Maratona Sonic: Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (Wii)

01-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_Title-Screen

Como estão, caros leitores?

A seção “carro chefe” do blog continua seguindo por aqui, não tão firme e forte como outrora, mas está pegando ritmo.

Sim, este é mais um post da Maratona Sonic pra vocês, com um jogo que pode ter uma grande relação com o nome da seção, mas que não tem nada a ver com nós brasileiros. Se Maratona e Jogos Olímpicos tem tudo a ver com os posts do ouriço, neve e Brasil definitivamente não combinam.

Sim, isso se aplica a quem mora em Curitiba também.

Calma gente, estou brincando.

Vamos falar de Mario & Sonic at the Olympic Winter Games, a versão de Wii.

Antes de dar continuidade, quem preferir ouvir a versão em áudio deste post, basta dar play abaixo:

Apesar da brincadeira, é um tanto quanto estranho falar de esportes que definitivamente não são populares em nosso país. Afinal de contas, a gente nem sabe direito o que é neve, a não ser que você tenha conhecido em algum outro país ou more numa das cidades onde já nevou eventualmente.

Particularmente falando, pra mim boa parte dos esportes praticados dentro deste game são desconhecidos. E olha que eu posso dizer que já experimentei jogar Curling uma vez na vida. Meu desempenho foi um desastre, mas existe um lugar para isso na cidade onde moro, então eu fui lá pagar mico uma única vez (pelo menos até hoje).

13-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Event-Curling

Sendo totalmente honesto com vocês, imagino que pouca gente deve se interessar por este post por uma série de fatores. Primeiro esta questão dos esportes impopulares para nós brasileiros. Segundo que é um jogo de esportes (algo que já afasta uma galera). Terceiro que estamos falando de mais um Spin Off da franquia. Ainda por cima, um jogo que mistura os universos de Mario e Sonic de forma que muitos não gostariam que fosse. Junta tudo isso com o console que muitos ficam de picuinha chamando de “casual” e mais os controles de movimento.

Olha, eu espero estar redondamente enganado, assim como eu estava antes de começar este jogo e achar que ele não seria nada de mais para jogar sozinho por parecer mais um Party Game do que qualquer outra coisa. Assim como eu estava também ao pensar que este jogo era só uma nova roupagem para o primeiro jogo de Olimpíadas dos mascotes e seus amigos, este relacionado com o verão.

Pois é, este jogo tem algumas questões bem diferentes em estrutura de jogo em relação ao Mario & Sonic at the Olympic Games do próprio Wii, tipo de coisa que foi capaz de me surpreender e me divertir bastante ao longo de toda jogatina. Tudo isso foi suficiente para eu comemorar uma decisão que tomei de última hora antes de escrever sobre aquele game: a de falar sobre os jogos Mario & Sonic em posts separados. Falei sobre isso no post sobre os Dez Anos da Maratona Sonic.

Então assim, eu já vou poupar vocês de um montão de coisas a partir deste post aqui, inicialmente sobre os resmungos do jogo que mistura dois importantíssimos universos do mundo dos videogames não ser um jogo de plataforma, coisas como comparações de habilidades de personagens das duas franquias, etc. Além de outros detalhes que já foram introduzidos aqui no blog em outras oportunidades.

Ou seja, eu vou presumir que você conhece o jogo anterior do Wii ou que ao menos acompanhou o post sobre ele.

Sendo assim, chega de enrolação e vamos falar de fato sobre o game, começando pelo começo e dando alguns dados sobre ele.

02-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Menu

Mario & Sonic at the Olympic Winter Games foi desenvolvido pelo Sonic Team em parceria com a Racjin, com aquela supervisão da Nintendo. A empresa de Kyoto publicou o jogo no Japão e na Coreia do Sul, enquanto a SEGA foi a responsável por publicá-lo nas Américas e na Europa. O lançamento ocorreu nos meses de Outubro e Novembro de 2009.

Este lançamento está relacionado com os Jogos de Inverno ocorridos em Vancouver no ano de 2010, lembrando que a SEGA ficou com os direitos da criação de jogos eletrônicos baseados em Olimpíadas tanto de verão quanto as de inverno por alguns anos.

