Resultado do Gamer Caduco Awards 2019

Olá meus caros, tudo bem com vocês?

Andei sumido aqui do blog, praticamente dois meses sem postar. Correria estava grande e em algumas áreas da vida continuam corridas, mas com todo esse caos provocado pelo tal do T-Virus Corona Vírus (me recuso a chamar de Novo Corona Vírus, parece nome de relançamento da Nintendo), outras coisas desaceleraram bastante e eu consegui voltar a escrever e editar os posts.

Ou seja, em breve a Maratona Sonic está de volta. Mas enquanto isso não acontece, vai ao ar o post que eu estava devendo este ano: o resultado do Gamer Caduco Awards 2019.

Bem, além da correria, um dos motivadores do atraso deste post foi o mega empate que ocorreu na votação dos leitores. Um monte de jogos ficaram empatado com dois votos, um monte de jogos ficaram empatados com apenas um voto. O que foi que fiz? Mandei a decisão final para o Twitter!

Em praticamente nove votações chegamos à um resultado. Vou deixar os links aqui para vocês conferirem:

Final

Primeira semi-final
Segunda semi-final

Final dos jogos com um voto

Primeira disputa de jogos de um voto
Segunda disputa de jogos de um voto
Terceira disputa de jogos de um voto
Quarta disputa de jogos de um voto
Quinta disputa de jogos de um voto

O resultado ficou assim:

Ranking dos leitores

1º lugar – Sunset Riders (Mega Drive) – vencedor da final
2º lugar – Sonic R (Saturn) – derrotado na final
3º lugar – Bloodstained: Curse of the Moon (Switch), XCOM2 (Playstation 4), Valkyria Chronicles 4 (Switch), Shinobi III: Return of the Ninja Master (Mega Drive), Mega Bomberman (Mega Drive) e Battletoads (NES) – derrotados na semi-final
4º lugar – Bare Knuckle III (Mega Drive) – vencedor da final de jogos de um voto
5º lugar – Hollow Knight (Switch), Phantasy Star IV (Mega Drive), Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2 (Master System) e Sonic Adventure 2 (Dreamcast) – um voto e derrotados nas final dos jogos com um voto, mais Hollow Knight que foi o com menor desempenho entre os vencedores das disputas anteriores
6º lugar – Marvel’s Spider-Man (Playstation 4), Sonic Jam (Saturn), Super Mario RPG (Super NES), Dragon Ball FighterZ (Playstation 4), R.C. Grand Prix (Master System), Sonic Labyrinth (Game Gear), Pulseman (Mega Drive), Full Throttle Remastered (Playstation 4), Enduro Racer (Master System), Valis III (Mega Drive), Magical Taruruuto-kun (Mega Drive), Super Mario Maker 2 (Switch), South Park: Fractured But Whole (Playstation 4), Battle OutRun (Master System), Sonic Blast (Game Gear) – um voto e derrotados nas disputas de jogos de um voto
7º lugar – Sonic Pocket Adventure (Neo Geo Pocket Color), Captain Toad: Treasure Tracker (Switch), ESWAT: City Under Siege (Mega Drive), ToeJam & Earl – Back to the Groove (Switch), Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa (Master System), Mario Kart Tour (Android), Valis: The Fantasm Soldier (Mega Drive), Taz Mania (Master System), Sonic the Fighters (Playstation 3), The Flintstones (Mega Drive), Astérix and the Secret Mission (Master System), Woody Pop (Master System), Rambo III (Mega Drive), Escaped Chasm (PC), Sonic Shuffle (Dreamcast), Virtua Fighter Animation (Master System), Submarine Attack (Master System), Shadow Blasters (Mega Drive) e Tempo Jr. (Game Gear) – nenhum voto

Eu confesso que fiquei muito surpreso com o resultado. Não que Sunset Riders de Mega Drive não mereça vencer a disputa, eu só imaginava que outros jogos eram mais queridos pelos leitores. Além disso, eu nunca imaginaria Sonic R na final. De novo, não é que ele também não mereça estar, mas no texto mesmo do jogo eu já tinha falado que diversas pessoas falaram mal do jogo pra mim antes que eu o conhecesse, não sabia que ele era mais amado que odiado, achei que era equilibrado ou o contrário. Os demais jogos com dois votos e que foram considerados como terceiro lugar merecem a posição. Tudo inquestionável. Vocês fizeram ótimas escolhas, de verdade!

