Músicas Inesquecíveis nos Games – Parte 1: Memoráveis

Fala galera Olá meus caros, como estão?

Já tem um tempo que eu ensaio fazer um post sobre Video Game Music, postar minhas favoritas, contar algumas histórias, indicar trilhas sonoras, etc. Até porque já tem muito tempo que eu praticamente só tenho escutado músicas de jogos, principalmente quando estou caminhando ou trabalhando. Engraçado que eu nunca acabei transformando essa vontade em algo concreto.

Aí estava navegando lá pelo Portal 2 Join e vi que o Visio postou lá uma lista de músicas que são nostálgicas e inesquecíveis para ele. Eu gostei da ideia e resolvi plagiar sem dó fazer o mesmo por aqui. Vou ver se transformo em uma série de posts pra não deixar o blog muito tempo parado de novo.

No fim, a brincadeira acabou virando um Mini Meme, se algum site ler esse post aqui e se interessar, faz o post aí e manda o link nos comentários! Vamos expandir a brincadeira. No fim do post tem os links para os outros sites.

Vou começar com cinco músicas que são muito nostálgicas para mim e contar porquê. Tentei separar uma música por plataforma. Espero que gostem.

Zillion II: The Tri Formation (Master System) – Boss

Eu ainda me lembro muito bem da primeira vez que vi um Master System rodando Zillion II, a surpresa que tive de ver um jogo de videogame tão parecido com o que eu assistia na TV. Aquilo era perfeito. E ficou ainda mais perfeito quando me dei conta de que as músicas que tocam durante a jogatina são as do anime. A que mais me impressionou e até hoje eu adoro é a das lutas contra chefes, que dá a impressão (em ambas mídias) dos heróis estarem passando por uma situação não tão fácil no meio de um combate agitado.

Sendo o primeiro cartucho de Master que tive na vida, essa trilha me acompanhou por muitas vezes durante a infância. Memorável demais.

Michael Jackson’s Moonwalker (Mega Drive) – Smooth Criminal

Outra coisa que não consigo me esquecer foi a primeira vez que eu vi o Mega Drive na vida. Eu fui com um amigo da época em um bar, onde ele dizia ter “um Mega Drive dentro de um fliperama” (no caso, Arcade). Eu custava a acreditar. Chegando lá a gente desceu uma rampa e foi até uma garagem, onde era o tal Bar do Gordo. Assim que entramos, viramos para a direita e demos de cara com a tal máquina de Arcade com um cara jogando Altered Beast. Pouco tempo depois acabou o tempo dele, o amigo pagou pra jogar um pouco e escolheu Moonwalker.

O resto vocês podem imaginar. Aquela abertura, aquele negócio totalmente novo. Ele apertou o Start e de repente vem aquela cena da porta se abrindo no escuro e uma moeda sendo arremessada no Jukebox, pra começar a tocar isso daqui:

Tem como esquecer isso? Nunca! Épico demais, naquela época era “igualzinha a música de verdade”. Saudades desse tempo de surpresas. Só não entendo porque não mencionei isso no post que fiz sobre o console no começo de vida do blog.

Shinobi II: The Silent Fury (Game Gear) – Building (1)

Considerado pelo importante site Gamer Caduco como o melhor jogo da plataforma, Shinobi II não foi o primeiro jogo de Game Gear que terminei na vida, mas foi o que mais me marcou quando cheguei no fim dele. Eu lembro que fui pra alguma viagem com meus pais e levei o portátil que vivia ligado na tomada. Eu não tinha nada pra fazer e resolvi pela primeira vez jogar o jogo a sério. Lembro que não terminei, mas anotei o password pra terminar em casa.

Nas outras jogatinas eu sempre começava e recomeçava, nunca ia muito longe porque… sei lá, jogar portátil em casa nunca foi a minha praia. E eu também não entendia muito bem como o jogo funcionava, então vivia recomeçando. Mas era engraçado como eu sempre tava jogando e adorava tanto a trilha desse jogo. Depois de velho fui saber que as composições delas foram feitas pelo mesmo cara que fez as músicas de Streets of Rage, um tal de Yuzo Koshiro. Ou seja, música de qualidade. Duvidam? Escutem:

Difícil mesmo foi escolher uma música só. Acabei optando por essa por ter sido a fase onde eu saquei o que precisava fazer para progredir no jogo (localizar os cristais, além de salvar os outros ninjas). E porque é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos.

