Desafio: Mega Man 3 – parte 1


Olá caros leitores.

Hoje falarei de como está sendo a experiência de encarar o jogo Mega Man 3 do NES. Quem quiser ver a introdução do desafio, clique aqui. Não faz sentido eu falar tudo novamente, né?

A única coisa que é necessário adicionar é que o desafio será contado em mais de um post, senão já viu. Vira um texto gigantesco. E chega de enrolação, vamos ao que interessa.

O início

Bem, aceitei o desafio e aceitei também a ordem de quais chefes eu deveria enfrentar primeiro. Se eu segui a lista? Mais ou menos. Quem propôs o desafio me falou para enfrentar primeiro o Top Man e depois o Shadow Man. E foi o que eu fiz. Vou separar em dias de jogatina ao invés de fases e chefes, acho que a saga fica mais completa desse jeito. Vale mencionar que os dias não foram consecutivos, mas sim dias em que joguei.

Primeiro dia

Seguindo a sugestão, entrei na fase do Top Man. Primeira fase jogada, primeiro chefe enfrentado. Bem complicado. Eu engatinhando com o controle nas mãos e já tenho que passar por alguns desafios. E por falar em engatinhar, o primeiro desafio que me botou uma barreira absurda foi o tal do gato, que inicialmente chamei de “tigre” (por causa das cores). Já tomei o primeiro Game Over na fuça ao tentar passar por ele. Achei que a jogabilidade estava esquisita, que os controles não estavam respondendo rapidamente. Claro que desconfiei que isso poderia ser desculpa esfarrapada de jogador meia boca, mas eu estava jogando com o PS2 ligado em uma TV de LED.

O maldito “gatigre”.

Tentei por mais duas ou três vezes e não consegui passar pelo gato maldito. Então em um momento de revolta tentei a fase do Spark Man, onde até consegui chegar ao final da fase, mas sem vidas extras e com pouca vida. Primeiro tiro que foi dado pelo chefe: Game Over. Aí foi rage quit na hora! Desliguei o videogame e fui dormir, já estava tarde.

Segundo dia

Depois da experiência ruim na TV de LED, resolvi tirar a prova e comecei a jogar o jogo no Dingoo. Cheguei à conclusão de que alguma forma a TV dava um leve atraso que estava atrapalhando sim.

Com os ensinamentos do dia anterior, já estava chegando no maldito gato sem levar dano, a repetição começava a me levar à perfeição. E, para a minha surpresa, venci o gato na primeira tentativa! O segundo gato que apareceu não me deu muito trabalho e o restante da fase até que foi tranquilo. Foi aí que dei de cara com o Top Man.

Top Man

A primeira tentativa contra o chefe não foi bem sucedida, eu não sabia como ele atacava. Fui vencido, pausei o jogo antes de entrar na sala do chefe novamente e pensei: “os tiros dele chegam muito rápido em mim, preciso me esquivar deles com agilidade. Só se…”. Sim, caros companheiros de aventura, eu acabei me lembrando de um importante movimento do personagem, o DASH. Como o único título da série clássica que eu tinha jogado até então tinha sido o primeiro Mega Man (além do remake dele no PSP), eu não estava tão familiarizado assim com o movimento.

Tendo isso em mente, o resto foi fácil e, já na segunda tentativa, o Top Man seria vencido e eu finalmente estava completando a primeira fase de Mega Man 3 da vida. Vibrei, é claro, mesmo que não tenha considerado a batalha difícil. Mas foi aí que percebi que muito do que tinha sido dito pra mim era verdade. As fases e seus chefes podem ser vencidos após repetição, então pra encarar um jogo da série basta ter perserverança e paciência. Claro, um pouco de habilidade. Nunca na vida imaginei que diria que um chefe de jogo do Mega Man era fácil. E foi.

“You spin me right round baby…”

Aproveitando o embalo, quis continuar a aventura. A dica era pra que eu enfrentasse o Shadow Man e foi justamente para a fase dele que fui. As coisas caminharam bem até o momento onde caem inimigos como se estivessem de pára-quedas. Ali eu apanhei bastante no começo, morri, vi tela de Game Over e tudo mais. Em algum momento minha cabeça me lembrou que eu tinha uma nova arma e que nem a tinha testado. Ao testá-la, percebi que ela serviria perfeitamente naquela parte onde eu estava me complicando. Usei, serviu, beleza!

