Resultado: Gamer Caduco Awards 2020

Olá caros leitores, como estão?

Chegou a hora de revelar a lista dos melhores jogos entre aqueles que joguei em 2020, tanto as minhas escolhas quanto o resultado da votação dos leitores que começou no finalzinho de Janeiro e durou todo mês de Fevereiro.

O ranking deste ano, assim como nos demais anos, também foi bem difícil de montar. Em um ano onde ocorreram várias ótimas escolhas do que jogar, algumas delas tiveram que ficar em posições medianas. São jogos que me divertiram um bocado durante o difícil ano de 2020 e merecem todo destaque, mas não conseguem bater os primeiros colocados.

Desta vez vou divulgar o resultado da votação de vocês logo após o meu ranking pessoal. Já explico o porquê.

Por falar no meu, tiveram quatro títulos que eu resolvi deixar de fora: as coletâneas SEGA Genesis Classics e Mega Man Legacy Collection, pois, bem, são coletâneas; Mario Kart Tour, por ter aparecido na lista de 2019 (o mesmo se aplicaria a Super Mario Maker 2, mas este eu acabei colocando por ter jogado um modo diferente em 2020); e, por fim, Dr. Mario, que eu jogo praticamente todos os anos e seria muito injusto com os demais jogos colocá-lo, ele seria top 5 com toda certeza. Aliás, ele só entrou na lista do OQVJ2020 por eu ter conseguido a façanha de passar a última fase dele.

Listas e rankings normalmente são feitos para as pessoas odiarem mesmo, então sintam-se a vontade para pistolar nos comentários sobre as minhas escolhas. Só sejam educados, por favor. Zoeira tá liberada, como sempre!

Enfim, sem mais delongas, a minha lista.

Lista do Gamer Caduco

1. Streets of Rage 4 (Switch)
2. Sonic Advance (Game Boy Advance)
3. Nier Automata (PlayStation 4)
4. Celeste (Switch)
5. Decap Attack (Mega Drive)
6. The Witcher III: The Wild Hunt [DLC: Blood and Wine] (PlayStation 4)
7. Oniken (Switch)
8. Mega Man: The Wily Wars (Mega Drive)
9. Odallus: The Dark Call (Switch)
10. Shining Force (Mega Drive)
11. Dandara: Trials of Fear Edition (PlayStation 4)
12. Shovel Knight: King of Cards (Switch)
13. One Finger Death Punch (PC)
14. The Witcher III: The Wild Hunt [DLC: Heart of Stone] (PlayStation 4)
15. Super Mario Maker 2 (Switch)
16. Sonic Pinball Party (Game Boy Advance)
17. Sonic Advance 2 (Game Boy Advance)
18. Zero Wing (Mega Drive)
19. Neon Drive (PC)
20. Dead Cells (Switch)
21. PAC-MAN Championship Edition 2 (PlayStation 4)
22. Overcooked (PlayStation 4)
23. Sonic Advance 3 (Game Boy Advance)
24. Sonic Riders (Game Cube)
25. Game Dev Tycoon (Android)
26. Shovel Knight: Showdown (Switch)
27. Uchu Mega Fight (PC – Indie – Pico 8)
28. Erica (PlayStation 4)
29. Sonic: Battle (Game Boy Advance)
30. FIFA 20 (PlayStation 4)
31. Sonic Heroes (Game Cube)
32. Shadow the Hedgehog (Game Cube)

Vou comentar apenas os 5 primeiros e os dois últimos.

Eu já tinha adiantado que Streets of Rage 4 venceria este ano e foi isso que aconteceu. O carinho que todo time de desenvolvimento do jogo teve para trazer de volta uma das franquias mais queridas dos anos 90 precisa ser destacado aqui. Para mim foi um trabalho impecável, um jogo que beira a perfeição. Um dos melhores beat’em ups modernos que joguei, conseguiu carregar toda essência da época e da própria franquia sem deixar de ser um jogo moderno. Fiquei impressionado como eles conseguiram fazer este balanceamento.

Sonic Advance é até um roubo estar nesta lista, pois é um jogo que eu joguei bastante ao longo da vida, mesmo que eu não tivesse terminado ele antes. Mas talvez justamente por isso eu quis colocar ele na lista, para fazer a homenagem a um jogaço que eu demorei muito pra jogar a sério e sei que muita gente nunca deu chance o suficiente também, então estou aproveitando para dar o merecido destaque. Ele é tão parecido com os jogos clássicos da era dos 16 Bits e até mesmo dos 8 Bits que precisa ser conhecido por todos que gostam do personagem e seus jogos clássicos. As sequências já partem para uma pegada diferente, que também resultou em bons jogos, mas não tão bons quanto o primeiro da trilogia. Garantiu fácil a segunda colocação.

Nier: Automata foi uma das grandes surpresas do meu ano de 2020. Sempre que ouvia ou lia a respeito dele, tinha a impressão de que eu iria gostar quando jogasse, mas não no nível que eu gostei. Superou muitas das minhas expectativas, com uma história bastante original, personagens cativantes, mecânica quase impecável e uma carga de desafio incrível no Hard. Era tudo que eu precisava para continuar acreditando que os AAA das gerações atuais não são apenas títulos que possuem um esforço enorme em história e gráficos que acabam sacrificando gameplay porque os jogadores, digamos, “menos aficionados” preferem desta forma.

