Aniversário de 10 anos do blog Gamer Caduco

Olá caros leitores, como estão?

Na data de hoje o blog comemora o seu décimo aniversário!

Sim, o blog está fazendo dez anos de idade. Não é uma marca qualquer, isto merece ser comemorado.

Há dez anos eu criava um espaço para contar um pouco da minha história com os videogames, coisa que eu gosto muito desde que me conheço por gente.

Mas antes de continuarmos a comemoração em texto, permitam que eu compartilhe uma novidade.

Caso estejam sem tempo e queiram escutar a versão em áudio deste mesmo post, basta clicar abaixo para escutar:

Agora voltando ao texto original.

Totalmente inspirado por outros sites, como o Gagá Games e o (infelizmente) extinto Retroplayers, na época em que o blog foi concebido parecia uma ótima ideia criar um espaço para discutir diversos assuntos desta temática com pessoas neste mundão virtual, conhecer gente com bagagens totalmente diferentes e trocar figurinha da melhor maneira possível, mesmo quando as opiniões são totalmente divergentes.

Dez anos depois eu digo que a ideia foi um sucesso, mesmo que os blogs não sejam mais um tipo de mídia em voga e que estejam até um pouco obsoletos. Sei que aqui ainda existe um público bem fiel e isso me enche de orgulho. Expandir as conversas para as redes sociais (estas sim totalmente em voga) torna toda esta experiência ainda mais satisfatória.

O blog Gamer Caduco passou por algumas mudanças ao longo desses anos todos, mas acho que nunca perdeu a essência. Entraram seções, saíram seções, mudei o foco dos textos, o formato, a quantidade de imagens, tentei agregar outras mídias, convidei pessoas para escrever nele também, entre outras coisas que foram ganhando diferentes formatos com o passar do tempo.

Mas esta base de ser um espaço para contar as minhas experiências e trocar ideia com as pessoas sobre videogames não muda e nunca vai mudar.

Ao longo dos últimos anos eu pensei em fazer várias coisas para comemorar o décimo aniversário, quando ele chegasse. Citando algumas ideias: fazer um especial para eleger o melhor jogo das listas dos Memes Gamers desde que o blog foi criado; pensei em fazer votações ainda mais elaboradas, com escolha de várias categorias; pensei em pedir para blogs/sites/canais parceiros gravarem áudios e fazer um podcast respondendo cada um deles; pensei em fazer um podcast com convidados; pensei em mais um monte de outras coisas, mas no fim das contas esqueci e se eu ficar listando cada uma delas, esse post vai crescer desnecessariamente.

Tinha pensado até em fazer uma cerveja comemorativa, pesquisei o assunto depois que o Felipe do Videogames com Cerveja me mandou uma cerveja personalizada de um cara com o mesmo apelido que eu brincando perguntando se eu que tinha feito. Mas no fim das contas o pessoal do Vão Jogar! se adiantou e eles fizeram a deles. Desisti da minha porque ficaria parecendo plágio. Ou isso é uma desculpa para a minha preguiça não me deixar correr atrás. O que vier primeiro.

No fim das contas resolvi não fazer nada grandioso, apenas este post. Um pouco por preguiça, um pouco por preferir passar o meu tempo livre com as coisas que realmente importam na vida ao invés de gastar energia com um espaço que está cada vez mais deserto (em relação a visitas e comentários). Não entendam mal, este blog é importante para mim e eu pretendo mantê-lo até não dar mais, e isso inclui chegar no fim da Maratona Sonic com todos os jogos oficialmente lançados. Pensem aí que tem pelo menos mais uns 35 posts contando por cima (fora os jogos que ainda serão lançados), no ritmo que a coisa aqui anda deve ter garantido aí mais uns 5 anos em atividade.

O presente que deixo para o blog é um ano completamente ativo, com lançamentos feitos a cada 15 dias sem atrasos. Fiz um esforço danado para que em 2021 isso acontecesse, adiantando uma série de posts, revivendo outros textos que fiz para o finado Retroplayers, tentando trazer categorias novas e não deixando as antigas sumirem.

