro e Carnaval? Espero que tudo bem!

Agora sim, FELIZ 2016BIT! O ano do Mega Drive! A SEGA voltou!

Pois é, ano novo, tudo novo. Novas políticas, novas promessas. E como prometi pra vocês, logo após o feriado brasileiro mais esperado, está no ar o resultado do Gamer Caduco Awards de 2015.

Primeiro de tudo, gostaria de agradecer a todos que votaram na enquete que fiz no começo deste ano, foi muito bacana dividir a responsabilidade com vocês até mesmo para que vocês sintam como é difícil fazer comparações entre jogos jogados, especialmente quando envolvemos diferentes gerações.

Depois de alguns anos montando essas listas, posso afirmar que absolutamente ninguém é capaz de montar uma lista apontando os melhores jogos de todos os tempos de maneira justa.

Primeiro porque ninguém no mundo jogou todos os jogos já lançados; segundo porque entra muito do gosto pessoal; e terceiro porque não existe justiça em comparação de jogos de gerações e plataformas diferentes, considerando as limitações de hardware e mesmo as ideias e propostas de design de cada época.

De qualquer forma, é divertido fazer isso, dá uma dor de cabeça gostosa. Quase como um técnico de qualquer esporte coletivo tentando escalar um time com desportistas acima da média.

Confesso que o número de votos ficou um pouco abaixo das minhas expectativas, considerando o número de visitantes na página. Alguém teve algum tipo de problema ao tentar votar?

Enfim, não consigo afirmar se curtiram a ideia. Se sim, posso fazer votações retroativas dos anos anteriores (de 2011 até 2014) do GCA, uma por mês. Deixem suas opiniões nos comentários, por favor. Conforme for a reação de vocês, coloco no ar os posts com as votações.

Tá, eu sei, eu sei. Muito blá blá blá e pouco resultado. Ou não, né? Confessem, eu sei que vocês olharam o resultado antes de ler essa introdução toda. Se é que todos vocês leram.

Chega de ser um velho Caduco tagarela e vamos ao ranking de vocês leitores, para depois eu mostrar o meu ranking pessoal e dar uma explicação o mais sucinta possível dos porquês.

Primeiro o resultado de vocês.

1º lugar – 18 votos (41%): Super Mario Galaxy (Wii)
2º lugar – 5 votos (11%): Super Mario Bros. 3 (NES / Wii U – Virtual Console)
3º lugar – 4 votos (9%): Shovel Knight (Wii U)
4º lugar
– 3 votos (7%): Tomb Raider (PS3)
5º lugar – 2 votos (5%): Bayonetta 2 (Wii U), Final Fantasy IX (PSOne Classics / PS Vita), GG Shinobi (Game Gear / 3DS – Virtual Console), New Super Mario Bros U (Wii U) e Rogue Legacy (PS3/PSVita)
6º lugar – 1 voto (2%) – Castlevania: Lords of Shadows 2 (PS3), Maldita Castilla (PC), Shinobi (3DS) e Chroma Squad (PC).

Os demais jogos não receberam nenhum voto. Relembrando, são: Ducktales Remastered (PS3), Guacamelee: Super Turbo Champion Edition (Wii U), Gunman Clive (3DS), Kill the Plumber (Web), Luigi’s Mansion: The Dark Moon (3DS), Mighty Switch Force (3DS), PAC-MAN 256 (Android), South Park: The Stick of Truth (PS3), Vakyria Chronicles (PS3), Velocity 2X (PS Vita), Yoshi’s New Island (3DS).

Achei um resultado justo. Os três jogos nas primeiras colocações são muito fortes por serem cheios de qualidades em todos os quesitos, podemos considerá-los quase indefectíveis. Na sequência vem outro jogo surpreendente e que merece a colocação. E os demais jogos que receberam um ou dois votos também são excelentes jogos, muitos poderiam estar brigando até pelo primeiro lugar, na minha opinião.

Já a minha lista teve algumas coincidências com a de vocês, mas também teve suas diferenças. Exatamente como era de se esperar.

