Museu do Videogame Itinerante (em São Paulo)

01-museudovideogameitinerante-logo

Olá para todos!

No dia 16/10/2016 pude conferir algo que estava na expectativa de conhecer desde o começo deste ano, o Museu do Videogame Itinerante. Isso porque finalmente a exposição chegou à São Paulo, tendo início no dia 08 e que vai até o dia 30 de Outubro de 2016. O evento está acontecendo no Shopping SP Market, na Zona Sul da terra da garoa.

O Museu do Videogame Itinerante existe há mais de cinco anos, segundo o próprio site, e tem em exposição mais de 250 consoles dos últimos 42 anos, cobrindo todas as gerações de consoles e portáteis que existiram ao longo da história. Alguns destes aparelhos podem ser jogados pelos visitantes, outros estão apenas para exposição. O museu foi criado pelo jornalista Cleidson Lima.

Visitei o evento em um Domingo, naturalmente que foi um dia bastante cheio. Mesmo assim, são muitas as opções jogáveis e na esmagadora maioria delas o público estava usando o bom senso e jogando por períodos consideravelmente curtos para conhecer cada plataforma/jogo exposto, muito embora eu tenha visto um rapaz reclamando da demora em um deles (quando na verdade foi meio que mimimi, pois a pessoa que tava jogando não estava nem há 10 minutos com o controle nas mãos, mal estava na segunda fase). Sem falar que muitas opções eram competitivas para dois jogadores, o que fazia com que a circulação também fosse rápida.

Difícil saber quem é o mais velho aí, eu ou os consoles de sabe-se lá quantos anos atrás...

Difícil saber quem é o mais velho aí, eu ou os consoles de sabe-se lá quantos anos atrás…

Entre as opções jogáveis estão opções bastante conhecidas do público e outras nem tanto. Pelo que me recordo de cabeça estavam: NES, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, PC Engine, Playstation, Nintendo 64, Saturn, Dreamcast, Xbox, Playstation 2, Wii, Playstation 4 (muitas estações), Wii U e outros. Também haviam dois PS4 rodando Driveclub com cockpit e volante.

Para aqueles que gostam de jogos de corrida mais modernos, o Driveclub era uma ótima opção.

Para aqueles que gostam de jogos de corrida mais modernos, o Driveclub era uma ótima opção.

O NES e o SNES possuem também uma versão com controle gigante, respectivamente rodando Super Mario Bros. 3 e Super Mario World. Muito bacana! Chamou a atenção de muitos jogadores, vi uma porção de sorrisos nestas duas estações. Essência do videogame!

Controlão do NES: diversão garantida, dificuldade extra também!

Controlão do NES: diversão garantida, dificuldade extra também!

Também tem um palco montado com Just Dance, com uma fila consideravelmente grande. Não, eu não tentei jogar, eu sou duro demais pra dançar.

Galera se soltou bastante no Just Dance. Legal que dá pra ver uma visão do restante do evento.

Galera se soltou bastante no Just Dance. Legal que dá pra ver uma visão do restante do evento.

Sobre os videogames e acessórios expostos, eu não vou listar todos, para isto existe esta página do próprio museu que faz o serviço. Inclusive possui uma descrição para cada um, a mesma que acompanha o aparelho no evento.

Fica o destaque para todas versões do SEGA/Mega CD (inclusive o CDX), muitas versões do Odyssey, o robozinho R.O.B, Virtual Boy, Pippin (da parceria entre a Bandai e a Apple), Fairchild Channel F (o primeiro console a usar jogos em cartuchos) e o Microvision (primeiro portátil que trocava jogos). Sem falar em diversos que eu confesso que nem conhecia. Fantástico!

Olha o Pippin aí! Este eu queria ver funcionando algum dia.

Olha o Pippin aí! Este eu queria ver funcionando algum dia.

Fiquei contente de pela primeira vez botar as mãos em um controle de PC Engine. Joguei as três primeiras fases do Final Soldier e achei o jogo sensacional, belo shmup vertical, com uma fluidez que faz inveja a qualquer concorrente dos 16 bits (e olha que o Mega Drive é cheio de ótimos títulos do gênero).

Este pra mim foi outro destaque, o SEGA Mark-III. Futuramente, ele se transformaria no Master System. Sonho em ter um tróço desses. Ah, o SG-1000 e o SG-1000 II também estão à mostra.

Este pra mim foi outro destaque, o SEGA Mark-III. Futuramente, ele se transformaria no Master System. Sonho em ter um tróço desses. Ah, o SG-1000 e o SG-1000 II também estão à mostra.

Curiosamente, foi a única coisa que me atrevi a jogar. Acompanhei a jogatina do pessoal que estavam comigo no evento, que era a turma lá do Retroplayers: Sabat, Jeff, Rokuman Senpai e Cherry Pie. Além da minha esposa que me ajudou tirando as fotos e até escutou o velho caduco xarope aqui contando histórias sobre os consoles que a gente via expostos. Gente velha é dose!

Retroplayers unidos! \o/

Retroplayers unidos! \o/

E por falar em idade, uma das coisas mais sensacionais do evento foi ver uma porção de crianças se divertindo com jogos antigos. Dava pra ver o brilho nos olhinhos delas e os sorrisos e comemorações com os adultos que as acompanhavam. Dava vontade de comemorar junto! Só não quis comemorar com o garoto que passou a Labyrinth Zone do Sonic no Debug Mode (“Truque das Mil Faces”, lembram?), ele tava roubando! Tô brincando, deixa o garoto se divertir. Quando ele pegar gosto ele encara do jeito que deve ser.

