Resultado: Gamer Caduco Awards 2022

gamer-caduco-awards-2022

Olá caríssimos, como estão?

Mais um Gamer Caduco Awards chega ao final, para alegria de muita gente que não aguentava mais memes nas redes sociais do blog.

Antes de dar continuidade, quem preferir ouvir a versão em áudio deste post, basta dar play abaixo:

Gostaria de agradecer a todos que participaram da votação, ainda mais considerando que este ano atingimos um novo recorde não só no número de votos, mas também no número de pessoas que participaram.

Vocês são incríveis, sou muito grato a todos que mergulharam de cabeça na brincadeira não só este ano, como nos anteriores. Dá até vontade de fazer competições dos anos que não teve participação dos leitores e ouvintes. Mas não se preocupem, não vou fazer, não vou forçar a amizade.

Aliás, por falar nos ouvintes, este ano resolvi divulgar os resultados em áudio também. Quem acompanha somente por esta mídia acaba ficando sabendo da brincadeira e pensa se quer participar dos próximos anos. Fica aqui o convite pra vocês todos.

Gostaria de lembrar a todos que a lista de jogos participantes da competição são os que joguei no ano de 2022, que fizeram parte do Meme Gamer O Que Você Jogou em 2022? e podem ser vistos no post em questão (tanto em texto quanto em áudio).

Chega de delongas, né?

Vamos começar com as escolhas dos leitores e ouvintes, aposto que estão ansiosos para saber se os jogos que vocês votaram ficaram bem colocados.

Lista dos leitores

1º lugar – Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (PC) – 23,30% dos votos

2º lugar  Alex Kidd in Miracle World DX (Switch) 13,07% dos votos

3º lugar
– Horizon Chase Turbo: Senna Sempre DLC
(PlayStation 4)  9,09% dos votos

4º lugar
– Punhos de Repúdio
(PC) – 7,95% dos votos

5º lugar
– Sonic Triple Trouble 16 Bit
(PC)  6,82% dos votos

6º lugar
– Horizon Chase Turbo – Summer Vibes DLC
(PlayStation 4)  6,25% dos votos

7º lugar (três jogos)
– Paprium
(Mega Drive), Sonic Unleashed (Wii) e Super Hang-On (Mega Drive)  4,55% dos votos (cada)

10º lugar – Captain Tsubasa: Rise of New Champions (PlayStation 4)  3,98% dos votos

11º lugar (dois jogos)
Angry Video Game Nerd Adventures (PC) e Octopath Traveler (Switch)
– 3,41% dos votos (cada)

13º lugar – XCOM2: War of the Chosen DLC (PlayStation 4)  2,27% dos votos

14º lugar (três jogos) – Crypt of the NecroDancer (PlayStation 4 / PS Vita), LittleBigPlanet (PSP) e Panzer Dragoon Remake (Switch) – 1,70% dos votos (cada)

17º lugar – SEGA Superstar Tennis (PlayStation 3) – 1,14% dos votos

18º lugar – Jeanne D’arc (PSP) – 0,57% dos votos

19º lugar (dois jogos) Rebound (PC) e SEGA Superstar Tennis (DS)  nenhum voto

Mantendo a tradição, vou comentar os cinco melhores colocados de vocês.

Antes gostaria de dizer que tentei montar uma previsão de votos da galera, mas que não acertei muito bem os resultados. Vou fazer comentários rápidos sobre isso, achei a experiência divertida.

O jogo das Tartarugas Ninja tinha tudo pra ficar em primeiro mesmo, e ficou bem a frente de todos os outros jogos. Galera pelo visto curtiu muito a experiência com o jogo lançado no ano passado. Nas minhas previsões eu sabia que ficaria entre os 5 primeiros, mas achei que na quarta posição. Errei, mas não foi tão feio assim.

Agora um que acertei em cheio foi o remake do jogo do Alex Kidd. Nas minhas previsões eu imaginei que ele ficaria em segundo mesmo, e de fato ele ficou. Não tem jeito, muita gente aqui no Brasil ama o jogo original, com certeza deve ter se apaixonado pela nova versão também.