Além do uso de sensores de movimento tanto do Wiimote quanto do Nunchuk, este jogo traz uma novidade: o uso do Wii Balance Board. Aquela plataforma de se equilibrar que eu não faço a menor ideia de como funciona porque nunca tive uma e acho que nem faço questão de ter. Ou seja, não usei neste jogo, não faço ideia do que muda e nem quero saber. Não preciso lembrar vocês que posts da Maratona Sonic não são reviews, preciso? Então não preciso explorar toda vírgula do jogo.

Tá bom, vai. Eu tenho um pouco de curiosidade sim, mas não vou comprar o Balance Board só pra isso.

Vale mencionar algumas coisas bacanas aqui. Os controles continuam super competentes e funcionam bem nos esportes. Além disso, toda aquela explicação que sempre é dada em cada um dos esportes também está presente neste game, e estas explicações são divididas em tópicos que podem ser selecionados de forma individual no menu ou pode ser escolhida uma opção que mostra tudo. Ótimo não só para a primeira vez que jogamos, como para quando precisamos relembrar ou entender melhor um tópico específico.

Fora isso tem outra coisa que eu achei uma baita evolução em relação ao título anterior, que é o fato de não precisar desligar o Nunchuk em esportes que envolvem apenas a utilização do Wiimote. Em Mario & Sonic at the Olympic Games o jogo não prosseguia até que o controle fosse desconectado. Neste game não, dá pra seguir numa boa e o jogador decide se quer tirar ou se quer fazer outra coisa com o Nunchuk. Eu achei ótimo, odiava esse negócio de “agora põe” e “agora tira” que ficava se repetindo infinitamente. Eu sei o que vocês pensaram, seus quinta-série do caramba.

03-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Abertura

Enfim, citando o outro jogo para comparações, a lista de personagens jogáveis aumentou. Agora entram quatro novos competidores, dois da franquia Mario e dois da franquia Sonic. São eles Bowser Jr., Donkey Kong, Metal Sonic e Silver, respectivamente.

Não é só a lista de personagens jogáveis que aumenta, mas a de não jogáveis também. Alguns deles entram para competir, como se fossem espécie de chefes que aparecem durante o modo Festival. Já falarei sobre o modo, primeiro quero listar quem são estes personagens não jogáveis: Jet the Hawk, E-123 Omega, Eggman Nega e Rouge the Bat da série Sonic; Big Bullet Bill, King Boo, Dry Bowser e Dry Bones da série Mario.

Calma, esta lista ainda aumenta. Existem personagens que são chamados de VIPs, eles estão acompanhando os eventos e podem ser localizados neles, como Cameos, mas que também rendem alguma coisa caso o jogador os encontre. Eu não experimentei tudo isso e nem vi esses VIPs, mas vou listar aqui quem são: Big the Cat, Cream the Rabbit, Chaos, Birdo, Penguin e Pianta.

Bastante personagem, né? Eu particularmente acho legal isso, já mostra um pouco do quanto a junção dos universos evoluiu, mesmo que seja em um ambiente desportivo.

14-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Ice-Hockey

Aliás, por falar em esportes, é bastante óbvio que a lista das competições é bem diferente dos Jogos Olímpicos de Verão. Lembrando que eles são chamados de Events. Porém, ainda assim temos os eventos que existem no mundo real e mais os que só existem neste universo, chamados de Dream Events. Quase todos os Dream são “mariokartzações” dos esportes existentes ou mesmo de algumas brincadeiras que não são bem esportes olímpicos, como por exemplo o Dream Snowball Fight que basicamente é uma guerra de bola de neve com power ups.

Os esportes reais se não me engano já chegam desbloqueados de partida, mas os Dream Events não. Eles precisam ser desbloqueados em um modo de jogo que pode ser jogado por mais de um jogador, mas que serve muito bem para um jogador único e é um dos grandes diferenciais em relação ao primeiro game de Olimpíadas do Wii. Estou falando do já citado modo Festival, que pode ser disputado por um único personagem (Singles) ou em time (Team).

