Resultado do Gamer Caduco Awards 2018

Olá meus caros, como estão?

Como já é de conhecimento de muitos, considerando o último post do Meme Gamer daqui do blog, em 2018 eu bati meu recorde pessoal de jogos jogados e terminados em um ano. Foi dedicação total aos videogames, algo do qual eu só tenho motivos pra comemorar.

Só que isso acarretou em um único “problema” (muitas aspas aqui): e pra escolher qual foi o melhor deles?

A imensa lista para nominação do Gamer Caduco Awards (GCA), brincadeira que eu sigo a risca desde que comecei a participar do Meme Gamer (em 2011), ficou um tanto quanto difícil. E é claro que eu chamei os leitores pra participarem dessa escolha, fazer a sacanagem de botar frente a frente joias do passado e grandiosos jogos mais recentes. Dá bastante pano pra manga, vira e mexe alguém questiona isso. Eu sempre só dou risada e continuo com a minha ideia maluca.

Por conta do grande volume de jogos, este ano mudei um pouco e os leitores poderiam votar em três jogos ao invés de um só. Isso deve ter facilitado um pouco as coisas. Ou será que dificultou? Deixo aí o espaço dos comentários pra vocês opinarem.

O resultado da votação foi bastante interessante. Eu fiquei realmente surpreso, imaginava que seria bem diferente. Inclusive vários jogos ficaram com o mesmo número de votos, e como na semana passada eu simplesmente não consegui arrumar tempo pra fazer este post de resultados, acabei estendendo um pouco a brincadeira e levei a disputa também para o Twitter (esses posts aqui: primeira, segunda, terceira, quarta, último lugar).

As votações extras duraram boa parte do último final de semana e definiram as colocações intermediárias. Isso porque o primeiro lugar já estava definido.

Chega de enrolação, né? Vamos logo com o resultado. Este aqui é o ranking de vocês, leitores!

Lista dos Leitores

1º lugar – Super Mario Odyssey (Switch) – 10% dos votos
2º lugar – Castlevania (NES) – 8% dos votos e 46% votação extra
3º lugar – The Witcher 3 – The Wild Hunt (PS4) e Wonder Boy: The Dragon’s Trap (Switch) – empatados com 8% dos votos e 27% votação extra
5º lugar – The Revenge of Shinobi (Mega Drive) – 6% dos votos e 64% votação extra
6º lugarMaster of Darkness (Master System) – 6% dos votos e 36% votação extra
7º lugarCaslevania 3: Dracula’s Curse (NES) – 4% dos votos e 53% votação extra A
8º lugarNinja Gaiden 2 (NES) – 4% dos votos e 28% votação extra B
9º lugarHorizon Chase Turbo (PS4), Astérix (Master System) e Ninja Gaiden (Master System) – empatados com 4% dos votos e 24% votação extra B
12º lugarAkumajō Special: Boku Dracula-kun (NES) – 4% dos votos e 21% votação extra A
13º lugarContra (NES) – 4% dos votos e 15% votação extra A
14º lugarTeenage Mutant Ninja Turtles (NES) – 4% dos votos e 11% votação extra A
15º lugarDeltarune – Capítulo 1 (PC), Final Fantasy III [Remake] (PSP), Giana Sisters: Twisted Dreams – Director’s Cut (PS4), Jackie Chan’s Action Kung Fu (NES), Knuckles’ Chaotix (32X), Legend of Illusion starring Mickey Mouse (Game Gear), Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch), Mega Man V (NES), Mother Russia Bleeds (PS4), Rayman Legends (Wii U), Shadow of Mordor (PS4) e Tails Adventures (Game Gear) – todos empatados com 2% dos votos.
27º lugarAlex Kidd in Miracle World 2 (ROM Hack – Master System), Bomberman (NES), Choplifter HD (PS3), Fire Emblem Awakening (3DS), flOw (PS Vita), Hue (PS Vita), Kyatto Ninden Teyandee (NES), Mega Man VI (NES), Ninja Crusaders (NES), P.O.W. – Prisoners of War (NES), Sonic Drift (Game Gear), Sonic Drift 2 (Game Gear), Sonic Forces (PS4), Sonic Triple Trouble (Game Gear), Street Fighter V: Arcade Edition (PS4), Super Luigi U (Wii U), Tails’ Sky Patrol (Game Gear), TorqueL (PS Vita) e Violent Storm (Arcade) – nenhum voto
46º lugarWacky Worlds: Creativity Studio (Mega Drive) – nenhum voto e escolhido o pior jogo da lista

