Resultado do Gamer Caduco Awards 2018

Olá meus caros, como estão?

Como já é de conhecimento de muitos, considerando o último post do Meme Gamer daqui do blog, em 2018 eu bati meu recorde pessoal de jogos jogados e terminados em um ano. Foi dedicação total aos videogames, algo do qual eu só tenho motivos pra comemorar.

Só que isso acarretou em um único “problema” (muitas aspas aqui): e pra escolher qual foi o melhor deles?

A imensa lista para nominação do Gamer Caduco Awards (GCA), brincadeira que eu sigo a risca desde que comecei a participar do Meme Gamer (em 2011), ficou um tanto quanto difícil. E é claro que eu chamei os leitores pra participarem dessa escolha, fazer a sacanagem de botar frente a frente joias do passado e grandiosos jogos mais recentes. Dá bastante pano pra manga, vira e mexe alguém questiona isso. Eu sempre só dou risada e continuo com a minha ideia maluca.

Por conta do grande volume de jogos, este ano mudei um pouco e os leitores poderiam votar em três jogos ao invés de um só. Isso deve ter facilitado um pouco as coisas. Ou será que dificultou? Deixo aí o espaço dos comentários pra vocês opinarem.

O resultado da votação foi bastante interessante. Eu fiquei realmente surpreso, imaginava que seria bem diferente. Inclusive vários jogos ficaram com o mesmo número de votos, e como na semana passada eu simplesmente não consegui arrumar tempo pra fazer este post de resultados, acabei estendendo um pouco a brincadeira e levei a disputa também para o Twitter (esses posts aqui: primeira, segunda, terceira, quarta, último lugar).

As votações extras duraram boa parte do último final de semana e definiram as colocações intermediárias. Isso porque o primeiro lugar já estava definido.

Chega de enrolação, né? Vamos logo com o resultado. Este aqui é o ranking de vocês, leitores!

Lista dos Leitores

1º lugar – Super Mario Odyssey (Switch) – 10% dos votos
2º lugar – Castlevania (NES) – 8% dos votos e 46% votação extra
3º lugar – The Witcher 3 – The Wild Hunt (PS4) e Wonder Boy: The Dragon’s Trap (Switch) – empatados com 8% dos votos e 27% votação extra
5º lugar – The Revenge of Shinobi (Mega Drive) – 6% dos votos e 64% votação extra
6º lugarMaster of Darkness (Master System) – 6% dos votos e 36% votação extra
7º lugarCaslevania 3: Dracula’s Curse (NES) – 4% dos votos e 53% votação extra A
8º lugarNinja Gaiden 2 (NES) – 4% dos votos e 28% votação extra B
9º lugarHorizon Chase Turbo (PS4), Astérix (Master System) e Ninja Gaiden (Master System) – empatados com 4% dos votos e 24% votação extra B
12º lugarAkumajō Special: Boku Dracula-kun (NES) – 4% dos votos e 21% votação extra A
13º lugarContra (NES) – 4% dos votos e 15% votação extra A
14º lugarTeenage Mutant Ninja Turtles (NES) – 4% dos votos e 11% votação extra A
15º lugarDeltarune – Capítulo 1 (PC), Final Fantasy III [Remake] (PSP), Giana Sisters: Twisted Dreams – Director’s Cut (PS4), Jackie Chan’s Action Kung Fu (NES), Knuckles’ Chaotix (32X), Legend of Illusion starring Mickey Mouse (Game Gear), Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch), Mega Man V (NES), Mother Russia Bleeds (PS4), Rayman Legends (Wii U), Shadow of Mordor (PS4) e Tails Adventures (Game Gear) – todos empatados com 2% dos votos.
27º lugarAlex Kidd in Miracle World 2 (ROM Hack – Master System), Bomberman (NES), Choplifter HD (PS3), Fire Emblem Awakening (3DS), flOw (PS Vita), Hue (PS Vita), Kyatto Ninden Teyandee (NES), Mega Man VI (NES), Ninja Crusaders (NES), P.O.W. – Prisoners of War (NES), Sonic Drift (Game Gear), Sonic Drift 2 (Game Gear), Sonic Forces (PS4), Sonic Triple Trouble (Game Gear), Street Fighter V: Arcade Edition (PS4), Super Luigi U (Wii U), Tails’ Sky Patrol (Game Gear), TorqueL (PS Vita) e Violent Storm (Arcade) – nenhum voto
46º lugarWacky Worlds: Creativity Studio (Mega Drive) – nenhum voto e escolhido o pior jogo da lista