Em terceiro lugar ficou quem eu achei que venceria a escolha dos leitores do Gamer Caduco Awards deste ano: a DLC Senna Sempre de Horizon Chase Turbo. O jogo dispensa apresentações e muita gente que conheço adora ele por si só, não me surpreende que a DLC de um dos maiores desportistas do nosso país também fosse popular e conquistasse tanta gente.

Punhos de Repúdio ficou com a quarta colocação e isto me surpreendeu bastante. Não sabia que tanta gente havia jogado e curtido, fiquei realmente contente de ver isso. Havia previsto uma posição mais mediana pra ele no ranking, imaginando que nem todo mundo conhecia. Que grata surpresa, meus caros.

Pra fechar o Top 5 de vocês, vem Sonic Triple Trouble 16 Bit. O fangame de Sonic me surpreendeu nesta quinta colocação, não imaginava que tanta gente havia jogado ele. Tanto é que achei que ele ficaria numa posição baixa do ranking. Que bom saber que houve uma certa popularidade pra ele, pelo menos considerando o público do blog.

Queria também fazer um comentário sobre a colocação da versão de Wii de Sonic Unleashed, que ficou bem votado e pegou a sétima colocação do ranking (junto com Super Hang-On e Paprium). No Gamer Caduco Awards anterior muita gente votou na porcaria do Sonic 2006 de zoeira, pensando em tirar um sarro da minha cara. Apesar de eu ter achado engraçado e me divertido com isso, a ação não deu muito resultado porque não ficou tão bem colocado assim quanto muitos esperavam. Desta vez eu acredito que muita gente votou no Unleashed pensando na mesma coisa. Então, acho que parte da galera não deve ter lido ou ouvido o post sobre o jogo e nem sabe que eu gosto dele, então ver ele bem colocado me deixa feliz no final das contas. De qualquer maneira, era algo que eu já imaginava que aconteceria. Isso porque não coloquei a versão de PlayStation 3 e Xbox 360 na votação (porque esteve no Gamer Caduco Awards de 2012). Gosto ainda mais dela. Mas enfim, o tiro de vocês saiu pela culatra, meus caros. Quem quis zoar nessa se lascou.

Os dois últimos colocados eu tinha certeza que ficariam sem votos, não imagino que as pessoas conheçam Rebound e também acho que pouca gente chegou a jogar a versão portátil de SEGA Superstars Tennis. Não são jogos exatamente populares.


Bem, dito tudo isso, acho que agora é hora de divulgar também as escolhas do Gamer Caduco, para vocês verem o que eu mais curti jogar em 2022 e sentirem raiva de mim pela colocação dos seus jogos favoritos. Afinal de contas, listas normalmente geram este sentimento, né? Mas tudo bem, vocês vão ter aí um ano pra esquecer o ranking e participar no ano que vem também.

Enfim, chega de enrolação, confiram o ranking caduco:

Lista do Gamer Caduco

1. Sonic Triple Trouble 16 Bit (PC)
2. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (PC)
3. Crypt of the NecroDancer (PlayStation 4 / PS Vita)
4. Angry Video Game Nerd Adventures (PC)
5. Jeanne D’arc (PSP)
6. XCOM2: War of the Chosen DLC (PlayStation 4)
7. Alex Kidd in Miracle World DX (Switch)
8. Horizon Chase Turbo: Senna Sempre DLC (PlayStation 4)
9. Octopath Traveler (Switch)
10. Punhos de Repúdio (PC)
11. Captain Tsubasa: Rise of New Champions (PlayStation 4)
12. Horizon Chase Turbo – Summer Vibes DLC (PlayStation 4)
13. Paprium (Mega Drive)
14. SEGA Superstar Tennis (PlayStation 3)
15. Sonic Unleashed (Wii)
16. Rebound (PC)
17. Panzer Dragoon Remake (Switch)
18. SEGA Superstar Tennis (DS)
19. Super Hang-On (Mega Drive)
20. LittleBigPlanet (PSP)

Como é de praxe, montar a lista foi bem difícil. Botar na disputa jogos independentes, AAA, antigos, novos e de gêneros e durações diferentes é um negócio complicado. Porém, este foi o resultado que acabei chegando e acho que o Caduco do futuro não vai sentir tanta raiva de mim quando rever a lista.

Mantendo a tradição, vou comentar os cinco primeiros colocados.