É importante ressaltar aqui que eu costumo classificar a minha lista considerando essencialmente dois pontos como principais: primeiro o quanto esse jogo me divertiu ao longo da experiência e segundo o que ele me fez sentir durante esse tempo. Claro que eu considero outros aspectos importantes como a parte técnica, mecânicas, controles, gráficos e som (considerando a geração/plataforma onde o jogo foi lançado) e até alguns pontos que são aplicados a determinados jogos, como roteiro, arte e até história.

Eu preferi manter em mente também as condições de criações desses jogos. Por exemplo, as limitações de jogos clássicos, o suor de uma equipe gigantesca pra fazer tudo funcionar em um jogo AAA das últimas gerações, as dificuldades de se produzir e programar um jogo independente com uma equipe reduzida e por aí vai. Tudo isso contou pontos, mas o fator principal/decisivo para elaboração do ranking são os dois pontos que mencionei e que são o que mais prezo em um jogo de videogame: a diversão e o que o jogo me fez sentir.

Que fique claro que eu não dou a mínima pro fato dele ter tirado 110/100 “Metascore”, 11/10 na “XGM”, 100/40 na “Ninjitsu” ou 209/5 estrelas naquele outro site que você adora. Essas são análises feitas por outras pessoas, felizmente cada um pensa e age de uma forma. Se todo mundo pensasse igual, o mundo seria uma chatice enorme (não canso de falar isso).

E mais. Tudo aqui é jogo, então todos possuem chances iguais de estarem bem classificados. Entendam que não é porque um jogo ficou em posição baixa na lista que eu o considero ruim, pelo contrário. Absolutamente todos os jogos que joguei em 2015 são pelo menos bons, foi o ano que mais acertei nos títulos escolhidos, desde que passei a prestar atenção nisso.

Isto posto, hora do ranking. Não me esfolem vivo…

01 – Super Mario Galaxy (Wii)
02 – Super Mario Bros 3 (NES / Wii U – Virtual Console)
03 – Shovel Knight (Wii U)
04 – Bayonetta 2 (Wii U)
05 – Vakyria Chronicles (PS3)
06 – Rogue Legacy (PS3/PSVita)
07 – Yoshi’s New Island (3DS)
08 – Guacamelee: Super Turbo Championship Edition (Wii U)
09 – Maldita Castilla (PC)
10 – Chroma Squad (PC)
11 – Tomb Raider (PS3)
12 – GG Shinobi (GG)
13 – Gunman Clive (3DS)
14 – Ducktales Remastered (PS3)
15 – Shinobi (3DS)
16 – Castlevania: Lords of Shadows 2 (PS3)
17 – Final Fantasy IX (PS Vita)
18 – South Park: The Stick of Truth (PS3)
19 – Mighty Switch Force (3DS)
20 – New Super Mario Bros U (Wii U)
21 – Luigi’s Mansion: The Dark Moon (3DS)
22 – PAC-MAN 256 (Android)
23 – Velocity 2X (PS Vita)
24 – Kill the Plumber (Web)

Não entraram no ranking: Shovel Knight: Plague of Shadows, Final Fantasy Tactics (Vita), 3D Sonic the Hedgehog (3DS), 3D Streets of Rage (3DS) e 3D Space Harrier (3DS).

As três primeiras posições foram meio que óbvias e inclusive bateram com a lista de vocês, achei isso ótimo!

Shovel Knight provou que não precisamos de gráficos de última geração para que seja um sucesso, basta saber entreter o jogador sem cansá-lo, fazendo com que ele seja de certa forma acessível por dar opções que podem ou não ser consideradas para finalizar o jogo. Level e game design inteligentes é que realmente contam na hora de criar um jogo de verdade.

E a genialidade dos jogos do encanador barrigudo é inquestionável, não é verdade? Um “seguista” xiita provavelmente estaria resmungando de ver dois jogos desta franquia nas primeiras posições, que eu não sou fã de verdade de Sonic. Mas é inevitável. Super Mario Bros. 3 elevou o NES a um outro patamar que talvez nenhum outro jogo da plataforma conseguiu, sem falar que é um jogo desafiador e divertido demais. Ao meu ver, estaria no Hall dos 10 melhores jogos de todos os tempos.