Poxa, que legal ver que Super Mario continua com moral com os jogadores, pelo menos entre os leitores do blog. Eu sempre imagino que o pessoal daqui costuma puxar mais pro lado do retrô, e mesmo assim os clássicos não conseguiram bater Super Mario Odyssey. Pode ter caído naquela situação de ser o segundo ou terceiro voto dos leitores (algo que o Sabat lá do Retroplayers previu no comentário dele do post da votação), ou pode ser que ele é realmente o primeiro de todo mundo. Isso é algo que não vamos descobrir, mas que ele merece este primeiro lugar, isso com certeza!

Não que ele tenha sido a minha escolha. Mesmo que tenha ficado bem rankeado na minha lista. Sim, este ano voltei à tradição e elaborei o ranking, diferentemente do que fiz em 2017 (eu ainda deveria corrigir isso).

Pra montar o meu ranking eu tentei algo diferente: montei um “campeonato” entre os jogos e tentei decifrar quem era melhor em “confrontos diretos”. Então imaginem que eu pego o jogo A versus o jogo B, vejo se existe um melhor ou se é praticamente um empate. Se algum deles vencer, soma 3 pontos e o outro não soma nada. Se empatarem, um ponto pra cada um. Então todos os jogos “se enfrentaram” e no fim ficou elaborada uma pontuação geral para decidir o “campeão” deles. Bem estilo campeonatos de futebol mesmo.

Fiz a comparação do resultado deste “campeonato” e um “pré-ranking” que eu tinha feito anteriormente e não tinha certeza se era aquilo mesmo. Dessa comparação saiu o ranking definitivo que, sem mais enrolações, apresento pra vocês agora mesmo:

Lista do Gamer Caduco

1º lugar Castlevania (NES)
2º lugar Caslevania 3: Dracula’s Curse (NES)
3º lugarThe Revenge of Shinobi (Mega Drive)
4º lugar Akumajō Special: Boku Dracula-kun (NES)
5º lugar Super Mario Odyssey (Switch)
6º lugar Contra (NES)
7º lugar P.O.W. – Prisoners of War (NES)
8º lugar Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
9º lugar The Witcher 3 – The Wild Hunt (PS4)
10º lugar Shadow of Mordor (PS4)
11º lugar Horizon Chase Turbo (PS4)
12º lugar Ninja Gaiden 2 (NES)
13º lugar Ninja Gaiden (Master System)
14º lugar Jackie Chan’s Action Kung Fu (NES)
15º lugar Master of Darkness (Master System)
16º lugar Wonder Boy: The Dragon’s Trap (Switch)
17º lugar Astérix (Master System)
18º lugar Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch)
19º lugar Deltarune – Capítulo 1 (PC)
20º lugar Violent Storm (Arcade)
21º lugar Tails’ Sky Patrol (Game Gear)
22º lugar Mega Man VI (NES)
23º lugar Super Luigi U (Wii U)
24º lugar Fire Emblem Awakening (3DS)
25º lugar Kyatto Ninden Teyandee (NES)
26º lugar Tails Adventures (Game Gear)
27º lugar Street Fighter V: Arcade Edition (PS4)
28º lugar Rayman Legends (Wii U)
29º lugar Legend of Illusion starring Mickey Mouse (Game Gear)
30º lugar Hue (PS Vita)
31º lugar Final Fantasy III [Remake] (PSP)
32º lugar Bomberman (NES)
33º lugarMega Man V (NES)
34º lugar Mother Russia Bleeds (PS4)
35º lugar Ninja Crusaders (NES)
36º lugar Choplifter HD (PS3)
37º lugarSonic Drift (Game Gear)
38º lugarSonic Drift 2 (Game Gear)
39º lugar Knuckles’ Chaotix (32X)
40º lugar Alex Kidd in Miracle World 2 (ROM Hack – Master System)
41º lugar Giana Sisters: Twisted Dreams – Director’s Cut (PS4)
42º lugar Sonic Triple Trouble (Game Gear)
43º lugar TorqueL (PS Vita)
44º lugarSonic Forces (PS4)
45º lugar flOw (PS Vita)
46º lugar Wacky Worlds: Creativity Studio (Mega Drive)

