Dez Anos de Maratona Sonic

MARATONA-SONIC-10-ANOS

Olá para todos os leitores, como estão?

Meus caros, como o tempo passa, não? Estava olhando os posts do blog e me dei conta de algo importante: o primeiro post da seção Maratona Sonic estava para completar 10 anos em 2022!

Eu não poderia deixar de fazer um post na data pra comemorar a ocasião. Afinal de contas, esta seção é o carro chefe do blog. Não era a minha intenção quando ela foi criada, mas ocasionalmente acabou se tornando. Por mais que ela nunca tenha sido tão popular, eu me orgulho dela e de como ela evoluiu com o passar dos anos.

Já contei no post sobre a versão HD de Sonic Unleashed o que motivou a criação da seção, mas permitam que eu dê mais detalhes neste texto aqui.

Há muito tempo, no agora longínquo ano de 2010, o Orakio Rob lá do Gagá Games começou um Dossiê sobre Sonic (link aqui), e encarou os títulos mais clássicos da franquia do ouriço azul. Ele escreveu sobre cada um dos jogos em um formato totalmente livre, sem entrar em grandes detalhes de cada um dos jogos, como se assumisse que os leitores conhecessem todos os jogos e ele pudesse falar mais abertamente quais eram as suas impressões.

Achei a ideia muito legal, e como sou um copião do caramba, resolvi fazer algo similar. Só que aquilo não saía do papel de forma alguma, só estava lá no meio das minhas anotações em meio a outras tantas ideias que eu tinha quando o blog ainda estava com a tinta fresca. Ou seja, já não bastava eu ter inspirado o nome do blog no site do Gagá, ainda quis pegar outra ideia e seguir com ela. Eu sei que sou ridículo, não precisam me lembrar disso. 

Naquela mesma época havia toda uma discussão na Internet sobre a qualidade dos jogos do Sonic de uma forma geral, em especial os mais recentes. Joguei o primeiro episódio de Sonic 4, depois Sonic Generations e na sequência o Sonic Unleashed (HD). Então percebi que muita coisa que as pessoas falavam eram exageradas, mesmo que em outras questões reclamadas faziam muito sentido.

Então no final de 2012 eu resolvi que começaria algo como se fosse meu próprio Dossiê, botando em prática a ideia que eu havia pensado em copiar. Só que eu não jogaria apenas o que saiu para Mega Drive, mas sim todos os jogos da franquia: os retrôs e os novos; os de 8 Bits, os de 16 Bits e os modernos; os com amiguinhos e os sem amiguinhos; canônicos ou spin offs; incluindo neste bolo algumas das coletâneas também. Tudo seria jogado, sendo que o foco seria em jogos originais, e não em fangames ou similares. Afinal de contas, eu realmente precisava saber se a franquia andava tão mal das pernas assim ou se o povo era resmunguento demais.

O fato de jogar todos os jogos da franquia e saber que seria uma jornada longa me fez batizar a seção de Maratona Sonic. Afinal de contas, não se trata de uma corrida de tiro curto, mas sim uma corrida de resistência, longa, ora correndo com vontade por momentos felizes, ora passando por partes mais tortuosas, cansado, pensando em desistir, mas sempre em frente. E olha, eu diria que profetizei, pois dez anos mais tarde eu percebo que a analogia se encaixou perfeitamente.

Ainda não tenho uma conclusão sobre as pessoas terem razão ou não de reclamarem sobre tudo que foi lançado até hoje. Ainda faltam muitos jogos, embora a linha do tempo da Maratona Sonic já esteja muito próxima da época em que percebi toda a revolta dos jogadores e a seção foi criada.

Em um primeiro momento eu queria fazer os posts com um formato parecido com o da ideia copiada. Porém, quando saiu o post, acabei fazendo ele meio que separando em partes. Comecei falando sobre o jogo, depois contei a minha experiência pessoal, falei da minha história com o primeiro jogo da série e até fiz uma comparação com Mario, a eterna franquia rival. Hoje olho para este post e respeito ele, mas me dá uma vontade enorme de sair mudando tudo e fazer um texto mais completinho. Ou pelo menos mais próximo do formato atual.