Poxa, que legal ver que Super Mario continua com moral com os jogadores, pelo menos entre os leitores do blog. Eu sempre imagino que o pessoal daqui costuma puxar mais pro lado do retrô, e mesmo assim os clássicos não conseguiram bater Super Mario Odyssey. Pode ter caído naquela situação de ser o segundo ou terceiro voto dos leitores (algo que o Sabat lá do Retroplayers previu no comentário dele do post da votação), ou pode ser que ele é realmente o primeiro de todo mundo. Isso é algo que não vamos descobrir, mas que ele merece este primeiro lugar, isso com certeza!

Não que ele tenha sido a minha escolha. Mesmo que tenha ficado bem rankeado na minha lista. Sim, este ano voltei à tradição e elaborei o ranking, diferentemente do que fiz em 2017 (eu ainda deveria corrigir isso).

Pra montar o meu ranking eu tentei algo diferente: montei um “campeonato” entre os jogos e tentei decifrar quem era melhor em “confrontos diretos”. Então imaginem que eu pego o jogo A versus o jogo B, vejo se existe um melhor ou se é praticamente um empate. Se algum deles vencer, soma 3 pontos e o outro não soma nada. Se empatarem, um ponto pra cada um. Então todos os jogos “se enfrentaram” e no fim ficou elaborada uma pontuação geral para decidir o “campeão” deles. Bem estilo campeonatos de futebol mesmo.

Fiz a comparação do resultado deste “campeonato” e um “pré-ranking” que eu tinha feito anteriormente e não tinha certeza se era aquilo mesmo. Dessa comparação saiu o ranking definitivo que, sem mais enrolações, apresento pra vocês agora mesmo:

Lista do Gamer Caduco

1º lugar Castlevania (NES)
2º lugar Caslevania 3: Dracula’s Curse (NES)
3º lugarThe Revenge of Shinobi (Mega Drive)
4º lugar Akumajō Special: Boku Dracula-kun (NES)
5º lugar Super Mario Odyssey (Switch)
6º lugar Contra (NES)
7º lugar P.O.W. – Prisoners of War (NES)
8º lugar Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
9º lugar The Witcher 3 – The Wild Hunt (PS4)
10º lugar Shadow of Mordor (PS4)
11º lugar Horizon Chase Turbo (PS4)
12º lugar Ninja Gaiden 2 (NES)
13º lugar Ninja Gaiden (Master System)
14º lugar Jackie Chan’s Action Kung Fu (NES)
15º lugar Master of Darkness (Master System)
16º lugar Wonder Boy: The Dragon’s Trap (Switch)
17º lugar Astérix (Master System)
18º lugar Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch)
19º lugar Deltarune – Capítulo 1 (PC)
20º lugar Violent Storm (Arcade)
21º lugar Tails’ Sky Patrol (Game Gear)
22º lugar Mega Man VI (NES)
23º lugar Super Luigi U (Wii U)
24º lugar Fire Emblem Awakening (3DS)
25º lugar Kyatto Ninden Teyandee (NES)
26º lugar Tails Adventures (Game Gear)
27º lugar Street Fighter V: Arcade Edition (PS4)
28º lugar Rayman Legends (Wii U)
29º lugar Legend of Illusion starring Mickey Mouse (Game Gear)
30º lugar Hue (PS Vita)
31º lugar Final Fantasy III [Remake] (PSP)
32º lugar Bomberman (NES)
33º lugarMega Man V (NES)
34º lugar Mother Russia Bleeds (PS4)
35º lugar Ninja Crusaders (NES)
36º lugar Choplifter HD (PS3)
37º lugarSonic Drift (Game Gear)
38º lugarSonic Drift 2 (Game Gear)
39º lugar Knuckles’ Chaotix (32X)
40º lugar Alex Kidd in Miracle World 2 (ROM Hack – Master System)
41º lugar Giana Sisters: Twisted Dreams – Director’s Cut (PS4)
42º lugar Sonic Triple Trouble (Game Gear)
43º lugar TorqueL (PS Vita)
44º lugarSonic Forces (PS4)
45º lugar flOw (PS Vita)
46º lugar Wacky Worlds: Creativity Studio (Mega Drive)