Mas nenhum outro jogo que joguei em 2015 foi capaz de superar Super Mario Galaxy. Nunca joguei um jogo de plataforma em 3D que fosse tão bom quanto este. Os produtores pensaram em tudo e criaram o game com desafio progressivo muito bem feito. Fases mais fáceis, fases desafiadoras e fases bem complexas, sendo que estas não são necessárias para ver o fim do jogo. A física criada é incrível, os comandos, a trilha sonora, a parte gráfica (ainda mais considerando as limitações do Wii), tudo é muito bem feito. Não a toa fiz um review do jogo aqui no blog e alguns leitores perceberam que foi muito mais uma declaração de amor ao título do que um review em si. Acredito que Galaxy mereça o primeiro lugar de 2015, embora Super Mario Bros. 3 tenha cruzado a linha de chegada quase lado a lado com ele.

Claro que outros jogos se destacam na lista, (aqui descritos sem considerar a ordem de classificação): Bayonetta 2 foi além das minhas expectativas, Valkyria Chronicles foi uma grata surpresa, Guacamelee e Rogue Legacy mostraram também a força dos jogos independentes. Yoshi’s New Island me surpreendeu e viciou (ambos no bom sentido), Maldita Castilla me deixou bastante intrigado e Tomb Raider foi emocionante do começo ao fim.

Chroma Squad foi pura diversão, Gunman Clive desafio na medida, GG Shinobi me fez sentir saudades da antiga SEGA e Shinobi 3D me deu esperanças de que talvez algo dela ainda esteja vivo. Castlevania Lords of Shadows 2 continuou bem o reboot da série, Ducktales Remastered provou que a simplicidade dos jogos antigos em bons remasters são sempre bem vindos e Final Fantasy IX provou ser um belo jogo, apesar de achar que não está entre os três melhores da série.

South Park foi uma baita bagunça do início ao fim e mostrou que jogos menos polidos também podem ser divertidos e que nem todo bug/glitch torna um jogo ruim. Mighty Switch Force misturou plataforma e puzzle de forma muito competente, New Super Mario Bros. U conseguiu reunir mais do mesmo sem perder a maestria e Luigi’s Mansion é cômico o tempo todo.

PAC-MAN 256 é competente para divertir, Velocity 2X tem seu charme e Kill the Plumber foi um bom passatempo.

Vou reafirmar: foi um ano de ótimos jogos, esta provavelmente deve ser a lista mais forte desde que começou o Meme de fim de ano e, consequentemente, o Gamer Caduco Awards. Isso porque eu não pude colocar na lista o Final Fantasy Tactics, o Sonic 2 (8 bit) e mais os 3D Classics da SEGA para 3DS. Ia dar uma briga…

Ufa! É isso que tenho pra vocês hoje. Espero que tenham curtido.

O que acharam das listas? As eleições foram justas? Discordam do ranking? Deixem aí suas opiniões nos comentários, eu agradeço!

Lembrando que ambas já estão disponíveis também na página fixa do GCA 2015.

Vou me esforçar pra manter o Gamer Caduco semanal em 2016 a partir desse post, torçam para que dê certo. E mandem os Caduconvida de vocês, ajuda um bocado e eu acho o máximo poder contar com textos de outras pessoas aqui.

Grande abraço a todos, obrigado pela leitura e até o próximo post!

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Gamer Caduco Awards e marcado , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Gamer Caduco Awards 2015 (Resultado)

  1. Só uma coisa: Super Mario Bros. 3 dá uma surra em Super Mario Galaxy

    • Gamer Caduco disse:

      huahuahuahuahua
      Chegou çaçinando, hein?
      OK, OK, eu aceito seu argumento de Bros. 3 melhor que Galaxy, foi uma dúvida cruel pra mim decidir entre os dois.
      Só não sei se o termo “surra” se aplica, são dois jogos épicos demais pra dizer que um está muito acima do outro. Mera opinião minha, claro.
      Valeu Suco!