No próprio post eu já falo que é inevitável e injusto comparar com Mario, por exemplo. E é mesmo. É inevitável pra quem viveu os 16 Bits, ao mesmo tempo injusto por serem jogos tão diferentes. Ciente disto, desistir de fazer esta comparação em outros jogos da franquia do ouriço foi uma das primeiras coisas que eu mudei na estrutura dos posts da seção.

Com o tempo passei a dar mais detalhes de desenvolvimento e contar um pouco mais sobre cada um dos jogos, pensando que muita gente não jogou boa parte deles. Talvez o maior percentual dos jogos abordados até hoje não tenham sido jogados pela esmagadora maioria dos jogadores.

Inclusive, este é um ponto que eu venho percebendo muito forte ao longo dos anos. A impressão que tenho é que somente as pessoas que jogaram os jogos entram nos posts sobre eles pra ler ou escutar o que foi dito. Digo isto baseado na quantidade de acessos, comentários e “plays” (versão narrada) dos jogos mais populares contra os menos. Além do fato de que vira e mexe aparece alguém pra reclamar que eu só posto sobre Sonic e que a pessoa não sabe bem o que dizer por não ter jogado.

Engraçado de tudo isso é que antigamente as pessoas entravam nos posts de jogos que não conheciam justamente pra se informar sobre eles. Este comportamento parece que mudou muito entre o começo e o fim dos anos 2010. Posso dizer por mim mesmo, inclusive, já que eu também passei a fazer o mesmo.

De qualquer forma, no geral os posts mudaram muito conforme o tempo foi passando e eu passei a me importar que mais pessoas poderiam não saber um monte de coisa interessante que fui descobrindo ao jogar ou mesmo quando pesquisava sobre cada um dos jogos. Reflexo disso pode ser visto no tamanho dos textos (e dos áudios também) a cada novo episódio.

Agora o curioso mesmo é que a reclamação de que eu só falo de Sonic não é bem verdade, dado que a Maratona só foi engrenar em 2018. Vou compartilhar umas estatísticas pra vocês entenderem melhor:


Data do primeiro post: 06/11/2012

Quantidade de posts (até agora): 50
Quantos jogos ainda faltam: 29

Quantidade de jogos/versões jogados(as): 52 (alguns eu coloquei no mesmo post)

Quantidades por ano:
2012: 1Sonic the Hedgehog (Mega Drive)
2013: 2Sonic the Hedgehog (Master System/Game Gear), Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
2014: 0
2015: 1Sonic the Hedgehog 2 (Master System/Game Gear)
2016: 3Sonic the Hedgehog Chaos (Master System/Game Gear), Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (Multiplataforma), Sonic the Hedgehog CD (SEGA CD)
2017: 2Sonic Spinball (Multiplataforma), SEGASonic the Hedgehog (Arcade)
2018: 10Sonic Triple Trouble (Game Gear), Sonic Drift (Game Gear), Sonic Drift 2 (Master System/Game Gear), Tails’ Sky Patrol (Game Gear), Tails Adventures (Game Gear), Sonic the Hedgehog 3 (Mega Drive), Sonic & Knuckles (Mega Drive), “Lock On” (Mega Drive), Wacky Worlds: Creativity Studio (Mega Drive), Knuckles’ Chaotix (SEGA 32X)
2019: 10Sonic Labyrinth (Game Gear), Sonic Blast (Master System/Game Gear), Sonic 3D Blast (Mega Drive/Saturn), Sonic the Fighters (Arcade/PlayStation 3/Xbox 360), Sonic Jam (Saturn), Sonic R (Saturn), Sonic Adventure [DX] (Dreamcast/GameCube/PlayStation 3/Xbox 360), Sonic Shuffle (Dreamcast), Sonic Adventure 2 [:Battle] (Dreamcast/Game Cube/PlayStation 3/Xbox 360), Sonic Pocket Adventure (Neo Geo Pocket Color)
2020: 9Sonic Heroes (GameCube/PlayStation 2/Xbox), Shadow the Hedgehog (GameCube/PlayStation 2/Xbox), Sonic Advance (Game Boy Advance), Sonic Advance 2 (Game Boy Advance), Sonic Pinball Party (Game Boy Advance), Sonic Battle (Game Boy Advance), Sonic Advance 3 (Game Boy Advance), Sonic Rush (DS), Sonic the Hedgehog Curry (Microondas)
2021: 9Sonic Riders (GameCube/PlayStation 2/Xbox), Sonic the Hedgehog [2006] (Xbox 360/PlayStation 3), Sonic and the Secret Rings (Wii), Mario & Sonic at the Olympic Games (Wii), Sonic Riders: Zero Gravity (Wii), Sonic Rush Adventure (DS), Mario & Sonic at the Olympic Games (DS), Sonic Rivals (PSP), Sonic Rivals 2 (PSP)
2022: 3SEGA Superstars Tennis (PlayStation 2/PlayStation 3/Xbox 360/Wii/DS), Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood (DS), Sonic Unleashed [HD] (Xbox 360/PlayStation 3)