Em ambos os casos, o modo meio que simula os dias da competição. Vai do primeiro até o décimo sexto dia de jogos, e em cada um deles são separadas algumas atividades para o jogador executar. Por exemplo, podem ter treinamentos de Eventos ou a disputa mesmo destes ou outros Eventos, sejam os tradicionais ou os Dream. Importante ressaltar que o jogador não escolhe quais são os Eventos do dia (seja treino ou competição), no máximo ele pode escolher a ordem que vai executar os já pré-estabelecidos pelo jogo.

04-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Shopping

Tem dias que não tem Eventos para serem treinados ou disputados. Podem, por exemplo, ser dias em que o personagem vai para o modo Shopping comprar nas lojas que existem lá. Lojas que vendem músicas, personalizações para os equipamentos dos personagens, roupas, livros sobre a história dos Jogos Olímpicos de Inverno, entre outras coisas. Isto acontece nos dias 14 e 06 do Festival, tanto em Singles quanto em Team. É bom dizer que o modo Shopping pode ser acessado externamente ao Festival também.

Lembram dos NPCs que enfrentamos e que eu listei há pouco? Então, eles são chamados de Rivais neste modo, e aparecem ao final de alguns dos dias como se fossem espécies de chefes daquele dia que precisam ser vencidos. Se não vencermos, repetimos até conseguir.

05-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Boss

Sobre os Eventos, na questão da competição em si, eles são disputados normalmente e o resultado entra na classificação geral do Festival. Independentemente da posição que terminamos neles, o Festival segue.

O objetivo do modo, claro, é ser campeão do quadro geral. São considerados diversos aspectos, como as medalhas obtidas em cada Evento (competição) e a pontuação geral obtida não só nestes como nos treinos também. Os treinos sempre tem algum objetivo, e quanto melhor o nosso desempenho neles, maior a pontuação somada no total.

Ou seja, o Festival é basicamente uma espécie de “modo carreira” do jogo, algo que dá uma cara diferente ao título em relação ao antecessor. Terminar o modo em primeiro mostra os créditos, tanto no Singles quanto no Team. Lembrando que no anterior também existe uma forma de mostrar os créditos, mas temos que vencer (ou pelo menos ficar bem colocado em) todos os “mini campeonatos” até liberar o último e o vencer também. As duas formas são divertidas, na minha opinião, mas a deste jogo de Inverno me dá uma sensação maior de progressão. Chega até a perder um pouco a cara de Party Game dentro deste modo, ainda mais considerando a interação que temos com outros personagens no início de cada dia (Cream e Toad).

15-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-DICAS

O progresso do Festival pode ser salvo, não precisamos fazer tudo no mesmo dia. Não precisamos jogar numa sentada só, embora não seja lá muito confortável jogar este jogo sentado por razões óbvias. Aliás, jogar de fone em pé com ele ligado no monitor me causou uma estranheza enorme, mas isso aí é detalhe.

Poucos esportes exigem que o jogador fique chacoalhando o controle, e em nenhum deles é aquela maluquice de alternar Wiimote e Nunchuk igual no primeiro jogo da subsérie. Só isso já ajuda muito e, por mais que em diversas oportunidades o game pede para que o jogador faça uma pausa, dá pra seguir jogando até por períodos consideravelmente longos.

As minhas sessões de jogatina duravam algo entre quarenta e sessenta minutos (em média, tiveram sessões maiores), parecido com o que aconteceu com o Sonic and the Black Knight. Aliás, talvez eu tenha sentido mais cansaço físico jogando Black Knight do que Winter Games, já que eu precisava bater nos inimigos em quase todas as fases no jogo do Sonic espadachim.

Todo o meu foco foi nos dois modos de Festival, então vou focar a minha experiência no geral dentro deste modo tanto com apenas um personagem quanto em time. Obviamente que sozinho eu joguei com o Sonic (a Maratona é dele); e em time eu adicionei o Luigi, o Tails e o Donkey Kong. Um de cada uma das categorias (Speed, All-Around, Skill e Power, respectivamente). Que timaço!