Street Fighter II: The World Warrior (SNES) – Ken Stage

Antes que alguém me chame de Seguista, deixa eu dar uma moral pro lado vermelho da força. Na época dos 16 Bits eu vivia enfiado na casa de amigos/vizinhos para jogar Super NES, especialmente Street Fighter II. Era incrível como um jogo podia ser tão legal pra jogar em galera e que não fosse de corrida ou futebol. Não me conformava como não tinha para Mega Drive (embora tenha saído depois).

Adorava quando entrava na “tela dos barcos”, estágio pertencente ao cara do cabelo de miojo Ken. Aquela música era demais, a galera vibrando dentro dos barcos enquanto dois lutadores se pegavam na porrada. Ainda bem que não tinha a mancada de jogar o adversário no mar.

Eu sei, vocês preferem a música do Guile, porque ela combina com tudo e tal. Nem ligo, prefiro essa aqui. É a mais memorável para mim, Internet e Memes vieram muito tempo depois.

Tetris (Game Boy) – Game A

Poucas músicas são tão icônicas quanto a música da primeira fase de Super Mario Bros. Quase todo mundo reconhece de primeira quando qualquer pessoa tenta cantarolar as melodias dela. Ao meu ver, tão fácil de ser lembrada quanto ela é essa daqui, do Tetris. Vai dizer que você nunca ouviu?

E eu joguei Tetris pra diacho no Game Boy, inclusive adorava jogar de fone porque a música ficava melhor. Lembro até de quebrar fone do meu pai, quando fone aparentemente não era tão fácil de conseguir (ou barato, não sei) quanto nos dias de hoje. Lembro dele ter ficado um pouco chateado, o que me doeu mais que qualquer palmada ou bronca. Mas passou, outro fone surgiu e eu pude voltar a jogar com a música grudada na orelha.

Essa música é épica demais!

BÔNUS: Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade) – Burning Building

Deveriam ser apenas cinco, mas quero colocar mais uma pra fechar. Isso porque, se tem um jogo de Arcade que para mim é clássico demais, este jogo é TMNT. Quem é que não viveu na época e não se lembra da máquina ficar tocando em loop aquela música da abertura que era a mesma do desenho, só que cortada? Isso quando não tinha uma galera jogando, o jogo sempre foi bastante popular. E a música da primeira fase, vocês se lembram? Escutem:

Legal relembrar, né? Só é meio tenso lembrar do dia que eu fui com a excursão da escola no Playcenter (parque de diversões em São Paulo que já não existe mais) e gastei todo o dinheiro do lanche em fichas sem perceber e passei fome o resto do dia. Só percebi mesmo na hora que parei em frente a lanchonete e fui contar quanto tinha sobrado. E era zero.

Pelo menos eu terminei o jogo no dia!

Quem quiser ver as músicas memoráveis de outros sites, só clicar nos links abaixo (já vai direto para o post):

Portal 2 Join (Visio)
Locadora Resident Ivo (Ivo Ornelas)
MarvoxBrasil (Marvox)
Retroplayers (Sabat)
Gamerníaco (Eduardo Farnezi)
Nerd Profeta (Nerd Profeta)
Arquivos do Woo (Diogo “Cyber Woo” Batista)

Viram só? Consegui montar uma lista sem colocar Sonic! Onde está o Deus gamístico de vocês agora? Nem vou dar spoiler dizendo que pretendo montar um post desses só de Sonic.

Bom, por hoje é só tudo isso! Espero que tenham gostado!

Obrigado pela leitura e por ter escutado cinco das minhas músicas favoritas e até o próximo post!

Aquele abraço!

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Game Music, Memes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Músicas Inesquecíveis nos Games – Parte 1: Memoráveis

  1. ivoornelas disse:

    Ótimas escolhas de músicas, todas clássicas! Tinha me esquecido de duas em especias! A do Moonwalker e do Tetris! Muito bom ouvir! Agora essa última do TMNT é fantástica mesmo, como tinha me esquecido dela?! Apesar que a do Turtles In Time são boas demais também!