Ainda assim, este ano o ranking de vocês ficou um pouco diferente do meu ranking pessoal. Mas também, o meu masoquismo me fez colocar em primeiro lugar um jogo que muita gente passa longe, algo que eu entendo porque eu também me afastei por muitos anos dele. Vocês já sabem de quem estou falando. Então, sem mais delongas, meu ranking:

Ranking do Gamer Caduco

1º lugar – Battletoads (NES)
2º lugar – Hollow Knight (Switch)
3º lugar – Sunset Riders (Mega Drive)
4º lugar – Sonic Pocket Adventure (Neo Geo Pocket Color)
5º lugar – Sonic R (Saturn)
6º lugar – Super Mario RPG (Super NES)
7º lugar – Phantasy Star IV (Mega Drive)
8º lugar – Valkyria Chronicles 4 (Switch)
9º lugar – Bare Knuckle III (Mega Drive)
10º lugar – Captain Toad: Treasure Tracker (Switch)
11º lugar – Shinobi III: Return of the Ninja Master (Mega Drive)
12º lugar – Marvel’s Spider Man (Playstation 4)
13º lugar – XCOM 2 (Playstation 4)
14º lugar – Bloodstained: Curse of the Moon (Switch)
15º lugar – Enduro Racer (Master System)
16º lugar – ESWAT: City Under Siege (Mega Drive)
17º lugar – ToeJam & Earl – Back to the Groove (Switch)
18º lugar – Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa (Master System)
19º lugar – Super Mario Maker 2 (Switch)
20º lugar – Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (Master System)
21º lugar – Mega Bomberman (Mega Drive)
22º lugar – R.C. Grand Prix (Master System)
23º lugar – South Park: The Fractred But Whole (Playstation 4)
24º lugar – Magical Taruruuto-Kun (Mega Drive)
25º lugar – Dragon Ball FighterZ (Playstation 4)
26º lugar – Valis: The Fantasm Soldier (Mega Drive)
27º lugar – Valis III (Mega Drive)
28º lugar – Pulseman (Mega Drive)
29º lugar – Mario Kart Tour (Android)
30º lugar – Sonic Adventure 2 Battle (Playstation 3)
31º lugar – Taz Mania (Master System)
32º lugar – Battle OutRun (Master System)
33º lugar – Sonic the Fighters (Playstation 3)
34º lugar – Sonic Labyrinth (Game Gear)
35º lugar – Woody Pop (Master System)
36º lugar – The Flintstones (Mega Drive)
37º lugar – Astérix and the Secret Mission (Master System)
38º lugar – Sonic Jam (Saturn)
39º lugar – Escaped Chasm (PC)
40º lugar – Rambo III (Mega Drive)
41º lugar – Full Throttle Remastered (Playstation 4)
42º lugar – Sonic Shuffle (Dreamcast)
43º lugar – Virtua Fighter Animation (Master System)
44º lugar – Submarine Attack (Master System)
45º lugar – Shadow Blasters (Mega Drive)
46º lugar – Sonic Blast (Master System)
47º lugar – Tempo Jr. (Game Gear)

Bem, eu já expliquei no post que fiz sobre Battletoads do Nintendinho, mas é sempre bom repetir: que outro jogo te oferece (pelo menos) doze desafios completamente diferentes e extremamente criativos e divertidos? Não é comum, na indústria, que inclusive está arriscando cada vez menos em criatividade, por muitas razões (algumas delas compreensíveis) que eu nem vou discutir aqui. Battletoads deve ter entrado para o meu ranking pessoal entre os dez melhores jogos que joguei na vida, com toda certeza. Então não tem como outro jogo estar na primeira colocação. Eu nunca vou esquecer a experiência que tive com o jogo durante os três meses que fiquei jogando até finalmente conseguir chegar no fim, sem save states, sem maracutaias.

Hollow Knight mereceu a segunda colocação não só pelo grande desafio que o jogo oferece como por todo aquele mundo que foi criado, a atmosfera envolvendo ele, os gráficos lindos e toda parte sonora que encaixa perfeitamente com cada pedacinho do jogo. Um dos melhores Metroidvanias que joguei na vida também. E combinou perfeitamente com o Switch!