Com a arma do Top Man fica fácil.

Consegui passar a fase e chegar até o chefe. Tentei logicamente usar a arma do Top Man nele, mas mesmo assim eu fui derrotado. Bom, sem problemas, é só usar a outra vida e talvez eu consigo. Pausei pra escolher a arma do Top Man novamente e tive uma surpresa muito desagradável. Ela estava vazia! Eu não lembro se o primeiro Mega Man é assim, mas eu achava que na vida seguinte estaria tudo recarregado. Aí sim eu entrei em pânico e falei em voz alta aquela palavra feia específica para situações adversas. Fui encarar o Shadow Man com a arma normal e levei uma surra épica. Game Over. Jurei vingança, mas essa só ocorreria numa próxima tentativa. Não dei save state e nem peguei password, queria encarar estes dois desafios novamente. Sabia que isso me ajudaria a melhorar.

Terceiro dia

Durante o dia me peguei pensando no padrão de ataque do Shadow Man e como eu poderia fazer para vencê-lo. Tinha percebido que eu gastei toda a arma do Top Man e ele se manteve vivo. Quem me desafiou a jogar o jogo me alertou para não segurar muito o ataque do Top Man, ou a arma gastaria toda mesmo. Mas eu não tinha dominado bem o uso dela, então bolei uma estratégia de primeiro tentar diminuir uns 20% da vida do Shadow Man na arma normal e só depois usar a arma especial.

A noite consegui um tempo para encarar o jogo novamente. Mas fiz diferente, peguei o PS2 e liguei numa TV de tubo. Aparentemente o jogo estava respondendo tão bem quanto no Dingoo. Ótimo, era tudo o que eu queria. Encarei a fase do Top Man e o próprio, tudo foi vencido sem a menor dor de cabeça, inclusive aquele gato maldito. Toma essa, bichano! Já sem perder o embalo corri atrás do Shadow Man e cheguei sem dificuldade.

Shadow Man

Porém, no chefe o caldo engrossou e acabei perdendo a primeira batalha enquanto tentava a estratégia que havia pensado. Na segunda tentativa fui mais eficiente e consegui tomar pouco dano enquanto usava a arma normal. Troquei para a arma do Top Man e, acreditem, venci a luta. Foi o suficiente para mais palavrões comemorativos (!). E o terceiro dia acabou sendo somente isso mesmo, não deu muito tempo.

Shadow Blade e Rush Marine FTW!

Nesse ponto passei a usar o recurso de Save Game do Anniversary Collection, que nada mais é do que a automatização do Password. Não é possível salvar durante a fase, o jogo salva automaticamente ao passar uma fase ou tomar um Game Over na cara. Então não precisaria encarar novamente o Top Man e o Shadow Man.

Salvando para você não ter que ficar anotando Password.

Cheater? Não acho, aposto que muitos de vocês também usaram password quando encararam o jogo, então dá no mesmo, né? E eu já me sentia treinado para encarar as outras fases sem ter que repetir tudo novamente.

Porém, a continuação ficará para o próximo post. O ritmo fica mais rápido a partir do quarto dia. Vocês verão.

Fiquem a vontade para dar sugestões e criticar este primeiro post, com certeza ajudará na elaboração dos próximos capítulos da saga.

Valeu galera, abraços a todos.
E para ir para a próxima parte, clique aqui.

Anúncios

Sobre Gamer Caduco

Menino novo, com mais de 30 anos de idade, fanático por games de todas as gerações.
Esse post foi publicado em Desafio Mega Man, Desafios, Jogos, Mega Man 3 e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Desafio: Mega Man 3 – parte 1

  1. Cara, eu amo mega man 3 eu acho o melhor game da franquia e sempre acabava ele porem usada o password A6 (bolinha vermelha) se não me engano que eu começava com 9 tambores de energia, Agora o Hard man e o Gemini são os mais fodas
    Bela escolha

    • Caramba Leandro, eu acho o Spark e o Neddle muito mais difíceis que o Hard e o Gemini, rs.

      Mega Man 3 tb é meu preferido, o melhor mesmo com suas pequenas falhas.

