Desafio Mega Man (1)

Olá meus caros! Como estão?

Estavam com saudades do Desafio Mega Man? Eu estava, pelo menos de jogar a franquia! Ainda mais que eu enrolei um bocado pra começar este episódio da saga. Tem motivo disso ter acontecido. Vou recapitular como o Desafio começou, para contextualizar quem está por fora e relembrar quem acompanha a seção no blog.

Lá em meados de 2012 eu estava reclamando com um amigo fanático por Mega Man como eu era ruim em jogos da franquia, e que por mais que eu tentasse e me esforçasse eu nunca conseguia terminar o jogo.

Aí que ele me questionou quais eu tinha jogado e eu afirmei que apenas o primeiro. Vivia apanhando dele e logo desistia, nem tentava jogar os demais jogos da franquia, pois queria terminar na ordem. Leve TOC, eu sei.

Ele me aconselhou a não começar pelo primeiro e sugeriu uma certa ordenação: 3, 4, 2, 1, 5 e 6. Depois pensaria nos de outras plataformas (9 e 10, tô de olho em vocês). Aceitei o desafio, transformei em seção aqui no blog, encarei os três primeiros da lista e de repente dei de cara com meu maior algoz, o primeiro jogo do robozinho azul. E o medo de encarar o desafio e falhar miseravelmente? Sacaram porque eu enrolei tanto? Trauma, receio, sei lá, alguma coisa nessa linha.

Bem, nessa altura do campeonato afirmo que já finalizei o jogo. Antes de anunciar novidades na programação do Desafio e escrever como foi a experiência, eu queria escrever mais algumas considerações que julgo importantes para este episódio da minha saga.

Como já ficou nítido aqui, mas eu vou repetir pra enfatizar, esta não foi a primeira vez que joguei Mega Man na vida. Cansei de desistir nas telas do Ice Man, Elec Man e principalmente Guts Man. Sério, aquelas plataformas que abrem são irritantes demais. Em algum momento da vida eu cheguei até o Yellow Devil, mas foi uma vez só e eu roubei muito, mas muito mesmo pra chegar nele. Save State e Load State adoidado. E mesmo assim não terminei.

Tem mais um detalhe importante aí: eu já terminei Mega Man Powered Up no PSP. Na dificuldade Normal, claro. Aliás, foi a primeira vez que terminei um Mega Man na vida. Pra quem não conhece, este é um remake do primeiro jogo feito com gráficos super deformed (cabeçudinhos) e dois robot masters a mais, além de outros extras que não vou ficar listando aqui (deixa chegar a vez dele).

O que quero dizer com isso é que, além das experiências anteriores com o jogo original (que sempre resultaram em falha), também tive uma experiência de sucesso que poderia ajudar nesta minha nova aventura na saga. E de fato ajudou, lembrei de algumas coisas valiosas durante a jogatina.

Apenas relembrando, os dois primeiros jogos da lista (3 e 4) eu encarei no PS2 em uma TV de tubo, por causa do input lag alto da minha TV véia velha de LED. O seguinte (2) eu encarei na mesma tubão usando emulador de NES no Wii. Foram todas experiências excelentes.

Dessa vez fiz diferente: encarei o jogo todo no PS4, através da coletânea Mega Man Legacy Collection. Algo que trouxe alguns ônus e bônus. Entre os problemas, o já mencionado input lag da TV. Foi difícil me adaptar a ele, ainda mais em um jogo que exige tanta precisão, mas eu me virei.

Entre as vantagens são algumas características que foram corrigidas nesta versão, como a remoção da roubalheira de ficar pausando o jogo com select pra dar mais dano nos inimigos. Isso foi retirado da versão, quem quiser terminar terá de fazer do jeito certo. Nada contra quem tenha feito isso, só queria provar pra mim mesmo que eu conseguia sem este artifício.

Claro, existe o lance do Save State, mas mantendo a tradição eu só usei este nas telas de Game Over / Continue / Stage Select. As fases do Dr. Wily eu encarei tudo no mesmo dia, pra evitar qualquer tipo de crítica similar à “password leva pra primeira tela”.

Entretanto, tem outra vantagem aí que vai contar como uma surpresa para este post, que é a opção de usar o sistema de Share do Playstation 4. Ou seja, eu gravei toda a jogatina e publiquei no Youtube na íntegra, ou seja, sem nenhum tipo de corte. Fiz separação por fases, pra ficar melhor de assistir.

Aliás, peço desculpas por deixar o jogo pausado em alguns momentos (foram dois ou três), nem sempre dava pra não atender coisas que estavam acontecendo em minha volta, sabem como é.