É bem provável que em 2022 isso esfrie, já que o arsenal de postagens ficou todo para este ano. Não significa que o blog vai desaparecer do mapa, fiquem tranquilos quanto a isso.

Talvez outro presente que deixo para este aniversário é a estreia dos posts narrados. Como se trata do primeiro lançado, então aproveito para deixar claro algumas coisas.

Primeiro de tudo, não, este não é um podcast solo. Não adianta querer resmungar disso, ainda mais que não existe texto narrado em conjunto. Isso sim não faz sentido (na minha cabeça, podcast solo ainda faz sim).

Além disso, sei que existem ferramentas que fazem conversão de texto em áudio e que existem ferramentas até mais específicas que transformam artigos automaticamente. Não quis fazer a utilização delas por preferir passar um pouco da minha emoção na versão em áudio.

Por fim, este é um piloto. Não sei se devo levar a ideia em diante e, caso afirmativo, não faço ideia de quanto tempo vou levar para que saiam outros episódios. A minha meta inicial é transformar todos os posts da Maratona Sonic em áudio, inclusive os que já foram postados.

Pra que isso se concretize eu gostaria de saber a opinião de vocês. Agradeço muito se puderem dizer o que acharam caso tenham ouvido, se pretendem ouvir outros episódios, se pretendem ouvir os de textos antigos, se não pretendem ouvir nada e vão ficar somente com a versão em texto e o que mais quiserem comentar ou mesmo sugerir. Podem soltar o verbo se acharem que a ideia não é legal ou se o resultado não ficou bom, estou totalmente aberto à críticas e agradeço muito a sinceridade de vocês.

Voltando ao texto de aniversário, agradeço imensamente a todos que estiveram presentes aqui ao longo desses dez anos.

O agradecimento é para todos os leitores: os que acompanham desde o começo, os que acompanham há menos tempo, os que pararam de acompanhar, os que entraram aqui para reclamar que falei mal dos jogos queridos dele (culpa da Maratona Sonic), os trolls que tentaram tirar sarro, os robôs que ficam tentando me vender aquela pílula azul nos comentários e caem no Spam (como será que eles descobriram?), e todas as demais categorias de leitores que eu possa estar esquecendo.

Também agradeço imensamente a todos os parceiros e amigos do blog, sejam eles sites, blogs, portais, podcasts ou canais. O agradecimento também se estende aos que hoje não existem mais. Sei muito bem da dificuldade que é manter algo na Internet, ainda mais quando é um hobby (meu caso) ou mesmo uma tentativa de segunda fonte de renda, que são casos que precisam ser conciliados com outro tipo de emprego e isso dificulta muito as coisas. Eu que o diga!

Por falar nisso, insisto em dizer que este espaço vai continuar como sempre foi: um blog dedicado às minhas experiências pessoais, sem tentar se tornar comercial ou ser transformado em uma fonte de renda de qualquer tipo. Sempre aberto para batermos papo via comentários ou mesmo quando quiserem publicar textos, a seção Caduconvida está adormecida mas ela ainda existe, é só vocês se interessarem e me mandarem que eu publico. Pode ser qualquer texto relacionado aos videogames, deixo até vocês publicarem algo pra falar bem de Sonic 2006.

Quero muito fazer o terceiro episódio do podcast do blog, mas está faltando tempo para me dedicar a isso. Uma hora sai, a ideia já está na minha cabeça, quem eu pretendo convidar também. Quem sabe um dia sai?

Quero outras coisas mais, mas talvez estas vão ficar apenas nas minhas anotações e nos meus sonhos. Se um dia sair, espero que agrade ao público fiel que continua seguindo este espaço.

Bom, gente, é isso, este texto já ficou maior do que eu gostaria que ficasse e menor do que eu poderia deixá-lo se fosse falar tudo que estou pensando e sentindo com este marco tão importante.

Mais uma vez obrigado a todos!

Abraços e nos falamos no próximo post!