      Eu desde aquela época gostava de terminar sem usar armas e sem usar E, deixa muito mais emocionante e vc vê que tudo é feito certinho para vc poder vencer na arma normal. É incrível o capricho do game. Claro que passei a fazer isso muito tempo depois que terminei a primeira vez usando muito E e todas as armas e Rush possíveis, rs.

      • Gamer Caduco disse:

        É, só que vc tá fazendo o maior chororô pra eu não usar “E”, né Mr TH? kkkk
        Tudo bem, está fazendo com que eu me sinta bem quando completo uma fase sem apelar pra recarga de energia.

    • Gamer Caduco disse:

      Então, ainda não posso afirmar qual o melhor jogo da franquia, mas posso adiantar que o 3 me divertiu pra caramba até o ponto que joguei. Ainda tenho um pouco pra desbravar, tô perto do final. E tô jogando sem usar os tambores de energia, vendo se consigo terminar desse jeito. Aumenta um tanto o desafio.
      Hard Man e Gemini Man me deram um pouco de trabalho, mas o que acabou sendo o mais difícil pra mim vc vai descobrir em breve, não vou dar spoiler! hehehe
      Valeu Leandro.
      Abraço

  2. aki é rock disse:

    Mega Man 3 foi o seguando jogo da franquia que joguei cara mas não zerei ele é um bom jogo e tem aquela manha do segundo controle se não me engano segurando pra cima ele pula mais alto e segurando pra frente os enimigos ficam lentos .

    • Gamer Caduco disse:

      Então, muito tempo depois, quando já havia vencido todos os chefes eu acabei ficando sabendo desse macete do controle 2. Mas não vou usar, acho sacanagem. Da mesma forma como não estou usando os “E”.
      Qual foi o primeiro jogo da franquia que vc jogou?
      Mega Man 3 tá sendo meu segundo também, o primeiro jogo da franquia foi o primeiro que joguei, mas não o terminei. Pretendo fazer do 3 o primeiro a ser terminado, ignorando o Powered Up do PSP.
      Valeu Rock!
      Abraço

  3. Jo~so Roberto disse:

    Muito bom. Acho que é a máxima que da prática vem a perfeição.

    Pelo que entendi no texto, você vem melhorando a cada jogada (talvez se aventure por outros Megamen) e que esse teu amigo é quase um Mestre Jedi no game, te dando dicas certeiras e tal rsrs…

    Gostei do Post/diário de bordo, e estou esperando o final dessa aventura!!!!

    • Gamer Caduco disse:

      Opa, a idéia é justamente essa, João! Quero fechar primeiro o Mega Man 3 e depois ir encarando a sequência de desafios que me foi proposta.
      E, sim, estou melhorando a cada jogada mesmo, o que eu acho muito louco. Eu me sentia um zero a esquerda jogando Mega Man e depois que comecei a persistir e aprender o padrão de ataque dos chefes ou via como era cada uma das fases, comecei a melhorar. Não tem jeito, Mega Man sem “E” e sem macetes é persistência, paciência e repetição.
      Valeu João, os próximos dois posts já estão racunhados, mas pra não sobrecarregar todo mundo vou lançar um post por semana. Posso prometer que nada vai atrasar da saga… hehehe!
      Abraço

      • Sem “e”?? Entendi não…

        Eu tentei jogar o 5, até que fui bem no começo, mas morro com uma facilidade monstruosa!!
        Vou deixar pra depois, ainda não terminei Battletoads… Mostrei o teu texto para um amigo e ele riu de mim dizendo que já zerou o Rockman 5 e o battletoads, mas sem vídeo não acredito não, rsrsrsr.

        • Gamer Caduco disse:

          “E” são itens que vc encontra pelas fases e usa pra encher a vida do personagem. São tipo tanques de energia.

          Nunca joguei o 5, nem sei como é. Eu também sempre morri com uma facilidade monstruosa nos jogos da franquia, na verdade isso era no primeiro (que era o único que eu tinha jogado até conhecer o 3 por conta do desafio). Com treino deixei de morrer com mais facilidade e aprendi a reagir em determinadas situações, não tem jeito, é tudo questão de treino mesmo este jogo.