Não tem jeito, eu me apaixonei por Castlevania. Mesmo que o terceiro jogo da série seja praticamente uma versão melhorada do primeiro, eu mantenho o primogênito como o vencedor do GCA2018. Não a toa o Castlevania 3 fica com a segunda colocação. Por pouco a série não fechou a trinca com Akumajō Special: Boku Dracula-kun, mas eu morro de amores por The Revenge of Shinobi desde a época de moleque, não poderia deixar de colocar ele numa posição de destaque. Ele só não vence os Castlevania mesmo, na minha lista.

Super Mario Odyssey, a escolha dos leitores, vem logo na sequência fechando o Top 5. Um jogo novo entre os cinco primeiros, pra ninguém apontar o chocalho pra mim e me chamar de velho! Mas logo os retrô voltam com o pai dos Run’n Gun, Contra, seguido pelo surpreendente P.O.W. e o controverso TMNT. O NES dominou com tranquilidade o Top 10, que tem também outros dois jogos modernos que eu achei incríveis: The Witcher 3 e Shadow of Mordor.

O pior jogo da lista eu concordo com vocês sem sombra de dúvidas. Wacky Worlds chega a ser uma ofensa, que troço horrível. Não que seja um jogo, mas nem no que ele se propõe a fazer ele é competente. E olha que eu detesto Sonic Forces com todas as forças (juro que não é um trocadilho, saiu sem querer). Mas nem ele consegue ser tão ruim.

Bem, meus caros, é isso. Este ano, como podem perceber, está um pouco difícil de dedicar tempo ao blog. Mas eu vou tentar voltar a publicar com alguma frequência, mesmo que baixa.

Agradeço mais uma vez a todos e até o próximo post!

Aquele abraço!

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Gamer Caduco Awards e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Resultado do Gamer Caduco Awards 2018

  1. “os clássicos não conseguiram bater Super Mario Odyssey. Pode ter caído naquela situação de ser o segundo ou terceiro voto dos leitores (algo que o Sabat lá do Retroplayers previu no comentário dele do post da votação), ou pode ser que ele é realmente o primeiro de todo mundo. Isso é algo que não vamos descobrir…”

    Ligue Djah!!

  2. Hyper Emerson disse:

    Junta aí os jogos da GCA que receberam nenhum voto até hoje e faz uma votação pra decidir qual é o pior dos piores!

    • Gamer Caduco disse:

      Olha, ótima ideia! Talvez eu faça isso pro melhor e pro pior, uma ótima ideia para o aniversário de 10 anos do blog!
      Só falta pedir pra galera votar nos anos que não tiveram votação, mas isso dá pra fazer uma por mês! XD

  3. aki é rock disse:

    Lista sem sensacional Caduco ficou bem maneira viu kra gostei bastante das posições que os jogos ficaram.

  4. smariobr disse:

    Se é loko cachoeira? Tu jogou 46 jogo em um ano???? Fiquei uns 5 meses só no Dark Souls 2!!!! E agora tô perdido e nem sei o que jogar! Que loucura! Jesus me amassa ue tô passado…

    • Gamer Caduco disse:

      Ahhhh Mario, mas eu não peguei nenhum jogo longo. Com um Dark Souls da vida a gente acaba encurtando a lista mesmo, muitas horas de gameplay. Pode ver que a minha lista tem vários jogos curtos.
      Esse ano já me lasquei, 3 meses pra terminar Battletoads! Hahahahaha

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s