Sonic the Hedgehog Triple Trouble 16-Bit para mim é quase imbatível, então não tinha como ele não vencer. Embora o jogo original de Game Gear não seja aquelas coisas, o trabalho dos responsáveis pelo fangame é notável e ficou com a cara dos demais jogos que foram lançados pro Mega Drive. Para mim ele nasceu clássico, suficiente para sagrar-se o grande campeão do Gamer Caduco Awards 2022.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge foi uma experiência incrível, joguei em apenas um dia e ficou marcado no meu coração, superando até outros jogos incríveis que fazem parte da lista. Não a toa ele venceu com folga na Lista dos Leitores do blog, com toda certeza todos que experimentaram se surpreenderam com outro jogo que já nasceu clássico e que vai marcar a memória de muitos que o puderam curtir no modo multiplayer local, como aconteceu comigo. Ele só não venceu na minha lista porque, bem, vocês sabem, Sonic mora no meu coração e acabou ganhando o desempate entre eles por razões óbvias. Porém, é quase como se ambos tivessem ficado em primeiro lugar.

Crypt of the NecroDancer é a minha cara, não a toa eu acabei publicando um post sobre o jogo e falei dele como se tivessem desenvolvido pensando em mim. Só não ficou em primeiro por ter entrado em embate com dois titãs que, como já falei, nasceram clássicos. Recomendo a leitura do post sobre ele para quem não conhece o jogo, quem sabe não chama a atenção de vocês?

Angry Video Game Nerd Adventures foi outro jogo que me marcou muito fortemente, em primeiro lugar por me trazer um desafio incrível, que acabou se tornando extremamente divertido. Além disso, curti demais a combinação destes desafios com o humor esperado e tantas referências ótimas, tanto em relação ao próprio AVGN como em jogos antigos no geral. Não é o jogo que eu recomendo para qualquer jogador, mas quem gosta desse tipo de coisa definitivamente deve dar uma chance. Quem gosta do AVGN deveria pelo menos dar uma olhadinha e ver se vale a pena ou não encarar. Eu aposto que vale sim. Ah, e quem não conhece o AVGN, deveria. Para mim é a referência máxima sobre humor e jogos.

Fechando o Top 5, Jeanne D’arc é o Pecado Gamístico que eu deveria ter resolvido há muito tempo, mas que bobeei e demorei demais para jogar. Jogo incrível em todos os aspectos possíveis, um que recomendo para quem gosta do gênero dos RPGs Táticos, seja experiente, seja iniciante.

Vale mencionar que eu considero a DLC de XCOM2 um empate técnico com Jeanne D’arc, mas acabei colocando o jogo de PSP em uma colocação melhor sem saber muito bem o motivo. Talvez por ele ter um ambiente mais parecido com o que eu curto, apesar de curtir pra caramba toda ambientação do jogo da Firaxis também.

Sobre os últimos colocados, na verdade somente Super Hang-On e LittleBigPlanet foram experiências que eu desgostei. Todos os demais eu curti, se alguém achar que algum outro ficou “mal colocado” na lista, pode ter certeza que foi por não serem tão incríveis quanto quem está acima deles. Achei que 2022 foi um ano de escolhas muito boas do que jogar, espero que eu vivencie algo similar em 2023.

Pessoal que votou em Super Hang-On, não fiquem (muito) bravos comigo. Confesso que acho o jogo muito mais nostalgia do que qualquer outra coisa. Com aquele design de comandos eu não consigo me convencer de que o jogo é bom. Até me recordei de quando era moleque, peguei ele emprestado e devolvi rapidinho. Esta memória veio do nada enquanto eu montava o ranking.


Finalizando o post, novamente gostaria de agradecer a todos pela participação. Se não fosse pelo carinho de vocês, esta brincadeira não iria adiante. Fico muito contente mesmo com todo o resultado, vocês são incríveis, obrigado mesmo a todos!

No mais, fico por aqui.

Abraços a todos e até o próximo post!

Sobre Gamer Caduco

Apenas mais um cara que nasceu nos anos 80 e que desde que se conhece por gente curte muito videogames, não importa a geração.
Esta entrada foi publicada em Gamer Caduco Awards, Posts Narrados com as etiquetas , , , , . ligação permanente.