Viram só? Praticamente seis anos para o negócio realmente engrenar. No primeiro ano (2012), mesmo que fosse já na reta final dele, coloquei somente um post no ar. No segundo (2013), só mais dois. No terceiro (2014) nem postei nada da seção, só lembrei dela no ano seguinte (2015) e com um único post. No seguinte (2016) mais três e logo em seguida (2017) mais dois. Ou seja, sete posts em seis anos.

Foi aí que percebi que, se eu continuasse neste ritmo, não terminaria a minha ideia nunca. Olha, eu odeio projetos inacabados, e vira e mexe a gente dá esse tipo de mancada com a gente mesmo. Botei na minha cabeça que pelo menos este projeto eu iria concluir, então resolvi acelerar forte na Maratona e em 2018 joguei dez jogos. Mantive esta pegada ao longo dos anos seguintes, o que foi bastante positivo por um lado. Ao mesmo tempo, teve um lado não tão positivo, pois causou uma impressão em algumas pessoas, que me disseram que eu só postava sobre Sonic no blog naquela época. Não foi bem assim, mas tudo bem, eu entendo.

No fim das contas, este ano o número de posts da seção voltou a cair. Além de pegar jogos mais longos, entrei no “Modo Pai” da vida e aí não tem muito como descolar tempo pra ficar jogando continuamente. Quando não é o tempo, é o cansaço. Pensando bem, normalmente são os dois.

Duro que ainda faltam muitos jogos, como pode ser visto nas estatísticas seguintes:


Já joguei e vou jogar de novo pra Maratona (12):

  • Sonic & SEGA All-Stars Racing
  • Sonic the Hedgehog 4: Episode 1
  • Sonic Colors (Wii)
  • Sonic Colors (DS)
  • Sonic Generations (X360/PS3/PC)
  • Sonic Generations (3DS)
  • Sonic the Hedgehog 4: Episode 2
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed
  • Sonic Lost World (3DS)
  • Sonic Mania
  • Sonic Forces
  • Sonic Mania Plus

Nunca joguei e vou conhecer na Maratona (17):

  • Sonic Unleashed (versão de Wii/PS2) [este aqui já conheci e tem post pronto]
  • Sonic and the Black Knight
  • Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (Wii)
  • Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (DS)
  • Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (Wii)
  • Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (3DS)
  • Sonic Lost World (Wii U)
  • Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games
  • Sonic Boom: Rise of Lyric (Wii U)
  • Sonic Boom: Shattered Crystal (3DS)
  • Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (3DS)
  • Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Wii U)
  • Sonic Boom: Fire & Ice (3DS)
  • Team Sonic Racing
  • Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020
  • Sonic Colors Ultimate
  • Sonic Frontiers

A minha meta mais otimista me diz que até 2025 eu terminei tudo. A gente sabe que a vida não é tão simples assim e acredito que vai demorar um pouco mais que isso.