Advertisement

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esta entrada foi publicada em Outros, Posts Narrados com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

24 respostas a Aniversário de 10 anos do blog Gamer Caduco

  1. Parabéns pelos 10 anos de blog! Não é fácil manter um site ativo por tanto tempo, muitas vezes encerramos projetos por mudanças na vida, então acaba sendo uma grande maratona que quem mantém o folego continua na corrida.

    Boa sorte e que consiga se manter por mais algumas décadas 🙂

    • Opa Felipe, muito obrigado!
      De fato não é nada fácil. Fora isso que vc falou, muita gente acaba se decepcionando também com resultados diferentes das expectativas, ainda mais em períodos de baixas. Eu mesmo cheguei a pensar em parar em alguns momentos, mas algo me fez me manter firme.
      Espero continuar com essa empolgação pra ter mais décadas de aniversário aí sim! haha!
      Valeu Felipe!

  2. Luís Fajardo diz:

    Buenas! Em primeiríssimo lugar, parabéns por continuar no blog escrito, motivo de eu gostar de visitar aqui, podendo fazer isto discretamente até mesmo em horário de trabalho. Gosto do bom humor sem baixar o nível e ofender gostos diferentes! Se partir para o formato podcast, insisto que não desista dos longos textos, mesmo que sejam quase que transcrições destes!

    • Grande Luís! Leitor de longa data tem cadeira cativa aqui e a opinião é sempre importantíssima! hehe
      Mas não se preocupa que eu não tenho a intenção de tornar o blog somente áudio. Muito pelo contrário, escrever para mim é um grande hobby, é algo muito prazeiroso e relaxante para a minha vida, não pretendo largar este hábito tão cedo. Os áudios são complementos para um público diferente de nós que gostamos mais de ler do que ouvir, acho legal tentar alcançar esta galera também. De qualquer forma, escritas serão sempre prioridades e o áudio vem depois que o texto já estiver escrito e editado, prontinho pra entrar no ar.
      Vou tentar manter o bom humor sem ofender a galera, te digo que nem todo mundo percebe isso e vira e mexe eu levo umas pancadas, especialmente da fanbase de Sonic que não aceita que falem mal dos jogos do ouriço! kkkkkk
      Valeu Luís!

  3. Parabéns Cadu! Cara, que dá hora a versão em áudio 😁 ouvi dw uma vez só e foi bem legal.

    Não sei dizer se eu ouviria os textos anteriores se fossem feitos em áudio agora, mas admito que adorei o formato. Ficou fera demais!

    10 anos de Blog não é pra qualquer um e você é um cara muito caprichoso, entrega ótimos textos e manteve viva essa abordagem amigável do blog com maestria.

    Novamente: PARABÉNS

    • Orra Visio, valeu pelo feedback do áudio. Pelo visto eu acertei na edição, pq a gravação foi um show de horrores! huahahuahua
      Vou tentar manter o formato nem que chegue atrasado em relação aos escritos, até pq a maioria deles já está até agendada.
      Obrigado pelos elogios também sobre a parte escrita, de vez em quando eu tenho receio de perder esse tom amigável, ainda mais em textos sobre jogos que não são tão bons assim. Se mesmo nessas situações a tentativa de não ser “briguento” for capturada pelos leitores eu fico mais do que satisfeito.
      Valeu Visio!

  4. Marvox diz:

    Nada grandioso? Humilde, ficou massa demais! Já falei pra você que curto demais o jeito como escreve, essa comemoração ficou excelente com esse áudio. Grande abraço Cadu!

    • Ô loko mano, só um audiozinho de leve, definitivamente não é nada de mais… kkkkkkkk
      Obrigado pelos elogios, é sempre bom quando vem especialmente daqueles que a gente admira os textos também.
      Valeu Marvox!

  5. Parabéns Cadu! Pelos 10 anos de blog!
    Eu entrei aqui em meados de 2012-2013 quando conheci o Retroplayers.
    Essa capa sua ficou marcada sempre na minha memória como teu blog.

    Espero que continue mais 10-20-30 anos o blogzinho aqui.
    E não deixe de escrever, mesmo que os intervalos sejam grandes.