      • Ah, eu não gosto do Galaxy. Primeiro que aquele jogo me dá uma motion sickness do caramba. Segundo que eu acho a grande maioria desses jogos atuais do Mario bem overrated… Sp, Mario 3 FTW! o/

        • Gamer Caduco disse:

          Putz, eu não questiono sua Motion Sickness, isso daí é muito complicado e ruim. Eu concordo que tem muito jogo do Mario atual que é overrated, mas Super Mario Galaxy não sei se entra exatamente na categoria pelo que ele representa pra geração onde saiu, mesma coisa que acontece com Super Mario 64 (que é um jogo que eu não consigo gostar, mas acabo respeitando pela reviravolta que ele deu nos jogos 3D).
          Agora Mario 3 FTW mesmo! Como falei, não posso discordar absolutamente de vc, eu escolhi o Galaxy com um pé atrás… kkkkkk.
          Valeu Çaçina Bros 3!

  2. Ulisses 8Bit disse:

    Eita! será que estamos no Japão? Ninguém citou um game se quer de XBOX 360? Kkkkkkkkkk
    Mas falando sério agora as listas ficaram legais. Choveu à Noite, Três Marios e a Galáxia do Encanador são jogos excelentes! Mas devo confessar que gostaria de ver a Lara Linda figurando no topo também.

    • Gamer Caduco disse:

      Cara, se valessem os poucos que joguei na BGS, Cuphead estaria muito bem colocado aí viu? Mas eu puxo sardinha pro Japão mesmo, admito! kkkkkkk
      Demorei um pouco pra entender o Choveu à Noite, pior que justo eu que vivo fazendo trocadilhos assim não percebi, me senti até mal… depois entendi e fiquei rindo igual besta aqui! huauhauhahuahuauaha
      A Lara foi um caso a parte. Por mais que eu tenha curtido muito o jogo, por mais que eu considere que foi um dos melhores jogos “modernos” que joguei nos últimos anos, é difícil eu me sentir a vontade de colocar o jogo entre os 10 primeiros com todo esse arsenal de coisas 2D/retrô/espírito retrô junto com Crônicas da Val (OUCH), Segunda Neta da Bayo (URGH) e, logicamente, Galaxy (este vc já nomeou). A briga foi muito feia aqui, é só coisa épica. Eu tô orgulhoso da seleção que montei em 2015 viu… huahuahuahuahuahua!
      Pena que em 2016 a coisa começou bem devagar… beeem devagar…
      Valeu Ulisses!

  3. Eu tinha votado no Shinobi =( Pensei que ele iria ficar em uma boa posição. Mas vou ser sincero, espero mais de Mario 3 do que o Galaxy. Acho o Galaxy animal, mas o 3 é mágico e tem algo que dificilmente vamos ver nos dias de hoje…. chamado “imersão”.

    Abraços CADU!

    • Gamer Caduco disse:

      Ah Ivo, como falei pra Suco e até no post: a escolha de qualquer um destes dois jogos na minha concepção é mais do que válida. Entendo a “magia” que vc sentiu jogando o 3 (imagino que tenha sido na época), entendo perfeitamente a importância do jogo e talvez eu afirme que é o melhor jogo de toda geração 8 bits, mas eu também senti uma magia tremenda jogando Galaxy, foi daqueles jogos que eu ficava cantarolando a música e relembrando as fases durante o expediente e contando os minutos pra chegar em casa e jogar. Não que não tenha acontecido com Mario 3, mas foi mais intenso pra mim, saca? Por isso a minha escolha.
      Só não entendi em qual dos dois jogos do Shinobi vc votou! rs
      Mas ainda assim, ambos são excelentes e são pelo menos Top 15 de suas respectivas plataformas, pelo menos pra mim!
      Valeu Ivo!
      Abração

