Olá caríssimos leitores, tudo bem com vocês?
Recentemente fui convidado pelo Yoz lá do Gamer Desconstrutor para participar de um Meme em homenagem ao Dia das Crianças, o NostalDia das Crianças. Como eu adoro trocadilhos e Memes, considerando toda união da comunidade por um tema comum, lógico que dei meus pulos para escrever algo e marcar presença.
A ideia basicamente é recomendar um jogo eletrônico para uma criança de até 12 anos de idade, seja por qual for a razão.
Confesso que eu pensei bastante em que jogo indicar, e até queria passar rapidamente por algumas das opções pensadas.
Bem, quando eu tinha 12 anos de idade o Mega Drive era minha bandeira, Sonic era meu avatar no mundo virtual e já era perseguido por aquela raposinha imortal de duas caudas. Pois é, eu tinha em mãos um Sonic 2 piratão e jogava ele praticamente todos os dias, não a toa ele é meu jogo preferido da plataforma. Seria mais do que clichê para mim indicar este jogo, então preferi fazer uma outra escolha. Tem outra razão, logo falo ela.
O segundo jogo que pensei foi Tetris, especialmente a versão de Game Boy (a minha favorita). É um jogo que melhora muito raciocínio lógico e reflexos, me parece algo interessante pra uma criança. Mas ao mesmo tempo ele acaba sendo cansativo depois de jogar muito tempo e os lordes dos jogos dizem que jogos jogados pelas nossas tias não podem ser considerados videogames de verdade, então resolvi deixar ele de lado também.
A terceira opção foi Frostbite, do Atari 2600. Por ser um jogo simples e divertido, ajudaria também no desenvolvimento de reflexos e pensamentos estratégicos pra alcançar estágios cada vez mais adiante. Considerando que até minha mãe, que não é de jogar videogame, gostava desse jogo, parecia uma ideia legal pra criança ter uma porta de entrada no mundos dos games. Não acho que seja suficiente.

Um dia inteiro jogando só ele acaba sendo cansativo, mas parecia uma boa ideia quando comecei a pensar nele.
Logo em seguida pensei em Phantasy Star, do Master System. Foi o jogo que me incentivou a gostar de RPGs eletrônicos, gostar de ler em jogos e até me esforçar pra aprender inglês depois jogando os jogos da série Final Fantasy com o dicionário do lado.
Também seria ótimo pra criança saber que videogames não são somente desafios mecânicos, mas também histórias e até desafios que envolvem pensar mais e agir de forma cadenciada, em turnos. Tipo da paciência que muita gente não conseguiu desenvolver ao longo do tempo e só quer saber de apertar botões e algo acontecer na tela.
Por que não escolher este jogo? Talvez pela situação atual dos videogames, especialmente os AAA, que também se preocupam (na verdade se preocupam até demais) em contar histórias e podem ajudar tanto na apreciação disso quanto no inglês. Talvez não seja a melhor opção.
Por fim, pensei em qual jogo recomendar. Ele já esteve presente aqui no Gamer Caduco, mas não vou sair linkando (mentira, vou sim) pra não parecer que estou fazendo propaganda de post antigo. Resolvi recomendar este aqui ó:
Resolvi recomendar Mega Man 3 por mais de um motivo.
Primeiro de tudo, é um jogo desafiador, mas desafiador na medida e não frustrante. Com isso, a criança (mesmo as mais novas) começa a desenvolver um senso de que precisa superar obstáculos pra chegar onde quer, as coisas não vão simplesmente cair no colo dela. Além disso, ela vai pegar o gosto por desafios, não vai desistir fácil não somente nos games como na vida.
Segundo que o jogo é extremamente responsivo em comandos, o que vai dar uma noção boa de jogabilidade para o pimpolho. Vai ajudar a melhorar seus reflexos com certeza.
Terceiro que o uso de armas especiais em chefes fazem todo sentido aqui, ou seja, ele vai aprender a gerenciar esse tipo de coisa, não gastando as armas a toa e ganhando um pouco de conhecimento sobre o esquema de pedra-papel-tesoura, presente em tantos jogos. O ciclo de armas começou a fazer sentido justamente em Mega Man 3, um dos motivos que faz eu preferir ele ao invés dos dois primeiros. Por pouco não escolhi seu sucessor, que ainda ensina coisas a mais (experimentar carregar todos os tipos de tiros, por exemplo).

O primeiro jogo da franquia onde o ciclo de armas especiais fecha certinho, uma para cada robot master.
As armadilhas de Mega Man, os tipos variados de inimigos e tudo mais ajudam também a ter uma noção de que não é só correr e atirar feito um maluco pra chegar no fim de um jogo. É necessário conhecer os inimigos e saber como enfrentá-los. Isso vale para os inimigos comuns de tela e principalmente para os chefes. Seria legal ver a criança aprendendo os padrões de cada um dos chefes e lidando com a situação. Eu adoraria assistir tudo isso e dar umas dicas leves para ela, grau de dica dependendo da idade, claro.
Talvez existam outros bons motivos para esta escolha, mas sabem como é, né? O texto tá ficando enorme já, melhor eu parar de escrever antes de desmotivar vocês.