Por ora eu posso garantir pra vocês que valeu a pena copiar a ideia do Gagá, transformar em um projeto um tanto quanto ousado e levar ele a sério em algum momento do tempo.

Apesar de ter jogado algumas tranqueiras bem pesadas e até outros jogos que são bem sem graça, pude conhecer bastante coisa interessante também. Além de dar segunda chance para outros que eu nunca tinha jogado pra valer, e que mudaram um pouco a minha visão sobre eles. Tanto pro bem quanto pro mal. Talvez mais pro mal do que pro bem.

Vou compartilhar mais estatísticas aí pra vocês verem quais jogos eu já conhecia e quais não:


Já conhecia e havia jogado pra valer ou pelo menos por um longo período (18):

  • Sonic the Hedgehog (Mega Drive)
  • Sonic the Hedgehog (Master System/Game Gear)
  • Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
  • Sonic the Hedgehog 2 (Master System/Game Gear)
  • Sonic the Hedgehog Chaos
  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (Mega Drive)
  • Sonic Spinball (Mega Drive)
  • Sonic the Hedgehog 3
  • Sonic & Knuckles
  • Sonic 3D Blast (apenas a versão de Mega Drive, Saturn nunca havia jogado)
  • Sonic the Fighters (versão de PlayStation 3)
  • Sonic Adventure DX (versão HD no PlayStation 3)
  • Sonic Advance
  • Sonic Rush
  • Mario & Sonic at the Olympic Games (versão de Wii)
  • Sonic Rush Adventure
  • Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood
  • Sonic Unleashed (versão HD no PlayStation 3)

Joguei pouco, nunca fui muito longe e/ou nunca havia terminado (9):

  • Sonic Triple Trouble
  • Sonic Drift
  • Knuckles’ Chaotix
  • Sonic Labyrinth
  • Sonic Blast
  • Sonic Adventure 2
  • Sonic Heroes
  • Sonic Advance 2
  • Sonic Rivals

Simplesmente não havia jogado até a Maratona (23):

  • Sonic the Hedgehog CD
  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (versão de Master System/Game Gear)
  • Sonic Spinball (versão de Master System/Game Gear)
  • SEGASonic the Hedgehog
  • Sonic Drift 2
  • Tails’ Skypatrol
  • Tails Adventures
  • Wacky Worlds Creativity Studio
  • Sonic Jam
  • Sonic R
  • Sonic Shuffle
  • Sonic Pocket Adventure
  • Shadow the Hedgehog
  • Sonic Pinball Party
  • Sonic Battle
  • Sonic Advance 3
  • Sonic Riders
  • Sonic the Hedgehog (2006)
  • Sonic and the Secret Rings
  • Sonic Riders: Zero Gravity
  • Mario & Sonic at the Olympic Games (versão de DS)
  • Sonic Rivals 2
  • SEGA Superstars Tennis

Saboreei pela primeira vez (1):

  • Sonic the Hedgehog Curry (Microondas)

Como podemos ver, as listas de novidades e segundas chances são grandes. Fora os que eu acabei tendo o prazer (ou desprazer) de jogar novamente. Não vou especificar quem é quem aí na lista, considero que seria algo repetitivo. Convido vocês a lerem ou ouvirem os posts de cada um pra entender melhor as minhas impressões.

No geral a experiência com a Maratona foi muito mais positiva do que negativa, e acredito que será assim até o último dos jogos. A pior fase já passou, mesmo que tenha mais algumas coisas no caminho que com certeza vão me incomodar.

Quando finalizar, pretendo compartilhar com vocês uma espécie de “tier list”, algo comum de se ver em outros sites/blogs/canais. Basicamente classificar os jogos com algum tipo de rankeamento. Uma forma de me vingar do Sonic Team que adora enfiar rankeamento nos jogos, algo que eu nunca curti. Então a gente vai ver quem é que merece Rank S e quem não merece.