          Zerou Battletoads? Bom, a pessoa que me desafiou no Mega Man já terminou Battletoads e está filmado (tem lá no blog Retroplayers, não sei se vc já viu). Sou que nem vc, só acredito vendo video. Emulador e Save State não vale… huahuahua. Não que desconfie das coisas que seu amigo diz, mas é Battletoads, né? Esse a gente só acredita se ver mesmo.

          • João Roberto disse:

            “E”? Nossa, eu não entendo nada dessa série mesmo. rsrsrs

            sobre Battletoads, bem, ele jura que zerou na época, foi quando ele morou no Japão e disse que era “normal” pra ele. Olha a minha cara pra ele :l

            Eu comecei a ver o vídeo,mas tive que sair. Agora não sei se era o compromisso na hora, que realmente existiu, ou saber que alguém filmou o feito que eu simplesmente desisti (por hora ao menos, fiquei com tanta raiva daquele jogo rsrsr)…

            • Gamer Caduco disse:

              HUAHUAHUA! Acho que deve ser um mix de tudo. Battletoads é outro jogo que pra terminar vc precisa treinar por um longo período, de preferência levando Game Over na cara e repetindo todo processo pra acostumar. Claro que eu vou tentar isso um dia, mas eu terei que estar com a paz de espírito que eu não tenho há anos! hahuauhauha

        • A João, não esquenta não, se esse seu amigo que terminou Battletoads estava no Japão então ele te zoou vc exatamente por isso.

          A versão japonesa é muito, mas muito mais fácil, eu termino com uma mão amarrada, rs.

  4. TH disse:

    Opa Cadu!

    Ficou muito bom o texto! Muito bom mesmo. Parabéns!

    Muito legal acompanhar sua saga por esse que é um dos meus games mais queridos, se não o mais…. é, acho que é sim, rs.

    Muito legal ver vc usando as armas em lugares específicos, mostra mais uma coisa maravilhosa em Mega Man, como além de tudo poder ser vencido na arma normal, ainda tem lugares certos para armas certas! É incrível!

    Uma coisa que eu já tinha até te falado é sobre como nasce as localizações dos nomes, vc já chamava o gato de tigre, rs. É mais ou menos o que acontecia com Street Fighter 2, onde em cada região ou lugar, os golpes tinham nomes diferentes, rs.

    E o q vc chama de dash eu chamo de rasteira ou escurregão, já meu amigo chama de carrinho, rs. É muito bom ver isso acontecer ainda hj! Tem que ter mais textos assim para a gente ver isso acontecendo mais vezes!

    E não é Cheat nenhum usar esse save, qualquer coisa anota no papel o password e usa, kkkkkkkkkk. Será a mesma coisa. Só não será…. não, não vou falar, espero vc contar quando descobrir por si mesmo se é que já não sabe.

    Espero ansioso aqui a continuação, apesar de já saber um pouco da saga, quero ver como vai se transformar em post!

    Parabéns mais uma vez!

    • Gamer Caduco disse:

      Valeu demais, TH!
      Não só pelos elogios ao texto, mas por propor o desafio e fazer com que eu deixasse de me sentir um zero (não o do Mega Man X) à esquerda quanto aos jogos difíceis. Eu vou detalhar melhor isso quando concluir a série de posts, após concluir o jogo. Vc sabe, falta pouco! \o/
      O lance da regionalização de golpes, inimigos, fases, etc é muito interessante. Mas achei que não daria pra incluir no post, e no final das contas passei a chamar o inimigo de gato também. Mas fiz a referência do “gatigre”… kkkkk
      Rasteira/Escorregão/Carrinho… se eu tivesse jogado na época, daria algum desses nomes também. Mas agora que estou velho e Caduco (‘solo de bateria’) e sei o nome “oficial” do movimento, acabou ficando ele mesmo. A grande prova disso é ainda chamar algumas coisas como criança. Eu ainda quero fazer um post sobre isso, boa idéia! hahaha
      O que “não será”? Password com “E”? Controle 2 que facilita a vida? Eu já li alguns macetes por aí, é só eu falar que estou jogando esse jogo e alguém vem com uma dica nova. E eu encarando o jogo na raça, ou o máximo de raça possível (já que estou usando armas especiais).
      Bom, a continuação que está pré-escrita já rende mais dois posts. Mas vou segurar uma semana aqui senão sobrecarrego todo mundo com esse monte de caractere que coloco online sempre… ahuahuhua!
      Valeu TH!
      Abraço