Ah, sim, eu sei que é clichê gameplay de Mega Man no Youtube, mas não ligo e publiquei mesmo assim. Talvez seja menos cansativo que ficar lendo textos longos (como este).

Originalmente, a minha ideia era publicar os vídeos aos poucos e lançar texto junto. Mas pensei melhor e percebi que ninguém vai ter tempo de assistir e ler tudo, é impossível, sei que vocês também são pessoas ocupadas. Eu mesmo não tive saco pra assistir tudo de novo para descrever.

No fim, vou apenas compartilhar a playlist completa com vocês aqui no post e deixar que vocês se divirtam assistindo, no tempo de vocês, é claro. Eu tenho um ou outro comentário de cada parte do jogo, lembro bem dos rages e das comemorações, mas não irei descrevê-las a princípio. O texto serviria basicamente pra isso: contar algumas coisas que ocorreram durante a jogatina, minha história com as fases e chefes, opiniões, lembranças e etc.

Se acharem que eu devo fazer um post em texto, completo ou resumido, deixem aí nos comentários. Até tenho um texto que está na metade, posso lançar em episódios se acharem que devo. A decisão fica mas mãos de vocês.

A introdução já ficou longa demais, então encerro a parte de texto aqui, pelo menos por ora. Fiquem com os vídeos do Desafio! Espero que gostem da novidade!

Bom, lá vai. Lembrem-se que é uma playlist, hein? Ou seja, vários vídeos.

Caso prefiram assistir direto no Youtube, segue o link, só clicar nele e se divertir.

Grande abraço a todos e obrigado mais uma vez por todo apoio a este blog!

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Desafio Mega Man, Desafios, Jogos, Mega Man (1), NES, Playstation 4, PS Vita e marcado , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Desafio Mega Man (1)

  1. Doc Cocamonga disse:

    E aí, Cadu, tudo joia? O seu testemunho é muito importante, pois Megaman é uma das franquias mais fáceis do NES e mesmo assim o desafio é alto pra maioria. Detalhe que ele ao menos não possui programação frustrante se levar em conta o respawn de bicho na tela que apesar de tudo não chega a ser funesto como em Ninja Gaiden. Mesmo assim a galera idolatra a beça esse sistema, mas será que jogam pra valer? Será que até o Super Mario Bros. o pessoal completa? Só quero deixar claro esse modismo com um sistema que ninguém aproveita ele de fato, algo que já não percebo tanto na cambada que joga Master System. Mas enfim…

    O MM1 foi o último de NES que eu zerei, era o mais chato deles, mas depois zerava constantemente esse daí. O teu “Mega Desafio” é restrito ao NES ou aborda a série toda? Porque vi ali o 9 e o 10 mencionados. Se for assim não deixe de jogar o 7, 8, V do GB, Forte e Wily Wars pois são muito bons, não deixa mocorongo criticar do 7 em diante por não ser 8 bits, isso daí é coisa de hipster. Se fosse o NES eu acoselharia VI, IV, III, V, II e I. Se fosse toda a franquia poderia ser VIII, VI, IV, III, V, II, I, Wily Wars, V(GB), Forte e VII. O 7 é bem fácil na jogatina, mas o chefe final é bem desgramento. O 9 e o 10 não digo nada porque ainda não pude jogá-los por não possuírem versão de PC.

    • Hyper Emerson disse:

      O Legacy Collection 2 está disponível para PC e inclui o 9 e o 10.

    • Gamer Caduco disse:

      Sim, de fato o Mega Man tem um desafio mais equilibrado, ainda mais quando comparado a uma boa parcela de jogos do NES. As barreiras dos jogos do robozinho azul tão longe de serem sacanas como os respawns e as crueldades que esse aí tem pra tirar vidas em um piscar de olhos que os Ninja Gaiden tem.
      O Desafio vai abordar todos os jogos clássicos, do 1 ao 10 (talvez 11, quando sair). Só depois disso tudo eu vou pensar em olhar pros demais. O Forte (que eu tinha esquecido, bem lembrado) e o Wily Wars (morro de curiosidade, quero ver as fase extras quando terminamos as já existentes) estão nos meus planos futuros. Os de GB e até o de Game Gear eu tenho uma certa curiosidade. Até já joguei um pouco (bem pouco mesmo) de um dos lançados pro portátil da Nintendo.
      Bom, já responderam o lance do 9 e 10 pra PC, então não vou repetir a dose. E o pouco que joguei deles eu curti (especialmente o 9).
      Minha ordem por enquanto está III, IV, II, I, V (estes já jogados e presentes aqui no blog), VI, 7, 8, 9, 10, 11. Quero passar os de NES primeiro. Estou com uma vontade grande de pular o 7 e o 8, principalmente o 8. Mas acho que vai ser esta aí a ordem. Vamos ver.
      Ah, eu vou tentar fazer o testemunho escrito sim, só tá me faltando um pouco de tempo pra rever os vídeos, eu não lembro tudo de cabeça… hehe.
      De qualquer forma, valeu pelas dicas, Doc! E pelo comentário também, claro! XD