Sunset Riders dispensa apresentações e não a toa ele foi para a final do ranking dos leitores e ficou com a primeira colocação. Eu concordo com vocês, é um jogaço! Agora preciso conhecer a versão de Arcade e de Super NES, que sei que são parecidas entre elas, mas completamente diferente do jogo do Mega Drive que encarei em 2019 pela primeira vez. Ainda não me conformo que eu não joguei este jogo antes na vida.

E, por mais que eu tenha me surpreendido com Sunset Riders, foi Sonic Pocket Adventure que ficou com o título de melhor surpresa que eu tive no ano passado. Também, o jogo é quase um demake de Sonic 2 de Mega Drive com fases estendidas e algumas coisas a mais e outras a menos. Não tem como eu não me apaixonar. Ele tinha tudo pra ser o vitorioso do ano, mas os jogos que ficaram melhores rankeados são incríveis demais.

Para fechar a descrição dos cinco primeiros colocados, que jogo maravilhoso que é Sonic R. Uma pena que nunca mais tivemos outro jogo igual a ele. É super criativo, super inovador, super estranho e ao mesmo tempo delicioso por ser estranho. Só não entendo porque ainda tem gente que insiste em dizer que ele é um jogo ruim. Talvez por ele ser diferente ele acabe gerando toda esta controvérsia, com gente amando o jogo e gente odiando. Mas fiquei feliz que ele chegou na finalíssima da votação dos leitores e ainda não perdeu feio para Sunset Riders. Concordo com vocês que ele merece estar no Top 3 e concordo também que não tem como ele vencer o jogo dos cowboys.

Os demais jogos foi uma luta pra organizar na lista, mas acho que cheguei em resultado satisfatório para este ano de 2020. Provavelmente em 2030 eu vou estar xingando muito o Caduco do passado. Mas não pelas primeiras cinco posições.

Ah sim, os quatro últimos merecem a posição que ficaram também. Submarine Attack é sem graça, Shadow Blasters é um horror, Sonic Blast é terrível e Tempo Jr. dá até tristeza. Tudo que está acima deles é pelo menos mediano, só não ficaram melhores no ranking porque 2019 foi um ano em que conheci muita coisa boa, não a toa a disputa foi tão ferrenha na parte intermediária da lista. Não só nela, o topo também gerou dúvidas. Ainda assim, insisto em dizer que eu gostei de como ficou o ranking.

E vocês? Estão me odiando quanto pelo resultado final? Espero que não muito!

Obrigado a todos pela participação na votação, eu sempre gosto de lançar o desafio pra vocês também pra gente rachar a cabeça juntos na escolha dos melhores.

Quem sabe um dia eu não bolo uma mega disputa entre os melhores jogos de cada ano? Spoiler: pretendo fazer isso ano que vem, no aniversário de 10 anos do blog. Que tal? Opinem aí!

Valeu galera, em breve mais posts, com a volta da Maratona Sonic.

Abraços a todos!

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Gamer Caduco Awards e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Resultado do Gamer Caduco Awards 2019

  1. Fiquei feliz com o resultado do Sonic R =) Eu adoro esse jogo e especialmente as músicas e nem imaginava que existia pessoas curtiam ele do mesmo modo que curto. De todos foi a maior surpresa na minha opinião. Achei legal que você tenha gostado também dele!

    Eu me lembro muito dele com carinho, mas também passei muitoooo malz jogando ele e até vomitei na casa de um amigo um dia hahahahaha! Vomitei na pia do banheiro dele de tão ruim que fiquei hahahahahaha!

    Mas deixando as nojeiras de lado! Continue fazendo suas votações Cadu! Sempre bom participar e ver os resultados.

    Grande Abraço.
    Ivo.

    • Gamer Caduco disse:

      Pô mano, vc tá até referenciado indiretamente no post de Sonic R, eu lembro dos bate-papos que tivemos sobre o jogo.
      Ainda não me conformo que tem gente que não curte ele. Mas enfim… fiquei feliz que ele ficou em segundo lugar dos leitores.
      E eu curti pra caramba! Só não ficou melhor colocado pq, bem… os outros jogos conseguem ser mais fodas! 🙂
      Tive sorte de não passar mal com ele. Engraçado isso, né? Eu enjôo até com o DOOM clássico hj em dia e não enjoei com jogo que te fez passar mal. Qual será a lógica disso, hein? HAHA
      Valeu Ivo!

  2. aki é rock disse:

    Essa lista ficou demais Caduco.

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s