    P.s Você terminou Turtles no Fliper? Caraca! Priimeiro que conheço que fez isso! Você deve ter gastado MUITO DINHEIRO pelo jeito né?! Hahahahaha XD

    • Gamer Caduco disse:

      Cara, acredite, foi muito dinheiro mesmo, pelo menos para uma criança. Tipo, antigamente a gente comprava mais com menos, o combo no Playcenter deveria ser algo em torno de uns 10 ou 15 reais no máximo. Eu comprei alguma coisa ao longo do dia e guardei o resto pro lanche, mas gastei tudo na TMNT. Foram muitas fichas. Muitas! Eu cheguei a pedir pra segurarem meu lugar na máquina pra comprar mais… mas o que eu mais tenho recordação é o mau humor que fiquei por causa da fome! kkkkkkkkkk
      Valeu Ivo!

  2. Visio disse:

    “O Cara do Cabelo de Miojo” hahahaha sempre falei isso hahahaha
    Belas escolhas! Lista difícil de fazer, principalmente se você curte música mesmo.

    Ontem joguei street fighter 2 no Wii U, até mandei uma foto no grupo do Whats. Coloquei o fone de ouvido e fiquei relembrando as músicas. Ótimas, todas elas, ótimas, mas realmente a música do stage do Ken é fodástica!

    • Gamer Caduco disse:

      Orra, não é miojo aquilo? Certeza que é!
      Eu vi a iBagem do SF2, esse jogo é bom demais em todos aspectos, principalmente sonoro! Gosto até dos pulos que demoram 6 segundos e toda lentidão [em relação aos jogos atuais]. É, eu gosto pra cacete desse jogo! Pena que eu não sei jogar, que nem todos os jogos de luta! hahuahuahauhauhua
      Valeu Visio!

  3. Pingback: Músicas Inesquecíveis nos Games | Blog MarvoxBrasil

  4. Mais um na minha bolha de game music!
    A bolha: “A música tema do Ken em SF2 é melhor que a do Guile.”
    Bom saber que não estou sozinho nesse mundo.

    Vou participar também!

    • Gamer Caduco disse:

      Ahhhh deve ter mais gente pra essa bolha, galera que prefere do Guile é tudo embalista! huahuahuahuahuahuahua
      Vi lá sua participação, ficou show de boa!
      Valeu Eduardo!

  5. Sabat Santos disse:

    Dessas todas, TMNT cara, TMNT, que jogo, o jogo cara, TMNT!! kkkkkkkkkkkk

  6. Pingback: Músicas Inesquecíveis dos Games: Por EduFarnezi | Gamerniaco

  7. Mario disse:

    Cara, muito bom! Adoro música de games! Eu tb “se” amarro na música do Ken! E ótimo site! Conheci graças ao link lá no Retroplayers. Sempre bom conhecer novos sites de games antigos. Virei cliente.

    • Gamer Caduco disse:

      Opa, aí sim! Vc também tá na bolha do Eduardo dos que preferem a música do Ken pelo visto! hehehe!
      Pô, valeu pelo prestígio a este humilde blog! Apareça sempre, será sempre bem vindo! 😀
      Finalmente botar o link no Retroplayers serviu de alguma coisa… não, melhor eu apagar isso senão o Sabat vai me matar! huahuahuahuahua
      Valeu Mario!

  8. aki é rock disse:

    Só música boa ai hein me fez relembrar os bons tempos de adoslescência que vivia jogando e tinha tempo de sobra sou um grande fã do gênero escuto varias músicas de games no meu psp para relaxar durante o meu sono no trabalho.

    • Gamer Caduco disse:

      Caramba, Rock, nem me fale… que saudades de ter todo tempo do mundo pra jogar videogame!
      Só não entendi o “sono no trabalho”… tá dormindo escondido no banheiro, é? hahuhauhuahauhauhua
      PSP + músicas clássicas de videogame é uma combinação poderosa! \o/
      Valeu Rock!

  9. Pingback: Top 5: As Melhores Músicas nos Games | NERD PROFETA

  10. Nerd Profeta disse:

    Cara, a música do Moonwalker é fantástica! Eu joguei esse game e eu achava muito dificil na época rrsrs! A música do Ken é lendária também!