  2. Pingback: Desafio Mega Man | Gamer Caduco

  3. Muito legal você ter citado o Mega Man do PSP, Cadu. Eu já ensaiei várias vezes mas nunca joguei a sério, só pequenas sessões. Sobre o texto e o vídeo. Eu prefiro o texto. Não nego. Gosto do texto porque você pode transferir suas emoções, enfatizar de forma mais sistemática pontos interessantes e pode classificar melhor coisas boas e ruins que aconteceram durante a jogatina. Um vídeo, por definição, é uma constante… linear, para fazer um vídeo com a mesma riqueza que um texto possui, isto é, um bom encadeamento de ideias, é preciso fazer um trabalho monstruoso de edição. O vídeo tem sua função, assim como a imagem. Gosto dos dois, e consumo os dois. Mas se tem uma invenção, Cadu, que nunca será superada para se contar uma história. Essa invenção se chama palavra escrita.

    Jogar Mega Man com lag ninguém merece né kkkkkkkkkkkk eu tenho esse TOC também, mas isso é coisa mais recente, Ninja Gaiden, Mega Man, Double Dragon, entre outros eu comecei pelo 2 e não pelo primeiro.
    Valeu Cadu, abração!

    • Gamer Caduco disse:

      Ulisses, se vc já jogou o primeiro Mega Man de cabo a rabo, vai no Powered Up sim que ele vale bastante a pena, é bem gostoso de jogar.
      Tem razão quanto a emoções, fora que eu posso contar uma história ou outra minha com cada fase ou chefe no texto, no vídeo fica a jogatina crua, sei lá se é o que todo mundo quer. Eu particularmente não sou fã de vídeos, então é um tanto controverso. Questionei a presença de texto ou não por achar que o pessoal não dava muita bola pra seção, mas me enganei, reparando nisso meio ano depois! rs
      Talvez começar pelo 2 não seja tão dolorido assim, a gente que tem esse TOC estranho. Lembra aquele lance que diz que “a vida é fácil, a gente que complica”. Pra quê tanta paranóia de querer começar pelo primeiro, não? Como se tivesse tanta influência assim.
      Valeu Ulisses!

  4. aki é rock disse:

    Eu nunca zerei o primeiro Mega Man sempre chegava no Devil Yellow morria miseravelmente olha que eu tinha aqula versão que saiu para o psone e depois de um tempo adquiri a vesão do ps2 de aniversário tentei jogar de novo e sem sucesso acabei deixando de lado esse jogo.Só fui zerar depois de muito tempo essa versão do psp que achei demais é a que curto pra caramba de se jogar pois ele pois ela facilita bastante a jogatina contra Yellow Devil cara.

    • Gamer Caduco disse:

      Siiiiim, tem toda razão, a luta contra o melecão amarelo no PSP é infinitamente mais fácil. Não que seja totalmente fácil, mas comparado com o original, é suave!
      Eu também falhei muito contra o o Yellow Devil, vou ver se um dia conto melhor através de texto essa experiência que compartilhei em vídeo. A jogatina do Mega Man 5 que eu fiz agora, seis meses depois, me deu um pouco de empolgação.
      Valeu Rock!

  5. Fala Cadu, super show que você tá na luta para terminar Megaman! Eu fiz isso! Fechei do 1 ao 6 no NES mesmo e na raça! Fiz questão de fazer isso! Ainda falta o 9 e 10 que nem passei perto ainda. Acho que Megaman é um tipo de jogo que qualquer gamer que se preze tem que fechar e mesmo com toda dificuldade.
    Queria muito esse Megaman Collection do Ps4 Cadu, mas eu sei que ficaria frustado em comprar por causa do input lag. Eu já me decepciono com os consoles que tenho aqui retros e esse maldito input lag da minha TV. E Megaman tem que ter toda precisão possível para se jogar senão vira algo frustante. Você pegou esse Megaman em mídia física ou digital?