  5. Dactar disse:

    O legal de Mega Man é que a estrutura do gameplay exige que a gente descubra os caminhos mais fáceis(se é que isso existe he he he),as sequências corretas etc.Quer dizer,vc tem que jogar e se adaptar ao game,he he he.E neste DESAFIO MEGAMAN eu percebo bem isso no seu jogo,Caduco,tá muito legal sua “escalada”.
    Tranquilo em relação ao Password,ele faz parte do jogo,foi feito pra isso mesmo,ele é fundamental.Trapaça é usar recursos que o desenvolvedor do game não disponibilizou,como o save state.O auto-save evita ficar marcando “bolinhas” muito bom mesmo!
    Você mencionou o Dingoo e embora seja fã do aparelinho sua tela é muito pequena para um míope como eu,he he he no PSP,por outro lado, eu fico de boa.
    Embora o Mário seja o grande ícone da cultura 8-Bits,na minha opinião não existe uma franquia que represente melhor essa fase dos consoles do que Mega man,pessoalmente,Mega man é imbatível seja no gameplay seja na gamemusic.Um clássico atemporal!!!
    Ótimo post e…que o Desafio continue.

    • Gamer Caduco disse:

      É exatamente isso que vc falou, o grande barato do Mega Man é fazer vc apanhar bastante e aprender qual a melhor solução para cada trecho de tela e para cada chefe. A evolução pela repetição, isso é fantástico. Agora, caminhos mais fáceis existem, mas acho que exige decoração e agilidade pra chamar de fácil. Não que eu seja um jogador ágil, mas eu tô me acostumando à mecânica… hehe
      Então, eu tirei todos os emuladores do PSP, noiei que eles travavam muito o aparelho (preciso estudar se estou usando os melhores emuladores e etc). Por isso inclusive adquiri o Dingoo. E de fato a tela deste é minúscula, mas estava com a idéia de jogar com ele ligado na TV, apesar do curto cabo.
      Mario foi uma grande revolução para a indústria dos videogames e possui uma importância enorme em toda história, mas acho que a geração 8 bits ou pelo menos o NES pode sim ser melhor representada(o) pelo Mega Man e outros jogos bem icônicos, como por exemplo Ninja Gaiden. É uma era muito especial. E outra verdade que vc falou foi sobre as músicas do Mega Man, caraca, como são incríveis. Preciso baixar as OSTs e colocar pra ouvir no dia-a-dia junto com outras músicas. 🙂
      Valeu Dactar, pela presença, elogios e também pelo apoio!
      Abraço

  6. Hwa hwa hwa, bem vindo ao mundo de Mega Man 😛

    Toda a série é assim mesmo, primeiro a gente apanha, depois apanha de novo, ae fica com raiva, apanha mais um pouco e por fim de tanto tentar passar a fase, decora as coisas e consegue fechar ela inteira. Muito bacana esse tipo de texto meio diário, vamos ver como se sai nas próximas fases 😀

    • Gamer Caduco disse:

      HUAHUAHUAHUA!
      Pior que é exatamente assim! A gente apanha demais, até quando a gente acha que está preparado o suficiente pra enfrentar determinada parte da fase ou chefe, a gente apanha. E se sente ridículo por isso! huauahuahuahuahua
      As próximas partes estão rascunhadas, pra varias escrevi um caminhão de coisas, então vou soltar aos poucos. Acabo me divertindo jogando e escrevendo… hahuahuahu!
      Valeu Tchulanguero!
      Abs

  7. Dcnautamarvete disse:

    Parabéns, cara! Já disse isso antes (em outro lugar), mas não posso deixar passar a oportunidade: é muito difícil dizer qual é o melhor game de todos os tempos… Eu ficaria em dúvida entre 3 ou 4; mas Rockman III,com certeza, está entre eles. Fenomenal, melhor do que qualquer outro da série. Como a carga de nostalgia é muito profunda, sou suspeito para falar, pois meu irmão e eu jogávamos na infância/adolescência e, até hoje, quando escuto a música de abertura em emuladores (o cartucho se perdeu no tempo), fico emocionado. A trilha sonora desse game chega a ser melhor que o próprio jogo (se é que isso é possível). Valeu mesmo pelo desafio e pela consequente lembrança de um game tão estimado.