    Grande Abraço.
    Ivo.

    • Obrigado pelos parabéns, Ivo!
      E legal seu feedback sobre a capa, eu já escutei quem tenha pedido para tornar mais “moderna”, mais cara de site do que de blog, mas não consigo. Eu acho que ela representa o blog, mesmo que não seja algo muito personalizado e não dê uma grande identidade visual como os demais sites e blogs fazem e eu admiro bastante quem faça isso. Mas sei lá, acho que prefiro essa pegada mais “rústica”… haha!
      Não vou deixar de escrever, pode ter certeza. Faz parte das coisas que me fazem bem nesta vida. Se eu durar esses anos todos e a minha cabeça também, vão aparecer textos por aqui.
      Valeu Ivo!

  6. Giovani Dactar diz:

    A marca de 10 anos é pra comemorar mesmo, parabéns! Além disso você está na ativa esse tempo todo publicando com regularidade e isso torna a marca ainda mais importante. Parabéns, Cadu!
    Eu não cheguei a ouvir o texto, sei que o áudio tem suas vantagens, mas eu sou mais de texto.
    No mais eu desejo que o Gamer Caduco continue firme como sempre.
    Abração!

    • Obrigado Giovani, de fato manter o blog ativo acho que torna a data ainda mais especial, não deixa que seja só uma comemoração vazia. Pelo menos para mim.
      Eu também sou mais de texto, mas achei que talvez fosse interessante tentar capturar um público que não tem mais tanto tempo para verdadeiras bíblias sobre Sonic… kkkkkkk
      Vou tentar continuar firme e forte com o blog, pode deixar.
      Valeu Giovani!

  7. É legal ver o blog firme e forte por tanto tempo, até porque por tantos motivos poucos sobraram hoje em dia. No aguardo da continuação da Maratona Sonic!

    • Pois é, meu caro, uma tristeza lembrar que há 10 anos a tal “blogosfera” era enriquecida, tanta coisa pra ler que mal dava tempo. E hoje em dia são poucos textos e o tempo é menor, o que faz com que eu continue sempre atrasado! kkkkkk
      A Maratona Sonic continua. Na velocidade da tartaruga manca com a perna machucada, mas continua!
      Valeu Emerson!

  8. aki é rock diz:

    Acompanho o seu blog a muito tempo Caduco se não me engano descobri por acaso rs. Mas desde então venho acompanhando e lendo cada post kra e fico feliz por estar fazendo 10 anos meus parabéns viu. Ficou maneiro esse arquivo em formato podcast séria interessante ouvir os post da maratona do Sonic nesse formato viu.

    • Um brinde ao acaso então, Rock! Que bom que caiu aqui algum dia e desde muito tempo vem comentando praticamente todos os posts que saíram desde então. Leitor antigo tem cadeira cativa aqui no blog! heheh
      Obrigado pelos parabéns e pelo feedback do áudio. Vou tentar arrumar um tempo para narrar e editar cada post da Maratona, nem que demore uma vida pra acontecer… rs.
      Valeu Rock!

  9. Boa mano!!! 10 anos é ano pra caramba kkk que venham muitos mais, agora com áudiuuu!!!(voz do seu Creyson)

    • Vou colocar áudio com eco pra falar “agora com équioooooo”… huahuahuahuahu!
      Obrigado, meu caro, 10 anos é coisa pra caramba sim. E vc sabe bem como é isso, ainda comemorou esta data no Retroplayers com um bando de véio resmunguento junto enchendo o saco, eu incluso! kkkkkkkkk
      Pior: sem jogar os jogos obscuros de SNES como prometido… eita lasqueira! uhahuahu
      Valeu Sabat!

  10. Pingback: Dragon Quest II: Luminaries of the Legendary Line | Análise | Arquivos do Woo

  11. Pingback: Informativo: Posts Narrados | Gamer Caduco

  12. Pingback: Memórias – Ligando o “Modo Pai” | Gamer Caduco

  13. Pingback: Aniversário de 11 anos do blog Gamer Caduco | Gamer Caduco

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s