No Team Festival podemos nomear o nosso time. Ele vem por padrão como Team Heroes, mas como eu associei à tranqueira do Sonic Heroes, minha primeira opção foi renomear para Sonic Team. Por razões óbvias, desisti. No final das contas acabei ficando com Time Caduco mesmo, o que não faz tanta diferença, já que o narrador sempre diz Special Team.

06-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-TIME-CADUCO

Eu tive vontade de fazer uma espécie de diário de bordo aqui contando toda a experiência nos dois Festivais. Tenho tudo anotado e tinha totais condições de fazer desta forma. Porém, no final das contas achei melhor não fazer, já que este post ficaria ainda mais longo e cansativo, então foquei em separar alguns detalhes que acho que valem ser mencionados.

Inclusive não vou falar de todos os esportes presentes no jogo, não vejo motivos pra isso. Posso afirmar que quase todos são divertidos de jogar. Só desgostei dos que envolvem corridas com patins, que eu não sei se entendi os controles ou não no fim das contas. Provavelmente não, pois sempre aparecia um indicador me alertando de que o controle estava errado. Quando venci neles, foi na sorte. Tanto os dois normais quanto o Dream.

Ah, tem mais Event um que eu gostaria de comentar, pois foi uma quebra de paradigma mental que me ajudou a gostar ainda mais do jogo. Assim que vi que jogaria Figure Skating, já fui tomado pelo preconceito. Sabem aquela dança no gelo com patins e tudo mais? Então, é sobre isso. Antes de jogar eu tava totalmente desanimado pra tentar, mas depois que joguei eu me diverti bastante e foram os eventos que mais gostei, tanto Normal quanto Dream. É basicamente um jogo de ritmo, onde escolhemos a música que queremos dançar e temos que responder a algumas ações no cenário conforme vamos patinando. E o Dream Figure Skating ainda soma isso a toda uma apresentação teatral nos universos de Mario e Sonic, o jogador pode escolher qual prefere. Ambos são épicos, não tem palavra melhor pra defini-los.

07-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Figure-Skating

O Festival em si é divertido, mas tem um detalhe que eu considero como falha de design. Não há uma opção para acessarmos o quadro de medalhas e nem a classificação geral de pontos. Estas informações aparecem apenas nos dias 4, 8, 12 e 16. Não dá para termos visibilidade de como estamos na competição através de algum menu, botão ou algo assim, precisamos esperar o jogo nos mostrar. Achei isso estranho, mas dá para relevar.

Digo isso principalmente porque o modo não é nada difícil. É muito tranquilo terminar a competição em primeiro, mesmo que a gente acabe não vencendo alguns Eventos. Obviamente que nestes momentos a gente fica com uma certa preocupação, que comigo foi forte durante o gameplay do Singles Festival (primeiro que joguei). Depois no Team Festival, já sabendo que não era nada complicado, joguei bem mais tranquilo sem ficar me preocupando se posso ou não estar na liderança. Por isso acho que vale a pena comentar isso com vocês que ainda não experimentaram e pretendem um dia.

Só é meio estranho quando a gente perde para o Silver, como aconteceu comigo duas vezes. O Silver fica com a medalha de ouro, e eu fico com a de prata (silver). Fiquei realmente confuso. Eu sei, eu sei, a piada foi horrorosa. Não tem jeito, toma essa (ou, como diz o Silver: It’s no use, take this)! Ai ai ai, Sonic 2006 fez mal pra mim mesmo…

16-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Medalha-Silver

Outro ponto que me causou uma certa estranheza foi o lance de jogarmos alguns eventos sozinhos no Team Festival e outros em grupo no Singles Festival. Não faz muito sentido na minha cabeça, mas tudo bem. Talvez tenha faltado eventos o bastante nas duas modalidades para que ficassem mais separados. O efeito colateral disso é meio esquisito, já que todos do mesmo time ganham a mesma medalha no Singles; e, no caso do Team, tem momentos em que controlamos apenas um personagem (nos Eventos em que todos estão disputando simultaneamente), e em outros controlamos todos eles (de forma alternada, cada um em seu turno). Quem pontua nestes dois últimos casos é o time, mas é algo meio esquisito.