    • Gamer Caduco disse:

      Obrigado pelo comentário.
      Olha, Rockman/Megaman 3 com certeza está na lista dos melhores jogos de todos os tempos. Não sei se entre os 3 da minha lista, mas boas chances de estar entre os 3 melhores do NES pelo menos. Finalmente terminei o jogo e me diverti a beça, passei muito nervoso. Enfim, isso vai ser contado ao longo dos posts.
      A trilha sonora do game é espetacular, eu já coloquei na minha lista de game music que costumo escutar com frequência. A trilha é muito bem feita e combina muito com as fases e chefes, acaba dando mais clima no jogo e isso tudo me impressionou bastante.
      Valeu pelo comentário e pelos parabéns, próximo post do desafio sai em breve!
      Abraço

  8. Pingback: Desafio: Mega Man 3 – parte 2 | Gamer Caduco

  9. Pingback: Desafio Mega Man | Gamer Caduco

  10. Pingback: Desafio: Mega Man 3 – parte 3 | Gamer Caduco

  11. Pingback: Desafio: Mega Man 3 – parte 4 | Gamer Caduco

  12. Pingback: Desafio: Mega Man 3 – parte 5 | Gamer Caduco

  13. Pingback: Pecados Gamísticos | Gamer Caduco

  14. Pingback: Desafio: Mega Man 3 – parte 6 (final) | Gamer Caduco

  15. Pingback: Meme – O que você jogou em 2012? | Gamer Caduco

  16. Pingback: Aniversário de 2 anos do Gamer Caduco | Gamer Caduco

  17. Pingback: Maratona Sonic: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive) | Gamer Caduco

  18. Pingback: Desafio: Mega Man 4 | Gamer Caduco

  19. Ayran5 disse:

    Pra mim os mais fáceis de enfrentar são hard man, top man, magnet man, spark man,
    gemini man (e isso sem usar as fraquezas!)
    Ficou bem legal! Parabéns!
    E também quero te propor um desafio:
    enfrentar shadow man sem usar a arma de top man e muito hardcore! Poucos conseguem
    eu só consegui uma vez…será que vc consegue gamercaduco?

    • Gamer Caduco disse:

      Concordo com os mais fáceis se for usar apenas a Buster, são exatamente esses que eu consigo vencer com mais facilidade agora que me acostumei não somente com o jogo como com a franquia no geral. Embora esteja longe de ser um craque em Mega Man.
      Cara, eu consegui uma vez também este desafio. Eu postaria o vídeo aqui se tivesse gravado, foi bem patético, precisei de MUITAS tentativas pra conseguir. A idéia era justamente treinar e ficar craque pra gravar o vídeo e provar que consegui, massss… foi a única vez mesmo e eu desisti. Pois é, a gente não pode vencer todas, né? kkkkkkk
      Quem sabe um dia eu tento de novo?
      Valeu pelos elogios, visita e comentário!

      • Ayran5 disse:

        Seu site é ótimo vc merece os elogios!
        andei jogando Mega man recentemente e a outro Robot Master que me da problemas para vencer com a Mega Buster! E tenho que admitir esse me surpreendeu! Não sei se vc já lutou contra Bright Man? Este cara até hoje no consigo vencer sem perder vida o padrão dele é indefinido como em Mega Man 2 o Quick Man é outro problema, mas ele ja venci varias vezes sem perder vida mas quanto ao Bright Man… 😦

        • Ayran5 disse:

          Seu site é ótimo vc merece os elogios!
          andei jogando Mega man recentemente e a outro Robot Master que me da problemas para vencer com a Mega Buster! E tenho que admitir esse me surpreendeu! Não sei se vc já lutou contra Bright Man? Este cara até hoje no consigo vencer sem perder vida o padrão dele é indefinido como em Mega Man 2 o Quick Man é outro problema, mas ele ja venci varias vezes sem perder vida mas quanto ao Bright Man… 😦

  20. Pingback: Raspberry Pi 3: Emulando e Emulando | Gamer Caduco

  21. Pingback: Pecados Gamísticos: Nintendinho | Gamer Caduco

  22. Pingback: Desafio Mega Man (1) | Gamer Caduco

  23. Pingback: Meme: NostalDia das Crianças | Gamer Caduco

Deixe seu comentário sobre este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s