Eu vejo Mega Man 3 como um bom jogo preparatório para alguém que quer mergulhar no mundo dos videogames. Terminar ele há mais ou menos 5 anos fez com que eu melhorasse muito como jogador, considerando que eu praticamente só joguei futebol e RPG na geração PS2 e, quando voltei a jogar pra valer na geração seguinte, me deparei com uma série de jogos que pega a gente pela mão e acabam sendo mamão com açúcar. É legal jogá-los em determinados momentos, mas uma hora acaba se tornando monótono para muita gente. Foi o que aconteceu comigo.
Mega Man 3 me ajudou a entrar em forma de novo para jogos desafiadores no geral, tanto em reflexos quanto em motivação. Se funcionou com um velho xarope que nem eu, funciona melhor ainda com os novinhos. Fazer o chaveamento de jogos desafiadores para jogos mais focados em história é muito mais tranquilo que o contrário, e se uma criança quer mesmo conhecer uma porção de universos incríveis que foram criados ao longo desses anos todos, ela tem que estar preparada. Mega Man 3 é perfeito para este treinamento.
As indicações a seguir fazem parte da corrente #NostaldiaDasCrianças, organizada pelo Blog/Canal Gamer Desconstrutor, visando tanto o crescimento do espaço virtual dos criadores de conteúdos gamísticos quanto promover a valorização da família através da aproximação e interação entre a adultos e crianças numa jogatina saudável. Abaixo esta o link de todos os participantes da corrente. Não deixe de conferir o trabalho de todos deles:
Blog Gamer Desconstrutor: https://gamerdesconstrutor.blogspot.com/2017/10/soleil.html
Canal Gamer Desconstrutor: https://youtu.be/5vNLcngkeMU
Posts Antigos do Gagá Games: https://goo.gl/Fr5BBB
Canal SnesTalgia: https://youtu.be/wyFR1_RDxQE
ShuGames: https://shugames.blogspot.com/2017/10/nostaldia-das-criancas-kirby-epic-yarn.html
Inludere: https://inludere.wordpress.com/2017/10/11/as-criancas-e-a-tradicao
PensadorMaskarado: https://www.youtube.com/watch?v=QP1x9Ymc0PQ&feature=youtu.be
Old Magus’ Pub: https://oldmaguspub.blogspot.com/2017/10/nostaldia-das-criancas.html
Gamer Caduco: https://gamercaduco.com/2017/10/12/meme-nostaldia-das-criancas/
Central Pandora: https://youtu.be/uwuyjN1pDHY
Canal Retro Level: https://youtu.be/zCcvHQuVct0
Hadoukeando: https://youtu.be/pE7ei-wvJWY
Degustando Jogos: https://youtu.be/2xF5DYlPPn4
AMEBOIDE: https://youtu.be/AqAdfqk1dhI
Ana Lima Store Games: https://youtu.be/xeeYzuCHPTs
Canal 1Player: https://youtu.be/ciZlNkNQtlc
Jogatina Tv: https://goo.gl/ipT1TX
Podcast HQFan: http://www.hqfan.com.br/2017/10/podcast-hqfan-194-games-de-quadrinhos-e.html
Quaniga: https://youtu.be/vjeTWX9MS74
Motas Gameplay: https://youtu.be/N532T1bMPlI
Duca show: https://youtu.be/K15EGuXGPNU
Canal Trocadalho: https://www.youtube.com/watch?v=aCzw9vMoBrw
Calebe Vieira: https://www.youtube.com/watch?v=P4qPVPeMTs4
Satir Gamer: https://youtu.be/u-jZ8fyXpmI
NerD Lendário: https://youtu.be/Jh2YPH7CFQk
Cogumelo Marrom: https://youtu.be/NKYNS51qWOw
Barbao: https://youtu.be/6e2I5akhX5U
Rhada Games: https://youtu.be/_MtycsXtn0E
Rogério Fabri: https://youtu.be/ZfA_2CUyGO8
Tri Force A.G: https://www.youtube.com/watch?v=08n78utPE4Q&feature=youtu.be
VelhosCartucho: http://velhoscartuchos.sonaje.com/2017/10/corrente-nostaldia.html
Portal Musical: https://youtu.be/HKgmBcG0bwI
Midia Prateada: https://midiaprateada.blogspot.com/2017/10/nostaldia-das-criancas-jogos-de-verao.html
Lembra O Game?: https://youtu.be/cqel7ZlB2ps
Jogatinas Saudáveis: https://goo.gl/bdPJ81
Gamer Geração 4: https://www.youtube.com/channel/UC8mHQLqDR136MN2IIdvyUKQ
Canal LAR: https://youtu.be/yYt6SzyKpuU
Ryu Games: https://youtu.be/ZLmlJn7oWDs
Debatech (Blog): https://debatech.blogspot.com/2017/10/nostaldiadascriancas.html
Debatech (Canal): https://www.youtube.com/channel/UCufF9ADC5G4Yi5-cQ8v9u5g
Mega Tubão: https://www.youtube.com/user/MegaTubao1
Canal Odisseia: https://youtu.be/oxjRRLGN1GY
Obrigado a todos pela leitura, grande abraço e até o próximo post.