Teve um outro ponto que gerou um pequeno incômodo. Diferente do que acontece com os Events (tradicionais), todos os Dream Events não possuem treino, a gente sempre entra na disputa diretamente e tem que se virar pra aprender e conseguir boa colocação para não prejudicar o desempenho na classificação geral. O mais curioso é que os Dream Events são desbloqueados no próprio modo Festival, ou seja, não tem como a gente simplesmente treinar fora do modo e depois retornar pra ele e jogar. Não sei se foi algo proposital dos designers pra gerar algum tipo de desafio. Como não afeta tanto, não chega a ser frustrante, mas é um ponto de atenção, na minha humilde opinião.

Pensando em mais coisas que valem ser mencionadas, algumas regiões são tematizadas em localidades das franquias, ou melhor, de Sonic pelo menos (foi o que eu pude identificar). Pelo que me recordo tem a Seaside Hill e a Radical Highway. Ambientes de jogos modernos do ouriço, é verdade.

08-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Green-Hill

Tem outro Evento que eu gostaria de comentar, tipo, porque sim. O Dream Bobsleigh é basicamente uma adaptação do Special Stage do Sonic Heroes. Só que com uma grande diferença: ele não é bugado! Basicamente é uma corrida “mariokartzada” pegando algumas mecânicas do Special Stage e o próprio ambiente em si. Eu achei genial, adorei isso, foi uma baita ideia. Senti como se tivessem consertado algo que me deixou bastante frustrado quando joguei o jogo canônico da franquia no passado (entre tantas outras coisas, mas vamos deixar pra lá, resmunguei o suficiente naquele post).

Outro detalhe bacana é que podemos “comprar” (no modo Shopping) algumas músicas temáticas das duas franquias, que podem ser usadas em alguns dos Eventos (não todos). Além de ser bacana jogar com estas músicas, um detalhe bobo que eu curti demais foi que a loja onde compramos, chamada Music Shop, possui as iniciais em vermelho e azul, simbolizando o nome do jogo de alguma forma (Mario & Sonic). Tá, eu sei, não muda nada, mas eu gostei, deixem eu tentar ser feliz neste mundo complicado do ouriço e sua turma, mesmo em um Spin Off com Mario.

Sobre os outros modos não tenho muito a acrescentar, não me empolguei com eles. Cheguei a jogar um ou outro evento em Single Match, mas foi mais pra tentar tranquilizar o filho inquieto com alguma coisa de Mario e Sonic que ele já sabe identificar. Funcionou.

Tentei o modo Party Games também, mas não me impressionou e eu larguei antes mesmo de completar qualquer coisa, então de verdade prefiro encerrar o papo sobre modos por aqui.

Ah, tem uma outra novidade que eu não dei muita trela, que são os e-mails. Do nada brota um e-mail lá contando alguma coisa. Ele te conta sobre VIPs e dicas gerais. Entretanto, não sei nem o que achar disso tudo.

09-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Mails

Detalhes técnicos? Bem, sei lá, o jogo é bonito e tal, as músicas no geral são bacanas, etc. Nada de muito novo em relação ao título anterior nos visuais e a parte sonora só cumpre seu papel, com uma ou outra música que pode ficar um pouco na cabeça depois da jogatina.

Bom, meus caros, acho que dá pra ensaiar uma conclusão aqui.

Primeiro de tudo, de um tempo pra cá eu gosto de começar o ano com algum jogo da Maratona Sonic, não sei explicar bem porque, parece que me dá uma sensação de progressão dentro dela e uma esperança de que o ano vai ser recheado de jogos (do Sonic ou não). E digo isso mesmo quando são jogos ruins, como aconteceu com aquela tranqueira do Sonic 2006.

Duro que neste ano de 2023 eu comecei muito no clima de jogar e não de escrever, até que em um determinado momento a coisa se inverteu e eu não tava conseguindo jogar nada, mas me empolguei a escrever em algumas noites. Por isso este post está saindo já fora do primeiro trimestre, mesmo que tenha sido jogado logo no comecinho de Janeiro.