Isso tudo levando em conta a minha visão, claro. Vou considerar diversos aspectos, inclusive gosto e nostalgia. Ou seja, totalmente parcial/pessoal. Não estou esperando que ninguém concorde, em especial aquela galerinha de opiniões polarizadas (os que possuem filtros demais ou os que não possuem filtro nenhum).

Sei que tem diversos jogos que acabei pulando, ainda vou pular outros. Fangames estão fora de questão, pelo menos em um primeiro momento. No futuro talvez eu fale de alguns, quando a Maratona de fato finalizar. Será uma espécie de extensão da seção, não mais a proposta original. Talvez até uns games pulados apareçam. Em suma, os lançados para celulares/tablets e outros que eu acho que dá pra deixar passar.

Quando criei a seção, cheguei a criar um documento com todos os jogos, inclusive os que iria pular e motivos. Infelizmente eu perdi esta lista quando o SSD do meu computador resolveu pifar em um determinado momento do tempo. Este controle dos pulados eu só tinha neste documento, agora já era. Vacilo enorme da minha parte em não salvar isso online. Os que entraram ou entrarão na seção desde o começo estavam em nuvem, então isso eu não perdi. Resgatar todos que pulei é uma tarefa mais chata, talvez no futuro eu pense em fazer isso. Não sei como ainda.

No meio do caminho tiveram outras coisas que mudaram em relação ao que eu pensei inicialmente. Ideias, por assim dizer. Primeiro que eu queria pegar todos os jogos de Olimpíadas e colocar em um post único, mas na hora que cheguei no primeiro mudei de ideia e até separei em dois posts (por plataforma: Wii e DS). Já outros jogos acabei colocando todas as versões em um post só, como aconteceu com Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine e Sonic Spinball. Confesso que me gera um certo arrependimento ter juntado tudo em post único. Ao mesmo tempo, nada impede de eu me arrepender no futuro e voltar a juntar versões diferentes em mesmo posts para outros jogos.

Definitivamente eu não sigo um padrão muito bem estruturado, e não estou nem aí. Prefiro este formato mais livre, tomando as decisões na base do sentimento. Decidir o que vou pular e o que vou jogar entra nesse balaio. Se até Curry do personagem eu experimentei e resolvi fazer post, então não assustem com o que pode aparecer e o que pode deixar de ser mencionado na seção.

Repetindo o mantra que venho repetindo em todos os posts da Maratona, não faço reviews ou análises destes jogos, apesar de apresentar informações e dados gerais. São textos (e áudios) meramente opinativos, onde aproveito pra contar um pouco da minha história também. Se as pessoas têm gostado do formato ou não é outra história. Independentemente disso, vou manter o formato até o fim. Assim espero.

Então não, esta seção não é que nem aquele site bacanão de Sonic que você conhece, que é cheio das informações e curiosidades sobre todos os jogos da franquia. Não, aqui não é Wiki. Também não é fandom que precisa defender a pureza e perfeição de todo o universo do personagem e seus jogos. Nem o site retrô que só fala bem de Sonic nas primeiras gerações. Aqui eu falo o que penso, seja pro bem, seja para outros fins. Inclusive vez ou outra acabo criticando alguns detalhes incômodos de jogos que gosto. Não preciso ficar defendendo se eu entender que é um ponto de falha, independentemente do meu gosto pessoal.

Vira e mexe acabo tendo que lidar com uma interpretação incorreta por parte de leitores e ouvintes, mas este é o preço que eu tenho que pagar por querer opinar sem ficar me segurando, por qualquer que seja a razão. Prefiro manter assim, minha mente por vezes é analítica demais e eu não consigo fugir disso. A idade interfere também, por vezes me deixando um pouco rabugento.

Olha, pros que entram aqui pra defender os jogos, continuem sendo felizes assim na vida de vocês. Sério, a ignorância é uma benção, meus jovens, no melhor sentido possível da palavra. Às vezes eu preferia não enxergar algumas coisas e só jogar feliz da vida que nem alguns fazem, mas já não consigo mais. Já abri os olhos pra alguns detalhes que doem, e dado que estou lidando com a fase mais complicada que a franquia viveu (considerando a linha do tempo da Maratona), não tem como eu não dar umas resmungadas de vez em quando.