  4. Cherry Pie disse:

    Aaahhh haha
    HAHAHAHA!!!!! EU SABIAAA!!! EU SABIAAAA!!!
    Deu Super Mario Galaxy!!!! É campeão!!! É campeão!!!!
    O que eu não imaginava é que eu iria acertar o palpite do vencedor tanto no “júri artistico” quanto no “júri técnico”…
    Mas minha intuição estava fortíssima nesse game, afinal, eu tambem resolvi conferir e pude comprovar a beleza dele por mim mesma…
    Concordo com a galera acima que Super Mario 3 também é um senhor jogo!! Se eu não tivesse gostado tanto do Galaxy, meu voto com certeza iria pra ele…
    Quanto aos demais candidatos, da pra ver que cada qual cumpriu muito bem com o seu papel. Gostei pacas dessa lista, maaasss… hora de falar de negócios!!!
    Como eu acertei na lata o palpite do ganhador (por duas vezes, diga se de passagem….!!!!! Kkkkk), quero saber agora qual será o meu prêmio!! Hehe
    Vou ser nomeada Madrinha de Cerimônia e designada para fazer o discurso de entrega das estatuetas na grande Noite de Gala?
    Vou ganhar convite pra ala VIP e ter acesso aos bastidores do evento?
    Vou ganhar Open Bar de Piña Colada com cereja a noite toda?
    Vou ganhar um cupom pra comer Big Mac com desconto?
    Vou ganhar um abraço grátis?? Kkk

    Bem, fico esperando a resposta. E quanto ao terno? Conseguiu se decidir?? Kkk

    E parabéns mais uma vez pela escalação dos vencedores de 2015!!

    Bjs
    🙂

    • Gamer Caduco disse:

      Pois é, Cherry, o Super Mario Bros. 3, como já mencionei no post e comentários, é um jogo incrível e brigou até o último segundo com o Galaxy, inclusive o derrubou na lona antes de ser derrotado. Foi uma briga heróica, mas alguém tinha que vencer e a magia de Galaxy me conquistou mais que toda classe e charme do Super Mario Bros. 3. Pode ser que a culpa seja de eu ainda ter dúvidas sobre gostar mais do 3 ou World, mas quem sabe? Se nem eu sei… kkk
      Sobre o prêmio… hmmmm… que tal uma passagem de entrada na equipe do Retroplayers? kkkkkkkkkkkkkkk
      Ano que vem o terno será laranja quadriculado, gravata azul e sapatos vermelhos. Fashion… fashion os olhos, pq vai doer na vista de todo mundo!
      Depois dessa eu me vou!
      Valeu Cherry!
      Bjs

  5. Cherry Pie disse:

    Ah, esqueci de comentar sobre o ano de 2016Bit!!
    Este ano é o ano do Ouriço no Zodíaco Gamístico.
    Será um ano bastante azul, porém os nativos deste signo deverão tomar cuidado, pois os anos regidos por ele costumam passar muito depressa, não dando a eles a oportunidade de aproveitarem mais os seus jogos.
    Será ainda um ano de libertações das maquinações da vida e vitória nas batalhas contra os inimigos que robotizam as nossas almas.
    Os ouricianos apenas devem tomar cuidado pra não correrem rápido demais e deixarem as esmeraldas de suas existências esquecidas pelo caminho, pois apesar da promessa de ser um bom ano no geral, o ano do ouriço também pode reservar alguns momentos mais espinhentos durante a sua trajetória e, neste aspecto, as esmeraldas podem se tornar grandes aliadas e serem consideradas itens de suma importância.

    Dúvidas, questões, indagações, fantasmas e traumas do passado? Madame Cherrie está à sua disposição para nortear os caminhos gamísticos da sua vida!

    Fazemos terapias com itens dentro de monitores! Também trabalhamos com cogumelos, flores e estrelas!
    Ah, e não deixem de experimentar a deliciosa e relaxante massoterapia do ouriço-bolinha! Esta massagem vai deixa-los rolando de felicidade!!

    Não perca mais tempo! Pegue agora o telefone e ligue djah!!!
    Atenciosamente;
    Madame Cherrie
    @-}–

  6. Pingback: Meme – O Que Você Jogou em 2016? #oqvj2016 | Gamer Caduco

  7. Pingback: Votação: Gamer Caduco Awards 2016 | Gamer Caduco

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s