Não tem jeito, eu me apaixonei por Castlevania. Mesmo que o terceiro jogo da série seja praticamente uma versão melhorada do primeiro, eu mantenho o primogênito como o vencedor do GCA2018. Não a toa o Castlevania 3 fica com a segunda colocação. Por pouco a série não fechou a trinca com Akumajō Special: Boku Dracula-kun, mas eu morro de amores por The Revenge of Shinobi desde a época de moleque, não poderia deixar de colocar ele numa posição de destaque. Ele só não vence os Castlevania mesmo, na minha lista.

Super Mario Odyssey, a escolha dos leitores, vem logo na sequência fechando o Top 5. Um jogo novo entre os cinco primeiros, pra ninguém apontar o chocalho pra mim e me chamar de velho! Mas logo os retrô voltam com o pai dos Run’n Gun, Contra, seguido pelo surpreendente P.O.W. e o controverso TMNT. O NES dominou com tranquilidade o Top 10, que tem também outros dois jogos modernos que eu achei incríveis: The Witcher 3 e Shadow of Mordor.

O pior jogo da lista eu concordo com vocês sem sombra de dúvidas. Wacky Worlds chega a ser uma ofensa, que troço horrível. Não que seja um jogo, mas nem no que ele se propõe a fazer ele é competente. E olha que eu detesto Sonic Forces com todas as forças (juro que não é um trocadilho, saiu sem querer). Mas nem ele consegue ser tão ruim.

Bem, meus caros, é isso. Este ano, como podem perceber, está um pouco difícil de dedicar tempo ao blog. Mas eu vou tentar voltar a publicar com alguma frequência, mesmo que baixa.

Agradeço mais uma vez a todos e até o próximo post!

Aquele abraço!

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esse post foi publicado em Gamer Caduco Awards e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Resultado do Gamer Caduco Awards 2018

  1. “os clássicos não conseguiram bater Super Mario Odyssey. Pode ter caído naquela situação de ser o segundo ou terceiro voto dos leitores (algo que o Sabat lá do Retroplayers previu no comentário dele do post da votação), ou pode ser que ele é realmente o primeiro de todo mundo. Isso é algo que não vamos descobrir…”

    Ligue Djah!!

  2. Hyper Emerson disse:

    Junta aí os jogos da GCA que receberam nenhum voto até hoje e faz uma votação pra decidir qual é o pior dos piores!

    • Gamer Caduco disse:

      Olha, ótima ideia! Talvez eu faça isso pro melhor e pro pior, uma ótima ideia para o aniversário de 10 anos do blog!
      Só falta pedir pra galera votar nos anos que não tiveram votação, mas isso dá pra fazer uma por mês! XD

  3. aki é rock disse:

    Lista sem sensacional Caduco ficou bem maneira viu kra gostei bastante das posições que os jogos ficaram.

  4. smariobr disse:

    Se é loko cachoeira? Tu jogou 46 jogo em um ano???? Fiquei uns 5 meses só no Dark Souls 2!!!! E agora tô perdido e nem sei o que jogar! Que loucura! Jesus me amassa ue tô passado…

    • Gamer Caduco disse:

      Ahhhh Mario, mas eu não peguei nenhum jogo longo. Com um Dark Souls da vida a gente acaba encurtando a lista mesmo, muitas horas de gameplay. Pode ver que a minha lista tem vários jogos curtos.
      Esse ano já me lasquei, 3 meses pra terminar Battletoads! Hahahahaha

  5. Pingback: Resultado do Gamer Caduco Awards 2010 | Gamer Caduco

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s