Ah, e claro: FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PARA TODOS!
Pingback: As crianças e a tradição | inludere
Dos jogos que você mencionou, os únicos que eu joguei quando moleque foi o Sonic 2 e o Mega Man 3, e desses o que mais me deu trabalho foi o Mega Man 3. Além desses que você listou, joguei somente o Phantasy Star I, o restante eu ainda não joguei.
Estou adicionando o endereço do seu blog lá nas recomendações do meu blog!
Obrigado pela sua participação!
Opa Yoz, eu que agradeço pelo convite! Sempre pode contar com a presença do lunático aqui em Memes, adoro isso! haha!
Felizmente vc jogou o indicado na infância, esse deve ter arrancado algum suor mesmo seu, arrancou meu depois de velho jogando… rs
Valeu Yoz!
Fala Cadu! Muito legal seus oferecimentos, e sua indicação me fez lembrar do primeiro contato com Mega Man quando estava começando a conhecer os jogos de NES, muitos deles conheci pela locadora e MM3 foi um dos primeiros. Sobre os outros:
Sonic 2 – Joguei bem mais a versão do Master, no Mega por emulação.
Tetris – Ah que beleza, a primeira escolha quando falta luz em casa kkk. Também é o favorito, as músicas são ótimas!
Frostbite – Época boa do Atari, gostava muito desse!
Phantasy Star – Aí já é apelação, muito bom!!
Feliz Dia das Crianças pra você também!! \o/
Pô, só eu não joguei Mega Man III na época, sacanagem. Aposto que eu seria uma criança menos rebelde se tivesse feito! hahaha!
Que da hora que jogou em locadora, Marvox! Aposto que isso trouxe bastante experiência legal.
Valeu Marvox!
Parabéns pelo post…#nostaldia…
Valeu Joninha! XD
Belo post esse seu Caduco você disse tudo cara eu assino em baixo essa sua recomendação que escolheu ai para a criançada são bons jogos para se começar a ter uma noção de como é.
Valeu Rock, acho que isso ajudaria a criançada a não ficar preguiçosa nos games! rs
Fala Cadu! Quanto tempo!
Pô cara…tacou logo um Megaman nos cornos do guri…ao menos não foi o Megaman 1, senão ele não ia jogar nada nunca mais.
Gostaria de compartilhar que fiz meu sobrinho\afilhado de 15 anos jogar Chrono Trigger no emulador no celular…e ele chegou sozinho no primeiro chefe Yakra! Só dei as dicas de falar com todos, fuçar tudo e ganhar experiência (que hj chamam de upar). Tô até instalando uns emuladores no notebook dele (que na verdade é do pai…eheheh).
Olha só, que maravilha! Seu sobrinho curtiu o jogo?
É legal que ele já vai pegando como os jogos eram antigamente, assim não deixa ele preguiçoso ou algo assim quando der de cara com algum desafio. E vc colocou ele pra jogar logo o melhor RPG de todos, vai deixar ele mal acostumado! hahaha!
Valeu Mario!
Fala Cadu! Joguei todos esses jogos que citou! O Frostbite foi um dos primeiros games que joguei em um videogame, minha tia tinha ele e era viciada! Eu era muito ruim nele >.< MUITO! Me lembro que chegava a ficar nervoso em não conseguir entrar no iglu! Eu devia ter uns 5 anos.
Megaman 3 eu joguei no Nintendinho do meu irmão hahahaha! Amava o personagem, mas o jogo era difícil demais para mim! Pode perceber q eu era um jogador bem fraquinho naquela época hahahaha! Mas em compensação eu tinha aquele mini-game do Paraguaí do Tetris e nesse eu detonava ^^ Jogava até a velocidade 8 e voltava para 1 fazendo os pontos zerarem ^^ Então eu recomendo o Tetris sem dúvida para qualquer criança.
Excelente post Cadu ^^ Shows de bola o Meme! Grande Abraço!
Engraçado Ivo, Frostbite era um jogo que chamava demais a atenção das mulheres. Minha mãe surrava todo mundo em casa nele, e ela nem liga pra videogames. Aí vc citou sua tia, também já me falaram de mães/tias/etc que detonavam na época. Queria saber o porque (pra lançar algo de sucesso em celulares e ganhar dinheiro! huauhahuahu).
Cara como eu odeio Brick Game! kkkkkk. Eu achava engraçado que não era só eu, meu pai também. Os dois completamente mal acostumados ao do Game Boy. Mega Man eu pulei fácil na infância, como vc sabe, tô “sofrendo” agora na vida adulta e tô adorando. Pena que o NES passou tão batido pra mim. Mas aposto que as experiências que vc teve com esses jogos na infância te ensinaram muitas coisas, mesmo que vc não progredisse muito neles na época. É mais ou menos isso que explica o pq de eu ter escolhido estes jogos.
Valeu Ivo.
Ótimo post e ótima recomendação hehe #Nostaldia
Valeu Juan! XD