    • Gamer Caduco disse:

      Cara, eu apanhei um bocado de Moonwalker na infância, depois eu peguei o jeito e cheguei no fim… a mesma coisa não aconteceu no Master System, mas vamos deixar isso pra lá! hahahaha
      Música do Ken é lendária mesmo, épica demais!
      Valeu Nerd Profeta!

  11. Nossa Cadu, você cita Zillion e não tem como eu não lembrar do tema de abertura do anime que ficou muito bem no master system também, a “Pure Stone”, não sei, tem algo nela que me parece tão doce e triste ao mesmo tempo. Mas música é muito mais subjetivo que jogos Cadu, se com jogos a gente tenta fazer uma separação do que o jogo é daquilo que ele representa para cada um de nós, imagine com música, música é terra sem dono neste quesito.

    Putz, que que é isso Cadu! Smoooth Criminal no mega é de arrepiar, é praticamente um hino dos anos 90 para quem jogava videogame, comprava revista e babava no melhor console do planeta até aquele momento. Eu ficava mais hipnotizado com o mega do que com os arcades pelo fato do primeiro ser algo “tangível”, era possível, mesmo que tangenciando um milagre, nossos pais comprar um para nós, os arcades eram máquinas brutas feitas para criar ilusões e comer nosso dinheiro, eram belas mas sem dono. Que lembrança Cadu, essa é “raiz” mesmo!

    Já na questão dos portáteis hoje em dia eu curto muito graças ao jogar e rejogar, mas em nenhum momento da minha vida no passado eu fiquei marcado por alguma música de portáteis, basicamente portáteis eu joguei pouco, desejei muito e estou descobrindo grandes jogos só por hoje. O portátil que mais joguei na vida foi o inigualável, lindo e maravilhoso PSP Fat primeira geração, aquele aparelhinho fez a alegria de muitos meninos e meninas, eu amo o PSP! Mas não tenho uma música que realmente tenha me marcado… gostei da dica do game gear!

    Ai, ai, ai, no caso de Street você sabe o que gosto devido ao post sobre o jogo que eu fiz no qual eu listei meu “Top 12” músicas preferidas… era assim, eu gostava de tudo que você não gostava, e vice e versa kkkkkkkkkk por isso você já sabe que eu amo a incrível música do Bison mas a do Guile e esta do Ken eu não gosto… vai entender.

    A Tetris eu encaro mais como um dingle comercial do que uma música em si, ironicamente talvez ela seja a mais música de todas devido a sua origem na música clássica, mas nos games eu gosto por ser algo emblemático mas não apaixonante.

    Que isso meu velho… TMNT é outra do nível de Smooth…, quem da época nunca passou pela frente de uma dessas máquinas lendárias e viu os feixes de luz sair do bueiro louco para comprar umas fichas para por nela? Bem clássica mesmo, além do jogo ser muito bom as tartarugas foram um das franquias mais poderosas daqueles tempos, tinha de tudo, de jogos a lancheira, caderno… até papel higiênico das tartarugas… ok, esse último não tenho certeza.

    Sem querer incentivar sua loucura Cadu, mas acho que tem razão, Sonic é tão grande e icônico, e me refiro aos 3 primeiros jogos principalmente, que suas músicas merecem algo dedicado, ah! E claro, não deixando de lado os jogos de navinha, não sei se você conhece muito deste estilo mas… os jogos de navinha são maravilhosos em game music!

    Ótimo post Cadu!

    • Gamer Caduco disse:

      Rapaz, a Pure Stone pra mim no Zillion II foi bastante marcante também, pra falar a verdade. Eu fiquei numa dúvida tremenda de qual escolher, mas tinha que colocar uma música desse jogo pelo quão expressivo ele foi na minha vida de jogador.
      Smooth Criminal era um hino não só nos games, o que torna a escolha apelona (ou pelo menos foi o que me falaram por fora do blog aqui)… huahuahuahua…
      O PSP é uma maravilha, pena que aquele analógico dele é frágil que só. Se vc usa o portátil pra emular o Game Gear, tenta experimentar os dois Shinobis, eles valem demais a pena (fiz review dos dois no Retroplayers). Se vc não usa pra emular o comedor de pilhas, deveria viu! hehe! Nada melhor que jogar um portátil em um portátil (mesmo sendo emulado). Eu pelo menos acho.
      Não vou mencionar a música do guardinha do SF2 aqui! hauhua
      A música de Tetris eu não consigo não ver como apaixonante, poucos escutavam a versão original dela até Tetris popularizar. Claro, popular não é sinônimo de qualidade, mas para mim ela foi marcante demais na infância para eu ignorar num post musical! rs
      Papel higiênico? Acho que não teve… aqui no BR… já nos EUA, vai saber. Uma pesquisa rápida sobre o tema no Google traz uns resultados hilários! haha
      E Sonic eu sou suspeito pra falar, mas ele nos 8 e 16 bits tem trilhas sonoras especiais que merecem um capítulo dedicado. Talvez dois. Vamos ver o que vem pela frente aqui! hahaha
      Valeu Ulisses!

  12. Pingback: As Cinco Músicas Inesquecíveis de Games

  13. Doc Cocamonga disse:

    Eu só vou deixar essa ost aqui, enjoy:

    • Gamer Caduco disse:

      Ahhh, a era do início do uso de CD para jogos! Ótima época para trilhas sonoras, quando as produtoras ainda queriam fazer músicas marcantes e não apenas “som ambiente”! \o/
      Confesso que não conhecia a trilha do Lords of Thunder, curti ouvindo no trabalho aqui! hahaha
      Muito bom, valeu Doc!

  14. Diogo Batista disse:

    Olha, Cadu, da sua lista toda o que realmente me deixou surpreso foi essa “Building” do Game Gear. Nem tinha ideia que Yuzo Koshiro tinha feito uma coisa dessa no Game Gear. Tá lindona, vou até procurar a ost completa para ouvir.

    Essa Ken Stage é tudo de bom, uma das minhas favoritas. Tenho a ost do Street Fighter II: The World Warrior uma das minhas favoritas de todos os tempos. Eu tive o cartucho, então jogava até criar bolhas nos dedos. Não enjoava nunca, hahaha! Vou até colocar ela de toque no celular, fazia tempo que não ouvia.

    Ah, gosto um pouco dessa ost do Michael Jackson, viu. Talvez porque essa não seja a minha música favorita, então não me agradou tanto no videogame, hahaha!

    Pow, gostei de todas, talvez não muito a do Michael Jackson, hehehe!E quem diria que você iria deixar um Sonic de fora

    • Gamer Caduco disse:

      Cara, cara, cara!!!! OUÇA A TRILHA SONORA INTEIRA!!!! Serião, é muito boa! O Yuzo Koshiro teve mais destaque no Mega, é verdade, mas tudo que ele trabalhou no Master virou ouro. Sonic 1, Shinobi 1 e 2, sei lá mais quais (esqueci agora). Só preciosidade sonora!
      Música do Ken é épica… a trilha inteira do SF2 é épica demais (eu só não gosto da música do Sagat, mas tudo bem).
      E pô, como assim Smooth Criminal não é a sua favorita? Seu herege! Isso é um crime… suave… droga… desculpa, não resisti! huauhahuahua
      Sonic vem numa próxima lista! Era pra surpreender mesmo! kkk
      Valeu Cyber!

  15. Eliandro disse:

    nunca tinha visto esse jogo do Michael Jackson kkkkkk,ja a musica do tetris e do ken sao epicas,outra musica epica é a do Dr willy em Mega Man 2

    • Gamer Caduco disse:

      Ô louco, Eliandro! Jura que não conhece o Moonwalker? Depois dá uma olhada, o jogo talvez não seja dos melhores, mas diverte um bocado! Só as músicas do Rei do Pop em 16 Bits já valem o jogo! 😀
      A música das primeiras fases do Dr. Wily no MM2 é sim clássica e épica demais, ainda vou fazer uma lista dessas totalmente baseada nos jogos de NES da franquia, preciso jogar ainda o 5 e 6 pra fazer isso. Em breve aparece algo aqui, eu acho! rs
      Valeu Eliandro!

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s