Celeste foi outra surpresa muito agradável, outro que eu achava que ia me divertir mas logo eu iria esquecer dele e não foi bem isso que aconteceu. Além do gameplay sensacional e todo desafio que o jogo oferece, o jogo ainda conta com uma história em diálogos que te bota pra pensar em coisas importantes da vida, que eu não vou revelar aqui para não dar spoiler. Era algo que eu não esperava e fiquei feliz demais com a mensagem que os criadores quiseram passar e mais a lição disso tudo, sem falar no desfecho. Como é um jogo de grandes desafios bem pontuais, não sei se é algo que acaba agradando a todos os públicos, mas tenho certeza que ele vale demais a pena para quem gosta de superar obstáculos tanto pensando em como resolver certos quebra-cabeças quanto os que gostam de mostrar habilidades com os controles.

Para fechar a lista dos 5 melhores, outro que é um roubo estar no ranking: Decap Attack. Eu amo este jogo desde que me conheço por gente, curto demais a temática, os gráficos, o design das fases, a trilha sonora, tudo. Quem nunca experimentou este clássico precisa dar uma chance a ele algum dia, com certeza não vai se arrepender. Ele tem a cara do Mega Drive.

Sobre os dois piores, o que vocês esperavam? Shadow the Hedgehog é horrível mesmo, tudo aquilo que vocês encontram pela Internet falando do jogo é verdade, mesmo as que eu não concordar por exagerarem demais vocês podem levar em consideração também.

Sonic Heroes é uma das maiores enganações que eu joguei na vida. Quem não explorou o jogo o bastante normalmente diz que o jogo é legal e faz uma série de elogios. Mas a real é que quanto mais você mexe nele, mais ele fede vai te mostrando problemas de vários nívels, tanto no design das fases quanto do próprio jogo, sem falar nos bugs e glitches que afetam fortemente o gameplay. Se você está no time que acha o jogo legal mas sabe que não jogou ele o bastante, permaneça assim. Vai por mim, ter na cabeça que é um jogo legal dá uma sensação boa. É como diz o ditado lá: “a ignorância é uma bênção”. Se você jogar o bastante, com certeza vai se decepcionar com muita coisa. Claro que isso não vale para os fãs incondicionais da série que sempre são muito presentes nos fandoms da vida.

Todos os jogos que ficaram acima deles dois são bons de alguma forma, só não são tão bons quanto os jogos que estão acima deles. Na minha opinião, claro.

Agora sim, a lista de vocês. Primeiro eu gostaria de agradecer muito a todos que participaram, principalmente pelo fato de que este ano teve um recorde absoluto de votos, nenhum outro ano chegou perto disso.

Foram 101 votos no total, lembrando que este número reflete o número de jogos escolhidos e não de pessoas que votaram. Fica difícil dizer quantas votaram, pois a votação aceitava até três escolhas e nem todos escolheram três jogos. Olhando por cima dá mais ou menos umas 35 a 45 pessoas que participaram (peguei a média e considerei que tiveram várias que votaram em apenas um jogo). Vocês são ótimos, muito obrigado mesmo a todos.

Agradeço também a todos os amigos e parceiros que ajudaram muito com isso, divulgando a votação no Twitter para todos os seguidores deles. Muito obrigado, galera! Este blog não seria nada sem todos vocês!

Para um ano que eu nem queria fazer o GCA e decidi meio em cima da hora montar a votação, ver este boom de votos acontecer deu uma injeção de ânimo até para que eu comentasse o ranking de vocês e comparasse ao meu, algo que eu não tinha planejado porque este post está para sair numa época onde a minha vida pessoal vai passar por uma grande reviravolta e em teoria eu não teria este tempo. Mas dane-se, vocês me animaram e eu vou dar o meu jeito.

Agora chega de delongas, vamos ao ranking dos leitores!

Lista dos leitores

1º lugarStreets of Rage 418% dos votos
2º lugar (dois jogos)SEGA Genesis Classics e Shining Force – 8% dos votos cada
4º lugar – Celeste – 7% dos votos
5º lugar (três jogos)Mega Man Legacy Collection, Overcooked e DLC: Blood and Wine (The Witcher III) – 5% dos votos cada
8º lugar (dois jogos) – Decap Attack e Oniken – 4% dos votos cada
10º lugar (cinco jogos)Dandara: Trials of Fear Edition, Dead Cells, Mega Man: The Wily Wars, Sonic Advance e Zero Wing – 3% dos votos cada
15º lugar (sete jogos)Nier Automata, Odallus: The Dark Call, PAC-MAN Championship Edition 2, Shadow the Hedgehog, Shovel Knight: King of Cards, Shovel Knight: Showdown e DLC: Heart of Stone (The Witcher III) – 2% dos votos cada
22º lugar (oito jogos)Erica, FIFA 20, One Finger Death Punch, Sonic Advance 2, Sonic Advance 3, Sonic Heroes, Super Mario Maker 2 e Uchu Mega Fight – 1% dos votos cada
30º lugar (sete jogos)Dr. Mario, Game Dev Tycoon, Mario Kart Tour, Neon Drive, Sonic: Battle, Sonic Pinball Party e Sonic Riders – nenhum voto

Eu já esperava pelo primeiro colocado, pois acho que conheço o público do blog. Streets of Rage 4 recebeu a esmagadora maioria de votos e venceu com folga o GCA de 2020. Neste ponto estamos alinhados, amigas e amigos! O jogo ficou fantástico mesmo, não há como negar.