Bem, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games é bastante divertido, traz algumas inovações em relação ao design do jogo que torna toda a experiência bem mais interessante para jogarmos sozinhos, mesmo que a essência do jogo seja um Party Game cheio de Mini Games.

10-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Results-Singles

Já mencionei aqui e comemoro novamente o fato de ter escolhido falar de cada um dos games de Olimpíadas dos mascotes em posts separados. A tal diferença de design de jogo torna este e seu antecessor bastante diferentes, o suficiente pra não dar pra colocar numa mesma caixa, embora eles sejam essencialmente Spin Offs Olímpicos dos personagens. Espero continuar sendo surpreendido até o final da Maratona. Eu basicamente matei um preconceito que eu tinha no passado achando que estes jogos eram todos iguais. Eles não são, a não ser em análises muito rasas por parte de algumas pessoas.

Por mais que as pessoas refutem jogos como este, é inegável o quão divertido ele é. Jogo pra jogar sem compromisso se quiser, e ao mesmo tempo fornecendo uma espécie de “modo carreira” pra divertir quem quer jogar algo com começo, meio e fim. Qualquer outro chilique em relação a isto ou aos sensores de movimentos pode ser ignorado por quem usa videogames para se divertir e não para outras coisas, como medição de capacidade intelectual, habilidade com as mãos e qualquer outra balela que ainda em 2023 a gente continua vendo na Internet aos montes.

Ele é perfeito? Não. Ele é incrível? Não também. Imperdível de alguma forma? Definitivamente não.

Obviamente que é mais um dos jogos medianos puxados pro divertido, que não vai agradar alguns nichos como bem sabemos. Talvez possa ser chamado de caça-níquel, mas eu particularmente acho isto muito pesado. Está longe de ser um título totalmente desprezível ou descartável.

11-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-Results-Team

Falando sobre a recepção dele na tal “mídia especializada” da época, ele foi bem recebido pelos críticos. Esta versão ficou com um score médio de quase 78% do total em um site agregador de notas. Tudo bem que este é o tipo de experiência que os críticos mais gostam de jogar por ser algo descomplicado, não tomar muito tempo e tudo mais, mas eu acredito que é um bom indicador de que qualquer comentário radical dizendo que o jogo não presta pode ser descartado por ter um forte viés da turminha dos “gamers ‘de verdade’”.

Os principais elogios foram que o jogo não é tão difícil (olha aí, não disse?) e os Eventos são interessantes, e que “mesmo que não seja um Mario Kart da vida” (como um dos veículos citou), é divertido, polido e mostra uma porção de melhorias em relação ao antecessor.

Já as críticas mais negativas foram para a parte online, já que isto só pode ser usado para o Ranking Global de resultados dos Eventos. Também foi dito que o primeiro jogo tem um certo charme, mas sua sequência ficou meio que datada e cansativa.

Alguns citaram que muita coisa no jogo não vai surpreender ninguém, o que é de certa forma compreensível por não ser mais uma grande novidade um título assim. Entretanto, eu não concordo totalmente e prefiro a abordagem do crítico que falou sobre as melhorias apresentadas. Bom, este post reflete isso, né?

Pessoal, eu acho que com isso posso encerrar o meu relato.

Curioso como eu havia jogado bastante o antecessor, mas nunca tinha sequer experimentado este jogo até o momento dele na Maratona Sonic. Porém, curti que tenha acontecido desta forma para que alguns pontos me surpreendessem, como vocês podem ter percebido ao longo do texto.

Espero que tenham gostado do post e fico na expectativa de saber quem de vocês chegou a experimentar o título e o que pensam sobre ele.

No mais, fico por aqui.

Obrigado a todos pela leitura de mais um episódio desta grande Maratona.

Abraços e até o próximo post!

12-Mario-Sonic-Olympic-Winter-Games-Wii_-_-ENDING

Advertisement

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esta entrada foi publicada em Jogos, Maratona Sonic, Nintendo, Personagens, Posts Narrados, SEGA, Sonic, Super Mario, Wii com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s