    Valeu Cadu! Continua a jornada e não DEMORE MUITO! Cade os post do SONIC? Como diria o Senpai! “MALDITOOOOOOOO” hahahaha XD Valeu! Grande Abraço!

    • Gamer Caduco disse:

      Ivo, eu sofri pra terminar esse e outros com input lag. Acabei trocando de TV aqui em casa, vendi a com lag e peguei outra, vou pagar mais uns meses aí, sabe como é! hahaha! Mas o importante é que essa TV tem o bendito do Modo Jogo, que é nítido como o input lag quase que desaparece nela, se tem algum lag, é imperceptível. Pesquisei um bocado pra isso e contou bastante no Mega Man 5, acho que vc tá acompanhando os relatos a essa altura do campeonato.
      Se for encarar o 9 e 10, tenha em mente que vc vai precisar de um leve treino pra acostumar com esse atraso da TV, mas a hora que estiver acostumado, com um pouco de paciência dá pra terminar sim.
      Logo menos empato contigo nos terminados, só falta o 6! \o/
      Aí quem sabe a gente não combina de terminar os outros mais ou menos em época próxima pra trocar figurinhas? O que acha?
      Valeu Ivo!

  6. Fala Cadu!
    Rapaz, também tenho esse TOC de ter que começar a franquia pelo primeiro jogo! Acho um mal necessário hehe
    Não sabia dessa arrumada no esquema do dano extra com pause na versão Legacy Collection… isso sem dúvida garante uma estrela a mais no boletim no final do trimestre.
    Fico feliz que tenha vencido esse fantasma do Mega Man 1. Alguns jogos arrastamos por muitos anos, pensando aqui tenho alguns fantasmas que eu mesmo tenho que vencer (contra III, seu dia chegará).
    Embora eu não seja fã de mega man, gostaria muito de saber mais da sua experiência, seja de forma resumida ou completa. Como vc tem os vídeos vai conseguir ilustrar muito bem caso queira.

    Ótimo conteúdo Cadu! Boa sorte com o Mega Man 5!

    • Gamer Caduco disse:

      Ah cara, é um mal necessário, de fato. Eu acho importante pra ver como foi a evolução de uma franquia em todos os quesitos. Mas mesmo assim, no caso do Mega Man, foi ótimo ter quebrado o meu paradigma mental, foi importante pra eu ter pique pra terminar todos os jogos da série que terminei até agora e ainda tô empolgado pros que faltam. Empolgou até a encarar outras coisas retrô que me surravam e até uns mais modernos que possuem algum desafio. Então talvez esse TOC não seja sempre um mal necessário, embora eu entenda perfeitamente o que vc quis dizer! rs
      Nem me fale em Contra, eu nunca terminei nenhum. Não que eu tenha dedicado tempo o suficiente a algum deles, mas enfim. Vai na fé que cedo ou tarde vc derrota o III.
      E, como falei pro Ulisses e pro Doc, vou sim escrever o texto sobre a experiência aqui. Mesmo que faça tempo, assistir os vídeos vai reativar muitas memórias minhas, foi uma experiência bem marcante pra mim.
      Valeu Vigia!

  7. Pingback: Meme – O Que Você Jogou em 2017? #oqvj2017 | Gamer Caduco

  8. Pingback: Desafio Mega Man V – Parte 1 | Gamer Caduco

  9. Luís Fajardo disse:

    Adoro os textos daqui, e como colegas comentaram, alguns atrativos na narrativa escrita são insuperáveis de outra forma. Nunca deixe de escrever. Como você mesmo citou, vídeos temos aos montes pela internet, mas um bom e divertido texto, nem sempre é fácil achar. Quanto à extensão deles, não são cansativos, só demonstra teu ânimo pela jogatina executada. Que venham muitas palavras por aqui!

    • Gamer Caduco disse:

      Olha, que bom que eu vi seu comentário hj, pq eu tinha esquecido de que tinha dito que descreveria como foi jogar o primeiro Mega Man até chegar no fim! hhuahuahuahua
      Tenho que te agradecer duplamente, por isso! Esqueci por causa de uma ideia que tive no meio do caminho (daqui a pouco o post aparece e vc entende, não quero estragar a surpresa).
      Pode ter certeza que não vou abandonar os escritos, não sou muito fã de vídeo como entretenimento, acho muito difícil achar coisas que realmente valem a pena assistir. Claro, coisa do meu perfil mesmo, pensa que é o meu gosto falando. Dificilmente algum vídeo me prende.
      Enfim, valeu demais, Luís! Em breve sai o descrito desses vídeos aqui! XD

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s