O fato de ter colocado a coletânea de Mega Drive (SEGA Genesis Classics) para votação meio que sacaneou também, sei que tem muita gente fã do console que não poderia deixar de computar um voto para ele. Não a toa ficou em segundo no ranking. Na minha lista não apareceu, mas não duvidem que estaria no top 5 pelo menos.

E por falar em fãs de Mega Drive, é claro que outros títulos do console também foram bem votados. Não a toa Shining Force ficou empatado em segundo lugar com o título do parágrafo acima. Confesso que eu não esperava, achei que outros jogos ficariam a frente dele. Pessoal costuma falar melhor da sequência dele, que provavelmente vai pintar na disputa do GCA2021. Tenho bastante vontade de conhecer, tanto quanto tinha do primeiro e finalmente fiz isso em 2020.

A grande coincidência entre o ranking dos leitores e o meu foi Celeste, quarto lugar em ambas listas. É um baita jogo mesmo, quem ainda não jogou precisa conhecer em algum momento da vida. Recomendo colocarem em uma posição privilegiada no backlog de vocês.

A quinta posição ficou dividida entre Overcooked e a DLC Blood and Wine de The Witcher III e é realmente difícil dizer qual dos dois é melhor. Um te traz uma experiência multiplayer como poucos jogos modernos conseguem fazer e o outro é uma taça cheia de vinho um prato cheio pra quem curte uma boa história de fantasia com temática medieval, uma baita adição para o jogo que já é ótimo por si só.

Claro que eu vou comentar sobre os dois engraçadinhos que votaram em Shadow the Hedgehog e não permitiram que eu colocasse ele na lista dos piores. Tenho dúvidas se estas pessoas realmente estão zoando, se elas são masoquistas (disso eu entendo, também sou) ou se é algum fanboy de Sonic revoltado que surgiu por aqui para fazer voto de protesto ou algo assim. Claro que eu tô brincando, gente, cada um vota nos jogos que quiser, o evento é justamente para isso. Mas que eu ri bastante quando vi os votos e imaginei que pudessem ser alguma(s) das possibilidades que mencionei, inclusive estou rindo (mais do que deveria) ao digitar este parágrafo. Pareceu sacanagem. De qualquer forma, para mim esta foi a maior surpresa da votação.

É isso, meus caros. Novamente agradeço a todos pela leitura e fica um agradecimento especial a todos que votaram e fizeram desta brincadeira ainda mais divertida!

Até o próximo post!

Abraços a todos!

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esta entrada foi publicada em Gamer Caduco Awards com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Resultado: Gamer Caduco Awards 2020

  1. Shadowrod diz:

    Eu achei streets of rage 4 podre nas respeito a opinião dos gamers rs…mas acredito que um dos meus games favoritos de todos os tempos é o shooter Steel Empire no mega drive ( pode falar dele qualquer hora?).
    Mas o SOR4, boa lista.

    • Ô loko, como assim podre? Não que eu queira levantar polêmica nem arrumar treta, mas fiquei curioso pq uma crítica tão pesada num jogo que a galera meio que curtiu de uma forma geral. Talvez vc tenha alguns pontos de vista que eu não enxerguei quando joguei, não duvido que eu tenha sido capturado pela armadilha da nostalgia! hahaha
      Nunca joguei o Steel Empire, mas dei uma olhada e fiquei interessado. Vou botar no meu backlog e dependendo de como for eu coloco um texto sobre ele aqui sim, valeu pela dica! 🙂
      Valeu Shadowrod!

  2. Dá gosto de ver uma lista assim. Mesclando novos e clássicos. Isso é basicamente minha “filosofia” sobre videogames. Seja um Atari ou um Playstation 4… é tudo videogame. É um conjunto que sempre soma e nunca subtrai.

    • EXATO! É isso mesmo!
      Novo, velho, 2D, 3D, esporte, ação, RPG, difícil, fácil, baseado em história ou em mecânicas, etc etc… é tudo videogame pô! Vamos jogar e curtir! Se não curtir bora pro próximo!
      Eu tento mesclar muito as minhas jogatinas, alternando plataformas, gerações, estilos e gêneros. Nem sempre dá, mas vira e mexe acabam saindo algumas listas bem ecléticas nos Meme Gamers, se vc bater o olho nas listas vai ver que não estou mentindo.
      Importante é seguir somando!
      Valeu Giovani!

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s