Entretanto, peço para que entendam de uma vez. Eu não odeio a franquia, não odeio seus jogos e não estou fazendo tudo isso com intenções ruins. Não faria sentido. Pensem comigo, o que mais me falta nos dias de hoje é tempo, principalmente tempo pra jogar videogame. Se eu odiasse tanto assim algumas coisas, não “perderia” tempo jogando o que não gosto. A minha intenção mesmo é discutir todos esses assuntos, inclusive tentando fazer algumas pessoas entenderem que nem tudo é uma porcaria ou é mil maravilhas dentro dos jogos do ouriço. E sigo fazendo de forma respeitosa. Pena que o retorno nem sempre chega da mesma maneira.

Ah, o Shadow eu odeio sim, neste caso vocês vão ter que lidar com a informação.

Algumas críticas que eu fiz ao longo dos anos e o fato de chegar na época dos jogos que não são tão populares fizeram com que o número de acessos nos posts da Maratona caísse bastante. Eu entendo. Apesar que blogs no geral não são acompanhados com a mesma frequência que acontecia há 10 ou 12 anos. Pode ser este efeito também. Fico triste, mas não vai ser isso que vai me impedir de chegar no final do projeto. Com versões em texto e áudio. Boa notícia para quem gosta da seção, não?

Por falar em áudios, no próximo post eles vão alcançar as versões escritas e vão passar a ser lançados simultaneamente. Legal, hein? Pra quem gosta, claro. Quem não liga fica só com o ônus de ter que esperar um pouco mais pra eu concluir tudo, mas faz parte da vida.

Meus caros, queria alguns feedbacks de vocês sobre a seção. O que estão achando? Existe algum modelo de postagem específico que vocês prefiram? Acham que faltam informações? Sobram informações? Estão muito longos? Querem ainda maiores? Quais posts vocês mais gostaram? Quais posts vocês não gostaram? Algum post merece um “remake” pra moldes mais atuais? Algum jogo que vocês estejam ansiosos pra ver por aqui (vale fangame)? Querem sugerir alguma mudança? Eu faço muitas perguntas?

Um questionário bacana pra vocês! Opinem aí, como ainda tem bastante jogo pra jogar e post pra fazer, quem sabe não entra em um modelo de postagem ainda mais agradável pra vocês? Comentem, por favor. Não se escondam nas sombras! Até porque sombra me lembra Shadow, e eu já falei que não gosto dele. Ainda que eu tenha os meus planos, estou sempre aberto à sugestões e novas ideias. Fiquem a vontade para dizer o que pensam sobre tudo isso, qualquer feedback construtivo é bem-vindo.

Sei que é informação demais para um post que deveria ser mais “casual”, porém entendo que informação nunca é demais pra quem realmente se importa com a seção.

Chega de tagarelar, né?

Obrigado a todos pela presença aqui, nos falamos em breve!

Grande abraço!

Advertisement

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esta entrada foi publicada em Maratona Sonic, Sonic com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Dez Anos de Maratona Sonic

  1. Eu sugiro que vc volte atrás e junte num post só os jogos relacionados às Olímpiadas, deixando pro final da Maratona.

  2. pudima. diz:

    Eu gosto muito dos seus textos! Inclusive, encontrei aqui na minha cidade um lugar com vários videogames antigos e cada vez que passo pelo Mega Drive me dá vontade de jogar Sonic, hehe. Não sou muito de jogos, e encontrei seu blog aleatoriamente, acompanho porque adorei a sua maneira de escrita. Parabéns pelos 10 anos de Maratona! (E lamento por meu comentário não contribuir com as suas perguntas)

  3. Costumo acessas as listas de jogos desse site: https://www.menugamer.com.br/blog
    Alguém sabe se os jogos do Sonic da pra jogar no playstation?

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s