Olha o Sonic aí. Desta vez, sem o Debug Mode.

Olha o Sonic aí. Desta vez, sem o Debug Mode.

Galera que estiver/morar em São Paulo, fica a dica pra vocês: visitem o evento, vocês vão se divertir! Mesmo que não joguem nada, é muito gostoso ver as pessoas se divertindo e relembrar ou conhecer a história dos videogames. Lembrando que o evento vai até o dia 30/10! Cuidado para não perder, hein?

Quem estiver em outra cidade e o Museu ainda não chegou, fiquem ligados no calendário do site.

Tem mais algumas fotos que tiramos no evento logo aí embaixo.

E se quiserem ver ainda mais fotos, acessem aqui o álbum na fanpage do Retroplayers no AlFacebook.

Por hoje é só isso!

Obrigado a todos por continuar acompanhando o blog!

Grande abraço e até o próximo post!

Para quem ainda não viu e quiser/puder contribuir com a Pesquisa de Aniversário de 5 anos do blog Gamer Caduco, vou deixar o link mais uma vez aqui. Desculpem a insistência, ainda não atingiu o número de resultados que eu tinha como expectativa, embora esteja muito perto. Novamente agradeço a atenção de vocês e também àqueles que já responderam. Valeu demais, pessoal. Segue o link:

Pesquisa de 5 anos do Gamer Caduco

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Museu do Videogame Itinerante (em São Paulo)

  1. Marvox disse:

    Mais um “CaducomNews” trazendo a máxima da cobertura de eventos pelas quests de São Paulo.

    Show de bola Cadu e cara quanta coisa hein, é para sair do Museu sabendo da existência de tudo que é videogame, louco demais mesmo. Esse lance do controlão de NES que trabalho lindo hein, capricharam bem na brincadeira.

    Gostei que você usou a galeria pra organizar as fotos, ficaram ótimas.

    Abraço!

    • Gamer Caduco disse:

      Rapaz, eu gostei pra caramba dos controlões do NES e SNES, ainda adicionam um grau de dificuldade a mais na brincadeira. Pena que o do SNES não tava essas maravilhas.
      Enfim, foi bem bacana o Museu. Chegou a visitar também? O que não faltava ali era história e informação, os caras mandaram bem demais!
      Valeu Marvox! Abraço!

  2. J.F. Souza (Yoz) disse:

    Com certeza esse post esta muito legal! Eu cheguei a visitar o museu quando esteve aqui na minha cidade, e toda vez que vou ao Shoping que eu olho o fliperama de lá, eu sinto saudades do museu…
    HUAHUAHUAHUAHUA

    • Gamer Caduco disse:

      Se eu morasse/trabalhasse perto do Shops onde teve a exposição aqui em SP, eu com certeza teria este mesmo problema! Nostalgia da nostalgia isso aí! hauhuahuahuahua
      Valeu Yoz! XD

  3. Doc Cocamonga disse:

    Tu precisa descer nessa feira com um disco voador e levar todos os aparelhos com um imã gigante pra fazer uns reviews.

    • Gamer Caduco disse:

      Rapaz, era tudo que eu queria! Só deixaria as TVs mesmo, prefiro jogar em tubo. O resto viria tudo e eu com certeza largaria o emprego pra ficar jogando e escrevendo! kkkkkkkkk
      Valeu Doc!

  4. Eu fico pensando como é que conseguiram a proeza de “pregar” o Neo Geo na vertical, kkkkkkkk aquele console é imenso!
    Olha, esse negócio de ficar passeando pelos consoles e falando deles… da época… e soltando frases do tipo: Porque no meu tempo… kkkkkkkk isso eu faço aos montes se deixar a vontade e sempre dou uma segurada na onda quando eu vejo que estou ficando chato demais. 🙂
    Ver tantos consoles assim de pertinho é de fazer qualquer apaixonado por games ter grande emoção!

    • Gamer Caduco disse:

      Olha, o prego deve ser dos bons, viu? kkkkkkkkkkk
      Não tem jeito esse negócio de “no meu tempo…”, a gente tá ficando tudo velho, daí vê algo antigo e bate aquele saudosismo gostoso, a gente abre a boca e sai contando histórias. Pena que a gente nunca percebe isso nos outros quando a gente é novo e quase sempre deixa de prestar atenção no que os mais velhos têm a dizer. E diga-se de passagem, isso que eu disse também é coisa de velhos! huahuahuahuauhahuahua
      Quando o Museu passar por aí, visite! Vc vai ver o tamanho da emoção de ver esses consoles de perto, não precisa nem parar pra jogar! Sério, eu me diverti só de olhar, ler, aprender e comentar!
      Valeu Ulisses!

  5. aki é rock disse:

    Belo post Caduco vou estar ai amanhã kra para ver e jogar de perto os videogames clássicos que marcaram minha fase de criança e que ainda me marca como adulto até hoje mesmo não possuindo eles.Mas é isso ai continue com o ótimo trabalho e com ótimos post kra pois sempre estarei visitando aqui para ver e comentar.

    • Gamer Caduco disse:

      Opa, foi no Museu, Rock? O que achou da visita? Jogou bastante coisa lá ou fez que nem eu e ficou só observando? Pior que eu adorei só observar viu! hahauahhuahua
      Valeu pelos elogios e pelo comentário, mano!

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s